Regulamento

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Ao fazer a inscrição, os pilotos estão automaticamente a concordar com todos os pontos do regulamento. Recordamos também que são os pilotos, juntamente com a Organização, os principais responsáveis por fazer valer este regulamento e o não cumprimento poderá resultar em expulsão.
  • O Regulamento poderá sempre ser alvo de alguma alteração tendo em vista a sua melhoria, sendo garantido que todos os pilotos serão avisados. Alterações que aconteçam no jogo devido a updates, poderão gerar alterações no regulamento.
  • Todas as competições terão um valor de inscrição, sendo o mesmo comunicado aquando a abertura das inscrições. Os pagamentos e envio de comprovativo para a organização terão de ser efectuados dentro dos prazos previstos.
  • O valor da inscrição apenas poderá ser devolvido antes da competição começar, e caso exista algum impedimento do piloto participar na totalidade da competição. Depois da primeira corrida, não será feito qualquer reembolso.
  • Todos os pilotos terão direito a pedir esclarecimentos sobre os regulamentos e sobre a competição. Os pedidos de esclarecimento devem ser feitos directamente aos elementos da organização através dos meios disponibilizados.
  • Esta competição foi feita a pensar em todos os pilotos portugueses apaixonados pelo GT Sport, como tal, toda e qualquer sugestão é sempre apreciada e bem-vinda e será sempre considerada/analisada.
  • A nossa liga destaca-se pelo companheirismo e competição saudável. Como tal não serão toleradas faltas de respeito para com a organização, nem, principalmente, entre pilotos. Tanto em lobbies das corridas, como no canal da comunidade. Punições serão aplicadas, caso se verifiquem  faltas de respeito, podendo mesmo levar ao afastamento do piloto em questão da competição.
  • É obrigatório os pilotos terem Whatsapp, pois será o canal de comunicação entre organização e pilotos.

LIGA GRAN TURISMO PORTUGAL

Vamos sempre tentar inovar o formato da liga, em prol da competitividade, tanto para os pilotos como para aqueles que acompanham as nossas transmissões. Assim iremos implementar um formato que nos permita ter um registo de maior continuidade e que venha trazer ainda mais competitividade.

No seguimento da temporada anterior, iremos ter diferentes divisões, nas quais os pilotos estarão organizados de acordo com o seu nível de pilotagem e resultado do campeonato anterior (e disponibilidade de horários, claro!).

As divisões serão compostas por um máximo de 14 pilotos cada, e no final de cada campeonato haverá subidas e descidas de divisão. Os 3 pilotos que ficarem pior classificados poderão descer de divisão, e os 3 pilotos melhores classificados, subir de divisão.

Acreditamos ser esta a melhor forma de termos corridas competitivas, equilibradas e com dose redobrada de dramatismo, para garantirmos que temos o melhor campeonato possível.

Para fazer esta “arrumação” de pilotos pelas diferentes divisões, iremos ter sempre antes de qualquer campeonato uma tomada de tempos para os pilotos novos.

Assim, conseguimos perceber o nível dos pilotos novos, e caso existam vagas nas divisões mais altas, estes pilotos poderão entrar nessas. Caso não existam vagas, os pilotos novos terão que entrar sempre na divisão mais baixa, ou naquela que tiver vagas, reservando-se a organização a tomar essa decisão.

A decisão final na distribuição dos pilotos pelas divisões será sempre dos elementos da organização, tendo sempre como objectivo termos corridas e divisões o mais equilibradas e disputadas possível.

Relembrar mais uma vez, que, obviamente, teremos em consideração as disponibilidades de horários dos pilotos, na tentativa de que todos possam participar. Ou seja, se um piloto estiver destinado a uma divisão que é na 3ªFeira às 22h, mas só pode correr na 5ªFeira às 23h, iremos sempre tentar fazer esse ajuste (datas e horários, meramente exemplificativo).

Caso um piloto não tenha disponibilidade para correr numa determinada data ou hora, deverá avisar a administração o mais cedo possível para podermos tentar dar seguimento ao pedido. Reforçamos, TENTAR, pois poderá não ser possível, dado que depende dos restantes pilotos. Estas alterações serão feitas para todo o campeonato, e não corrida a corrida.

Mais uma vez reforçamos que o objectivo será sempre ter as corridas o mais competitivas possível, proporcionando assim um maior entretenimento para todos.

Por último, referir que a organização se reserva o direito de ajustar alguma situação que ache importante por forma a garantir que temos sempre as divisões o mais equilibradas possível.

Registar apenas os critérios para a formulação das divisões do próximo campeonato:

  1. Resultado temporada anterior
  2. Introdução pilotos novos nas vagas existentes
  3. Formulação de novas divisões
  4. Ajustes derivado de disponibilidades

 

INSCRIÇÕES

Ao fazer a inscrição, o piloto está automaticamente a concordar com o regulamento e a sua aplicação durante o campeonato.

Novos pilotos terão que se inscrever no site da  Liga Gran Turismo Portugal e preencher  o formulário criado para o efeito.  Os restantes terão apenas que preencher o formulário. (https://forms.gle/bHf7jMT3bK4DfnhC9)

Todas as competições têm um valor monetário de inscrição. Esse valor não será devolvido após o início das mesmas.

Todos os pagamentos terão que ser efectuados dentro dos prazos previstos, sendo que apenas em caso de impossibilidade de participação, e antes da primeira corrida do campeonato, os pilotos poderão solicitar a devolução do valor da inscrição. Em mais nenhum momento, será feita qualquer devolução.

Depois de efectuado o pagamento, os pilotos terão obrigatoriamente que enviar o comprovativo de pagamento para a organização.

Os pilotos ao inscreverem-se nas competições, estão também a autorizar o uso dos seus nomes e psn ids nas transmissões, bem como o uso das suas imagens, e dos seus carros, nas corridas.

 

Para este campeonato o valor de inscrição é de 15,00€!

 

Os comprovativos de pagamento podem ser enviados para ligagtportugal@gmail.com ou por whatsapp para  Tiago Almeida (924470710). É muito importante que indiquem o PSN ID para ser possível identificar quem fez o pagamento.

 

Cronologia:

Abertura Inscrições 22 Abril
Fecho Inscrições 3 Maio
Data Limite Pagamento 5 Maio
Tomadas de Tempo para Novos 30 Abril a 3 Maio
Partilha das Divisões e Horários 7 Maio
Data Limite Escolha de Carro 10 Maio
1ª Corrida 13 Maio

 

DATAS E HORÁRIOS

Em princípio, as datas e horários das etapas da competição seguirão o seguinte padrão:

– Apenas 2 corridas por dia

– Horários compreendidos entre as 21h e as 24h

– Corridas no mesmo dia, com 1h30 entre cada uma

 

A definição de horários irá acontecer depois de sabermos o número exacto de pilotos, quantos pilotos teremos em cada divisão, e as suas disponibilidades.

Pedimos aqui também alguma flexibilidade de horários aos pilotos, e quando falamos em disponibilidade não estamos a falar de preferências, mas sim de impossibilidades. Temos em mãos uma missão difícil, a de conciliar as disponibilidades de muitos pilotos, e precisamos da compreensão e flexibilidade de todos.

Todos os horários estão no fuso horário de Portugal Continental.

Todos os horários serão confirmados antes do início de qualquer competição e estarão sempre sujeitos ao número de pilotos envolvidos em cada competição e por sua vez em cada série/divisão.

FORMATO CAMPEONATO E CORRIDAS

Campeonato

  • Este campeonato será composto por 8 etapas, que acontecem de 2 em 2 semanas.
  • Será um campeonato disputado por pontos
  • O pior resultado de cada Piloto será descartado. Ou seja, das 8 corridas apenas 7 contam para a classificação final. De referir também que este descarte apenas terá impacto para o piloto que o fizer, o resto da classificação dessa corrida manter-se-á igual. (exemplo: o pior resultado do piloto A foi um 7º lugar. Sendo descartado, o piloto que ficou em 8º não sobe uma posição nessa corrida. Manter-se-á na 8º posição.)
  • Teremos um máximo de  14 pilotos em cada divisão
  • Os carros serão da categoria GR3 e fixos durante todo o campeonato, ou seja, o piloto terá que fazer todo o campeonato com o carro que seleccionar para a primeira prova
  • Para além, das tomadas de tempos, a organização poderá também fazer ajustes na definição das divisões (relembrando que não serão feitos ajustes corrida a corrida) devido a 2 motivos:
    • conhecimento do histórico do piloto, com base em competições passadas
    • ajustes devido a incompatibilidade de horários
  • Todas as etapas serão compostas por: qualificação e corrida
  • Para todas as etapas os consumos serão:
    • Pneus: 8x
    • Gasolina: 2x
  • Equilíbrio de desempenho estará ligado e o setup desligado
  • As únicas ajudas disponíveis serão TCS (controlo de tração) e ABS
  • Todos os compostos de pneus estarão disponíveis quer para a qualificação como para a corrida
  • Os danos durante o campeonato serão Pesados
  • As penalizações automáticas do jogo, por contacto, estarão desligadas. Estas penalizações estarão a cargo da organização, com ou sem pedido de reclamação dos pilotos envolvidos. Reserva-se assim o direito da organização intervir em situações que detecte durante o decorrer das corridas. Essas intervenções serão sempre efectuadas após as corridas, e reflectidas na tabela de pontos. Os pilotos envolvidos serão contactados em privado para eventuais esclarecimentos.
  • As penalizações de atalho ou corte de trajectória estarão ligadas em Fortes.

Qualificação

  • A Qualificação iniciará sempre na hora certa. 21h30 ou 23h, logo após o teste largada. O teste de largada é feito 2 minutos antes da hora.
  • Será sempre efectuado um teste de largada antes de se iniciar a qualificação. 1 ou 2 minutos antes do inicio do qualify, será efectuado o teste de largada, e mal todos os pilotos saiam da pista, iniciam os 16 minutos de qualify.
  • A Qualificação terá a duração de 16 minutos. A qualificação inicia-se mal o teste de largada termine. Fazemos o teste de largada. Quando todos os pilotos saírem do teste, a qualificação tem início. Os pilotos serão avisados via chat do jogo do início da mesma, bem como do final. O tempo não terá pausas ou prolongamentos.
  • O tempo da qualificação poderá ser controlado pelo relógio do jogo, no canto inferior esquerdo do ecrã.
  • Após o fim dos 16 minutos a corrida vai ser automaticamente iniciada. Não vai haver tempo para trocar de pneus e completar primeiro sector. Os pilotos deverão fazê-lo dentro dos 16 minutos.
  • A grelha será feita automaticamente pelo jogo, através da definição mais rápidos primeiro, assim, torna-se indispensável que os pilotos se recordem que se forem  box, terão que completar o primeiro sector para o seu tempo ser considerado.
  • As corridas não serão reiniciadas devido a falhas dos pilotos neste tema.
  • Caso aconteça a sala cair durante a qualificação, a mesma será reiniciada novamente do zero, ou seja, teremos nova qualificação sem que os tempos anteriores sejam contemplados.
  • Caso aconteça a sala cair depois do fim da qualificação mas antes do início da corrida, os resultados da qualificação serão mantidos, e a grelha ajustada manualmente.

Corrida

  • As corridas terão um número de voltas definido. (ver ponto 10)
  • O arranque será lançado.
  • Pilotos que não consigam arrancar devido a algum bug, deverão abandonar imediatamente a corrida.
  • Ao começar a corrida, qualquer eventualidade que ocorra só será analisada após o final da mesma.
  • Se 4 ou mais pilotos (30% dos pilotos) não arrancarem a corrida será reiniciada pela organização.
  • Todos os pilotos são obrigados a efectuar pelo menos uma paragem na box durante a corrida.
  • Se durante a corrida ocorrer algum imprevisto com o jogo, por exemplo, bug do reabastecimento lento no qual os carros demoram imenso tempo a reabastecer ou o bug em que o jogo não enche o depósito do carro, a corrida não será cancelada ou repetida.
  • Caso aconteça a sala cair durante a corrida, a mesma será reiniciada com apenas o número de voltas que faltava e com os pilotos nas posições em que estavam aquando a queda da sala. (O arranque é feito como se fosse início de uma nova corrida)

 

CATEGORIA E CARROS

  • Para este campeonato a categoria seleccionada é GR3
  • Os pilotos terão que escolher um carro, o qual vão ter que utilizar durante todas as etapas do campeonato.
  • O carro terá que ser escolhido dentro dos prazos indicados pela organização, e não poderão fazer qualquer alteração depois desse momento.
  • A decoração dos carros fica ao critério dos pilotos, desde que não contenha elementos ofensivos ou linguagem imprópria.
  • https://forms.gle/LRQKsQ6ubV2Ni6CU6

 

TOMADA DE TEMPOS

Como os nossos campeonatos têm várias divisões com categorias diferentes, e também como temos sempre pilotos novos, optamos por realizar sempre uma tomada de tempos para os pilotos novos.

Não será apenas a tomada de tempos a definir a série na qual os pilotos novos se vão enquadrar, pois a organização reserva-se o direito de considerar também o histórico do piloto em competições passadas.

Servirá assim para se perceber o nível de pilotagem dos pilotos novos e enquadrá-los da melhor forma nas vagas disponíveis nas divisões.

A tomada de tempos terá a duração 11 voltas. Para facilitar o controlo de tempo, será iniciada uma corrida com essa duração e assim os pilotos terão esse tempo para mostrar o que valem.

Serão registados e, posteriormente, somadas as duas melhores voltas de cada piloto.

Desta forma queremos medir não só a rapidez mas também a consistência, pois não será apenas uma volta rápida a definir a posição do piloto.

Exemplo:

O piloto A realiza 5 voltas:

  1. 1.43.500
  2. 1.40.100
  3. 1.41.700
  4. 1.39.500
  5. 1.40.400

Assim somando as duas voltas mais rápidas deste piloto teríamos um tempo total de 3.19.600 (1.40.100 + 1.39.500, voltas 2 e 4 respectivamente)

O piloto B realiza 5 voltas:

  1. 1.38.800
  2. 1.41.500
  3. 1.41.900
  4. 1.43.700
  5. 1.42.900

Assim somando as duas voltas mais rápidas deste piloto teríamos um tempo total de 3.20.300 (1.38.800 + 1.41.500, voltas 1 e 2 respectivamente)

Assim, apesar de o piloto B ter feito a volta mais rápida de todas (1.38.800), fica atrás do piloto A na tomada de tempos, pois a soma das duas melhores voltas é mais baixa que a do piloto B.

Não será relevante para a organização a posição do piloto na tomada de tempos, mas sim as voltas mais rápida. Assim, lutas por posição serão desnecessárias. O objectivo é perceber a rapidez do piloto na qualificação, e a sua consistência em corrida.

As tomadas de tempo serão realizadas na semana de 30 Abril  a 3 Maio, havendo 2 horários por dia.

  • 21h30
  • 23h

Será enviado aos pilotos um formulário para se inscreverem.

Nem todas as tomadas de tempo serão transmitidas e narradas.

 

Carro:  Volkswagen GTI Vision Gran Turismo (Gr.3)

Pista: Suzuka

Horário: 14h30 Fine Weather

Consumo Pneu: 4x

Consumo Gasolina: 5x

 

Calendário e Circuitos

1 Autodromo Interlagos – 27 voltas Horário: 13h45
2 Nurburgring GP – 21 voltas Horário: 15h
3 Dragon Trail Seaside – 25 voltas Horário: 16h30
4 Catalunha GP – 23 voltas Horário: 16h30
5 Fuji Speedway F  – 25 voltas Horário: 17h15
6 Autodrome Lago Maggiore GP – 21 voltas Horário: 18h15
7 Autopolis International Racing Course – 23 voltas Horário: 16h
8 Mount Panorama – 21 voltas Horário: 18h15

 

Para saber as datas, por favor consultar o calendário em: http://www.ligagtportugal.com/campeonato/calendario-e-resultados/

 

Pontuações

Para nós é muito importante que todos os pilotos pontuem. Assim na Liga Gran Turismo Portugal todos os pilotos recebem pontos no final das corridas que participam.

O Vencedor do campeonato será o piloto com mais pontos após as 8 etapas.

Caso ocorra uma desconexão ou uma desistência, o piloto não receberá pontos. Para pontuarem, os pilotos terão que completar a totalidade da corrida.

Pontuação Grid 14 Pilotos
25 7
20 6
15 10º 5
12 11º 4
10 12º 3
9 13º 2
8 14º 1

 

Para além disso, neste campeonato vamos pontuar o piloto que fizer a volta mais rápida e os 3 melhores tempos em qualify.

Outras Pontuações
Volta mais rápida em corrida 1 pt
Pole Position 3 pts
2º lugar 2 pts
3º lugar 1 pt

 

O pior resultado de cada piloto será descartado. Ou seja, das 8 corridas apenas 7 contam para a classificação final. De referir também que este descarte apenas terá impacto para o piloto que o fizer, o resto da classificação dessa corrida manter-se-á igual. (exemplo: o pior resultado do piloto A foi um 7º lugar. Sendo descartado, o piloto que ficou em 8º não sobe uma posição nessa corrida. Manter-se-á na 8º posição.)

 

Em caso de empate no final do campeonato, os critérios de desempate serão:

  1. Maior número de vitórias
  2. Maior número de voltas mais rápidas
  3. Maior número de pole positions
  4. Maior número de segundos lugares na corrida
  5. Maior número de terceiros lugares na corrida
  6. Maior número de pódios
  7. Menor quantidade de pontos por punição
  8. Classificação na última corrida

 

Configurações

Pista, Corrida e Carros

  • Tipo de largada: partida lançada
  • Grelha de partida: Mais rápidos primeiro
  • Boost: Desligado
  • Cone de ar: Real
  • Danos visíveis: Ligado
  • Dano mecânico: Forte
  • Consumo pneu: 8x
  • Consumo gasolina: 2x
  • Combustível inicial: Default
  • Redução aderência: Real
  • Equilíbrio de desempenho: Ligado
  • Restrição de aparência: Sem limite
  • Setup: Fechado
  • Modificações: Fechado
  • Regras de Bandeiras: Ligado
  • Fantasma durante a corrida: Nenhum
  • Fantasma para carros a ser dobrados: Desligado
  • Todos os compostos de pneus estão disponíveis
  • Atraso na chegada: 180 segundos
  • Uso de kart: Desligado
  • Corrigir curso do veículo após colisão: Desligado
  • Reposicionar carros que saem da pista: Desligado

 

Penalidade

  • Penalidade por contacto: Desligado
  • Penalidade por colisão com muros: Desligado
  • Penalidade por atalho: Forte

 

Ajudas

  • Assistência linha condução: Desligado
  • Marcação de cones: Desligado
  • Indicador de travagem: Desligado
  • Piloto automático: Desligado
  • TCS (controlo de tração): Livre
  • ABS: Livre
  • Controlo de estabilidade (ASM): Desligado
  • Assistência de subviragem: Desligado

Premiações

Teremos para os melhores classificados um troféu personalizado.

Assim temos em todas as divisões:

  • 1º – troféu + oferta da inscrição do próximo campeonato
  • 2º – troféu + desconto 50%  na inscrição do próximo campeonato
  • 3º – troféu + desconto 25%  na inscrição do próximo campeonato

Todos os restantes pilotos receberão uma medalha de participação na liga.

Iremos também realizar sorteios no final do campeonato, para todos os pilotos que marquem presença em pelo menos 6 das 8 provas do campeonato. (Direito a 2 faltas justificadas)

Irão existir 2 tipos de sorteios:

  • 3 sorteios por todos os pilotos da liga que forem assíduos
    • Prémios por definir
  • 1 sorteio por divisão, para todos os pilotos da divisão que forem assíduos
    • Prémios por definir

O sorteios serão feitos por esta ordem

  1. por definir

Nenhum piloto poderá vencer mais do que um sorteio. Assim, o piloto a quem sair o primeiro sorteio fica automaticamente excluído dos sorteios seguintes.

O formato do sorteio será comunicado aos pilotos antes da realização do mesmo.

 

Conexões – Dia de Prova

Regra geral, as salas das provas serão abertas 30 minutos antes da prova.

Quando a sala é aberta, é comunicado aos pilotos via Whatsapp que a mesma se encontra aberta. Só depois de ter sido comunicado aos pilotos de cada série, é que poderão entrar na sala.

Para que consigam encontrar a sala, é pedido aos pilotos que adicionem os elementos da organização: wbossco, hollywood_jack, spaceboyPT, kaju1977 e Tiago-Almeida-PT

É expressamente proibido aos restantes pilotos que não sejam da série que está a ter prova, de entrar nas salas abertas. É considerado um desrespeito pelos pilotos em prova, e será alvo de punição.

Assim ficam algumas notas:

    • Quando um piloto cair por desconexão, durante a corrida, é expressamente proibido voltar à sala, podendo ser alvo de penalização. Deverá, se quiser, assistir pelos meios de transmissão disponibilizados.
    • Os pilotos que não são da série que está a correr, ou comentadores, estão expressamente proibidos de entrarem nas salas, podendo ser alvo de penalização.
    • Ofensas via youtube ou chat do jogo não serão de forma alguma aceites, e serão alvo de penalização.
    • Envio de mensagens pelo chat do jogo durante a qualificação e corrida não são permitidas.

 

Regras e Penalizações

Teremos na Liga Gran Turismo Portugal, 6 níveis de penalização.

  • Advertência verbal
  • Leve: -2 pontos e/ou 2 a 5 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Média: -4 pontos e/ou 5 a 10 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Grave: -6 pontos e/ou 10 a 20 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Muito Grave: -8 pontos e/ou 20 a 40 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Gravíssima: desclassificação

A organização reserva-se o direito de intervir com penalizações ou advertências sem que exista um pedido de reclamação.

Sempre que algo seja identificado nos replays ou transmissões, por parte dos elementos da organização, poderá haver uma actuação ao nível de advertências ou penalizações. Obviamente estamos a falar de casos latentes e muito significativos de má conduta de desportivismo.

De resto, apenas haverá actuação pela organização se houver um pedido de reclamação devidamente apresentado pelo piloto lesado (ver ponto 16).

A ser considerada a penalização de tempo, poderá significar perda de posições por parte do piloto visado, e com isso perca de pontos.

Poderão igualmente existir penalizações que tenham impacto na corrida seguinte, ou mesmo corridas de interdição.

As penalizações estarão disponíveis no site.

Advertências

  • As advertências servirão para algum incidente em que a organização considere que o piloto teve a sua quota-parte de culpa, mas que não justifica uma penalização.
  • Se algum piloto receber advertência em duas corridas, receberá uma penalização LEVE.
  • Se algum piloto receber advertência em três corridas, receberá uma penalização MÉDIA.
  • Se algum piloto receber advertência em quatro corridas , receberá uma penalização GRAVE.
  • Se algum piloto receber advertência em cinco corridas, receberá uma penalização MUITO GRAVE.

Estas penalizações não serão cumulativas, ou seja, se um piloto recebe 2 advertências em 2 corridas (consecutivas ou não), isso transforma-se numa penalização LEVE (-2 pontos). Se na corrida seguinte voltar a receber uma advertência, receberá uma penalização MÉDIA, que são -4 pontos. como já tinha levado a penalização com a advertência anterior, agora a penalização é de apenas -2, para que o total seja -4.

Colisões

  • Todos os pequenos toques em que o carro do adversário não sofre qualquer dano, não sai de pista ou não perde posição, será considerado incidente de corrida, sem qualquer penalização. No entanto, o excesso de toques pode ser considerado propositado e assim ser alvo de penalização.
  • Será apenas permitido uma mudança de trajectória aquando da defesa de posição. Entende-se como trajectória a que o piloto se encontra no momento da defesa, e não a trajectória que o piloto utilizou durante a corrida. Mais do que uma mudança de trajectória na defesa de posição, será alvo de advertência ou penalização.
  • Incidentes em que um piloto empurre ou bata num adversário, prejudicando-o (saída de trajectória, saída de pista, fazer pião (mesmo que parcial) mesmo sem perder posição) sem provocar danos no carro do piloto prejudicado, será alvo de penalização ADVERTÊNCIA a GRAVE.
  • Incidentes em que um piloto empurre ou bata num adversário, prejudicando-o (saída de trajectória, saída de pista, fazer pião (mesmo que parcial) mesmo sem perder posição) provocando danos leves no carro, será alvo de penalização LEVE a MUITO GRAVE.
    • danos leves são considerados os danos que provocam o alerta vermelho intermitente no máximo em 2 partes do carro (excepção do motor)
  • Incidentes em que um piloto empurre ou bata num adversário, prejudicando-o (saída de trajectória, saída de pista, fazer pião (mesmo que parcial) mesmo sem perder posição) provocando danos graves no carro, será alvo de penalização MÉDIA a MUITO GRAVE, dependendo da análise da organização aos replays do acidente e atitude do piloto em questão.
    • danos graves são considerados os danos que provocam o alerta vermelho intermitente em 3 ou mais partes do carro (ou apenas motor)
  • Incidentes em que o mesmo piloto prejudique 2 ou mais pilotos, não provocando dano em nenhum dos envolvidos, será alvo de penalização LEVE a GRAVE.
  • Incidentes em que o mesmo piloto prejudique 2 ou mais pilotos, provocando danos em algum dos envolvidos, será alvo de penalização MÉDIA a MUITO GRAVE.

 

Trajectórias e Limites de Pista

  • O piloto que ganhar posição excedendo os limites da pista, deverá devolver a posição no espaço de uma volta. Caso não o faça, será alvo de penalização de LEVE a GRAVE.
    • Caso aconteça o piloto exceder os limites da pista devido a um contacto com outro piloto, e regresse à pista à frente do mesmo, não devolvendo a posição, será avaliado pela organização se há motivo ou não para penalização.
  • A Organização não pune qualquer piloto por conduzirem fora dos limites da pista. O jogo tem sistema de penalização para tal, como estará ligado, será o jogo a julgar essas penalizações. No entanto, como referido no ponto em cima, se houver ultrapassagem o piloto deverá devolver a posição, no espaço de uma volta, ou será alvo de penalização de LEVE a GRAVE.
  • Não será obrigatório respeitar as linhas brancas na entrada e saída das boxes, desde que não exista interferência com os outros pilotos em pista. Caso algum piloto se sinta prejudicado por uma manobra dessas, deverá apresentar reclamação, que será analisada como outra qualquer situação.
  • Os pilotos envolvidos numa disputa deverão deixar espaço para o outro piloto.

 

Conduta em Pista

  • Os pilotos que estiverem a ser dobrados são obrigados a respeitar a bandeira azul, têm o espaço de 3 curvas para dar passagem aos pilotos que os estão a dobrar. Quem não respeitar as bandeiras azuis, será alvo de penalização de LEVE a MUITO GRAVE.
  • Pilotos que por algum motivo tenham uma saída de pista, deverão regressar à pista com o máximo cuidado, verificando se não está nenhum outro piloto a passar. Caso o regresso à pista seja imprudente e prejudique outro piloto, serão alvo de penalização de LEVE a MUITO GRAVE.
  • Pilotos com quebra de motor, são obrigados a rodar fora da trajetória e facilitar a passagem os outros pilotos. Caso não aconteça, serão alvo de penalização LEVE a MUITO GRAVE.
  • Pilotos que enviem mensagens no chat do jogo durante a qualificação ou corrida, serão alvo de ADVERTÊNCIA. (São permitidas troca de mensagens no chat fora do período de qualificação ou corrida)
  • Pilotos que queiram descontar penalizações, deverão fazê-lo sem prejudicar os pilotos que vêm atrás. Pilotos que não tenham em atenção esse aspecto, e prejudiquem os pilotos que vêm atrás, serão alvo de penalizações de LEVE a MUITO GRAVE.
  • Pilotos que iniciem a corrida com o bug do piloto automático, deverão sair imediatamente da corrida, e caso não o façam e prejudiquem algum piloto, serão alvo de penalização de LEVE a MUITO GRAVE.
  • Os campeonatos são individuais. Não será permitidos arranjos ou jogo de equipe que prejudique ou favoreça algum piloto. Caso seja identificado e provado qualquer manobra deste tipo, ambos os pilotos serão alvo de penalizações GRAVE a MUITO GRAVE.
  • Pilotos que desistam da corrida por algum motivo deverão sair da corrida ou parar nas boxes. Pilotos que deixem o carro parado em pista, dentro ou fora dos limites da mesma, serão alvo e penalização de LEVE a GRAVE.
  • Na qualificação, os pilotos que estão em volta de saída ou entrada nos boxes, não podem prejudicar os pilotos que vêm em volta rápida. Assim deverão sempre que necessário optar por uma linha de condução fora da linha de trajetória ideal. Caso não o façam serão alvo de penalização de LEVE a GRAVE.
  • Na qualificação, os pilotos não podem realizar voltas rápidas depois do tempo estipulado para a mesma (16 minutos). A acontecer, os pilotos que o fizerem poderão ser alvo de uma penalização de ADVERTÊNCIA A MÉDIA, e ser obrigados a arrancar da última posição da corrida seguinte.
  • Pilotos que derrubem propositadamente as  placas de sinalização de distância que se encontram na lista, serão alvos de penalização LEVE a GRAVE.
  • Comportamento anti-desportivo em qualquer momento da competição poderá ser alvo de desclassificação.
  • As justificações “a bateria do comando acabou” ou “a televisão desligou-se” não serão aceites, e as situações serão analisadas normalmente.
  • Caso existam acidentes que sucedem devido a um piloto que perdeu o controlo do seu carro, não haverá penalização para o piloto em causa, sendo considerado incidente de corrida.
  • É dever do piloto que vem atrás verificar se os pilotos que vão à sua frente tiveram algum tipo de dificuldade na largada, e assim deverá desacelerar, travar ou mesmo parar o carro para não colidir com a traseira do mesmo.

Comportamento Espaços Públicos

  • Por espaços públicos entendemos: Chat do jogo, whatsapp, youtube, facebook e site da Liga Gran Turismo Portugal.
  • Não serão toleradas quaisquer faltas de respeitos para com a organização e entre pilotos, podendo as mesmas ser alvo de penalizações que poderão ir de ADVERTÊNCIA a DESCLASSIFICAÇÃO.
  • Pilotos que agridam verbalmente, causem desordem, reclamem (fora dos canais próprios para reclamar), venham a denegrir ou difamar alguma outra pessoa (piloto, organização, comentador, etc) estarão sujeitos a penalizações.
  • O grupo de Whatsapp da Liga Gran Turismo Portugal, existe para promover o companheirismo e amizade entre os pilotos, bem como a troca de impressões sobre o jogo, os carros, as corridas ou mesmo estratégias. Não é um espaço para troca de acusações ou faltas de respeito. Pedimos assim a todos os pilotos a sua ajuda na manutenção deste espaço como tal.
  • A organização reserva-se do direito de excluir algum piloto que esteja a infringir as regras de convivência, mantendo-os apenas no canal dos anúncios.
  • O mesmo se passa com a página de facebook e comentários nas transmissões no Youtube.

 

Pedidos de Reclamação e Replays

Queremos reforçar a importância dos pilotos guardarem os replays da corrida.

Será com esta ferramenta que serão feitas todas as análises de ocorrências durante as corridas.

Aconselhamos todos os pilotos a gravarem sempre os replays, mesmo que não achem necessário, pois poderá haver algum piloto que se sinta prejudicado por alguma manobra, e assim o piloto terá forma de poder defender-se, poder analisar e demonstrar a sua versão dos factos, justificando alguma manobra.

Os pilotos que pretendam enviar pedidos de reclamação sobre alguma situação ou ocorrência durante a corrida, têm um prazo de 24 horas, após o final da corrida, para o fazer. Não serão aceites pedidos de reclamação efectuados fora do prazo ou fora dos canais previstos para o efeito.

Para fazer um pedido de reclamação, os pilotos deverão enviar pelo whatsapp para qualquer Admin, o seguinte:

  • Gravação de pelo menos 2 ângulos do incidente com todo o ecrã visível, bem como os elementos de telemetria activada.
  • Breve resumo escrito ou áudio da situação
  • Indicar os pilotos envolvidos
  • Indicar a volta em que sucedeu o incidente

O piloto denunciado terá 24 horas para apresentar a sua defesa, caso a organização o solicite.

Não serão aceites imagens da transmissão para efeitos de pedido de penalização.

A organização reserva-se o direito de não considerar pedidos de reclamação que não estejam em conformidade com o definido em cima e cheguem por outros canais que não os oficiais (ligagtportugal@gmail.com)

Não serão aceites pedidos de opinião junto de elementos da organização.

Caso existam pedidos de penalização que venham acompanhados de ofensas dirigidas ao piloto acusado ou outros pilotos envolvidos, serão também eles passíveis de penalizações de Leve a Muito Grave, conforme a gravidade da mesma.

Caso algum piloto discorde da organização na tomada de decisão ou penalização aplicada, terão o direito de recorrer, desde que envie evidências que contrariem a tomada de decisão.

Atenção: Os pilotos que não concluírem a prova não poderão fazer qualquer pedido de reclamação.

É expressamente proibido que estas situações sejam comentadas nos canais de comunicação oficiais da Liga Gran Turismo Portugal. Neste caso, Youtube, Whatsapp, Facebook ou chat do jogo. Quem o fizer poderá ser alvo de uma penalização Leve.

Contactos

Email da Liga: ligagtportugal@gmail.com

Contactos os membros da organização:

  • William Rau (wbossco) 910 273 743
  • Rodrigo Rodrigues (Hollywood_Jacks) 935 267 299
  • Hugo Tavares (spaceboyPT) 936 055 130
  • Carlos Leal (kaju1977) 968 081 817
  • Tiago Almeida (Tiago-Almeida-PT) 924 470 710