Regulamento

1. INFORMAÇÕES GERAIS

  • Ao fazer a inscrição, os pilotos estão automaticamente a concordar com todos os pontos do regulamento. Recordamos também que são os pilotos, juntamente com a Administração, os principais responsáveis por fazer valer este regulamento e o não cumprimento poderá resultar em expulsão.
  • O Regulamento poderá sempre ser alvo de alguma alteração tendo em vista a sua melhoria, sendo garantido que todos os pilotos serão avisados. Alterações que aconteçam no jogo devido a updates, poderão originar alterações no regulamento.
  • Todas as competições terão um valor de inscrição, sendo o mesmo comunicado aquando a abertura das inscrições. Os pagamentos e envio de comprovativo para a Administração terão de ser efectuados dentro dos prazos previstos.
  • O valor da inscrição apenas poderá ser devolvido antes da competição começar. Depois da primeira corrida, não será feito qualquer reembolso.
  • Todos os pilotos terão direito a pedir esclarecimentos sobre os regulamentos e sobre a competição. Os pedidos de esclarecimento devem ser feitos diretamente aos elementos da Administração através dos meios disponibilizados.
  • Esta competição foi feita a pensar em todos os pilotos portugueses apaixonados pelo GT Sport, como tal, toda e qualquer sugestão é sempre apreciada e bem-vinda e será sempre considerada/analisada.
  • A nossa liga destaca-se pelo companheirismo e competição saudável. Como tal não serão toleradas faltas de respeito para com a Administração, nem, principalmente, entre pilotos. Tanto em lobbies das corridas, como no canal da comunidade. Punições serão aplicadas, caso se verifiquem  faltas de respeito, podendo mesmo levar ao afastamento do piloto em questão da competição.
  • É obrigatório os pilotos terem Whatsapp, pois será o canal de comunicação entre Administração e pilotos.

 

2. LIGA GRAN TURISMO PORTUGAL

Vamos sempre tentar inovar o formato da liga, em prol da competitividade, tanto para os pilotos como para aqueles que acompanham as nossas transmissões. Assim, iremos sempre tentar evoluir para um formato que nos permita ter um registo de maior continuidade e que venha trazer ainda mais competitividade.

Para esta Temporada 5, iremos ter algumas alterações. Ao contrário das 7 divisões que tivemos na Temporada 4, desta vez iremos ter apenas 3 divisões (D1, D2 e D3) e as restantes serão transformadas em séries (A, B, C, D e E).

Todas as divisões e séries serão constituídas por um máximo de 14 pilotos cada. A fase regular do campeonato será composta por 8 corridas, com a possibilidade de se descartar o pior resultado de cada piloto.

Esta temporada terá um máximo de 98 ou 112 pilotos a participar, conforme as inscrições. (3 divisões + 4 ou 5 séries de 14 pilotos cada) Os pilotos que estão a participar na Temporada 4, terão prioridade na inscrição.

As divisões estarão definidas à partida com os resultados da Temporada 4. Em relação às séries, vamos ter uma tomada de tempos para todos os pilotos que não estiverem nas divisões.

As séries serão organizadas mediante os resultados da tomada de tempos e disponibilidade dos pilotos. Assim, os pilotos serão espalhados pelas séries da seguinte forma:

  • Primeiro serão ordenados pelos resultados da tomada de tempos
  • Depois serão feitos os ajustes necessários, para conciliar disponibilidades

 

Série A Série B Série C Série D Série E
10º
11º 12º 13º 14º 15º
20º 19º 18º 17º 16º
21º 22º 23º 24º 25º
30º 29º 28º 27º 26º
31º 32º 33º 34º 35º
40º 39º 38º 37º 36º
41º 42º 43º 44º 45º
50º 49º 48º 47º 46º
51º 52º 53º 54º 55º
60º 59º 58º 57º 56º
61º 62º 63º 64º 65º
70º 69º 68º 67º 66º

No final da fase regular, as divisões 1, 2 e 3 estarão decididas. Os 3 primeiros sobem de divisão, e os 3 últimos descem de divisão.

No final da temporada regular destaque também para a realização da Corrida dos Campeões, da qual farão parte os 4 primeiros de cada uma das 3 divisões, sendo que as 2 vagas restantes serão wild cards convidados pela Administração para participarem neste evento.

Nas Séries o processo será diferente. Para além da fase regular teremos um playoff para determinar os 3 pilotos que irão subir para a Divisão 3, que contará com os 2 primeiros classificados de cada uma das séries e também os 4 melhores terceiros classificados das 5 séries, perfazendo o total de 14 pilotos.

Esta alteração vem no sentido de conseguir oferecer aos pilotos uma maior rapidez de chegar às divisões cimeiras, bem como agilizar o sempre moroso processo de conciliar disponibilidades de todos os pilotos.

Neste formato, teremos sempre em todas as temporadas uma tomada de tempos para todos os pilotos que não estejam nas 3 divisões, sejam os pilotos novos na Liga ou que participaram na temporada anterior.

As vagas existentes nas divisões, derivado de desistências ou não inscrições dos pilotos, serão preenchidas preferencialmente repescando pilotos que iriam descer de divisão (será um tema discutido com esses pilotos), ou por pilotos que estavam na posição seguinte aos que subiram de divisão ou ainda atribuindo essa vaga a um piloto que tenha historial na Liga. Esta decisão estará sempre nas mãos da Administração. 

Exemplo: Havendo 2 vagas na Divisão 3, poderão ser equacionados ou 2 dos pilotos que iam descer para as séries ou pelos pilotos que ficaram em 4º e 5º na divisão 4 ou 2 pilotos com historial na liga.

Relembramos mais uma vez, que, obviamente, teremos em consideração as disponibilidades de horários dos pilotos, na tentativa de que todos possam participar. Ou seja, se um piloto estiver destinado a uma série que é na 3ªFeira às 22h, mas só pode correr na 5ªFeira às 23h, iremos sempre tentar fazer esse ajuste (datas e horários, meramente exemplificativo).

Caso um piloto não tenha disponibilidade para correr numa determinada data ou hora, deverá avisar a administração o mais cedo possível para podermos tentar dar seguimento ao pedido. Reforçamos, TENTAR, pois poderá não ser possível, dado que depende dos restantes pilotos. Estas alterações serão feitas para todo o campeonato, e não corrida a corrida.

3. INSCRIÇÕES

Ao fazer a inscrição, o piloto está automaticamente a concordar com o regulamento e a sua aplicabilidade durante o campeonato.

Todos os pilotos terão que preencher o formulário criado para o efeito. A inscrição só será considerada válida e final, após o pagamento do valor monetário de inscrição.

Todas as competições têm um valor monetário de inscrição. Esse valor não será devolvido após o início das mesmas.

Todos os pagamentos terão que ser efectuados dentro dos prazos previstos, sendo que apenas em caso de impossibilidade de participação, e antes da primeira corrida do campeonato, os pilotos poderão solicitar a devolução do valor da inscrição. Em mais nenhum momento, será feita qualquer devolução.

Depois de efectuado o pagamento, os pilotos terão obrigatoriamente que enviar o comprovativo de pagamento para a Administração.

Os pilotos ao inscreverem-se nas competições, estão também a autorizar o uso dos seus nomes e psn ids nas transmissões, bem como o uso das suas imagens, e dos seus carros, nas corridas.

 

Para este campeonato o valor de inscrição é de 15,00€!

 

Pagamentos Tiago Almeida
IBAN PT50 001000003420416000149
MBWAY 924 470 710

Os comprovativos de pagamento deverão ser enviados para os elementos da Administração via whatsapp. É muito importante que indiquem o PSN ID para ser possível identificar quem fez o pagamento.

4.DATAS E HORÁRIOS

Cronologia Prevista

Cronologia
Abertura Inscrições 14 agosto
Fecho Inscrições 31 agosto
Data Limite Pagamento 31 agosto
Tomadas de Tempo para Novos 2 Setembro a 11 Setembro
Partilha das Divisões e Horários 15 setembro
Ronda 1
23 setembro
30 setembro
Ronda 2
7 outubro
14 outubro
Ronda 3
21 outubro
28 outubro
Pausa 1 semana devido ao Feriado 1 Novembro que calha na 6Feira
Ronda 4
11 novembro
18 novembro
Ronda 5
25 novembro
2 dezembro
Ronda 6
9 dezembro
16 dezembro
Pausa 2 semanas de Natal e Passagem de Ano
Ronda 7
6 janeiro
13 janeiro
Ronda 8
20 janeiro
27 janeiro
Playoff / Corrida Campeoes 3 fevereiro
Playoff / Corrida Campeoes 10 fevereiro

 

As datas e horários das etapas da competição seguirão o seguinte padrão:

– Máximo de 2 corridas por dia

– Horários compreendidos entre as 21h30 e as 24h

– Corridas no mesmo dia, com 1h30 entre cada uma

A definição de horários irá acontecer depois de sabermos o número exacto de pilotos, quantos pilotos teremos em cada divisão, e as suas disponibilidades.

Pedimos aqui também alguma flexibilidade de horários aos pilotos, e quando falamos em disponibilidade não estamos a falar de preferências, mas sim de impossibilidades. Temos em mãos uma missão difícil, a de conciliar as disponibilidades de muitos pilotos, e precisamos da compreensão e flexibilidade de todos.

Todos os horários estão no fuso horário de Portugal Continental.

Todos os horários serão confirmados antes do início de qualquer competição e estarão sempre sujeitos ao número de pilotos envolvidos em cada competição e por sua vez em cada série/divisão.

5. FORMATO CAMPEONATO E CORRIDAS

5.1 Campeonato

  • A Fase Regular deste campeonato será composta por 8 rondas, que acontecem de 2 em 2 semanas.
  • O Playoff e a Corrida dos Campeões, será composta por 2 rondas que acontecem em semanas consecutivas, após o término da Fase Regular.
  • Será um campeonato disputado por pontos.
  • O pior resultado de cada piloto, na fase regular, será descartado. Ou seja, das 8 corridas apenas 7 contam para a classificação final. De referir também que este descarte apenas terá impacto para o piloto, o resto da classificação dessa corrida manter-se-á igual. (exemplo: o pior resultado do piloto A foi um 7º lugar. Sendo descartado, o piloto que ficou em 8º não sobe uma posição nessa corrida. Manter-se-á na 8º posição.)
  • Teremos um máximo de  14 pilotos em cada divisão
  • Para além das tomadas de tempos, a Administração poderá também fazer ajustes na definição das séries (relembrando que não serão feitos ajustes corrida a corrida) por forma a ajustar os pilotos consoante a sua disponibilidade.
  • Tanto a Fase Regular como o Playoff e Corrida dos Campeões deste campeonato não serão com carro fixo escolhido pelo piloto, mas sim com carros indicados para cada ronda e consumos definidos para cada categoria. (Ver mais à frente os carros indicados para cada ronda e respectivos consumos)
  • Existirão na Fase Regular, para todas as divisões e séries:
      • 3 Rondas GR3
      • 3 Rondas GR4
      • 1 Ronda GR2
      • 1 Ronda Grupo N
  • Todas as rondas da Fase Regular serão compostas por: qualificação e corrida
  • No Playoff e Corrida dos Campeões, o formato será diferente pois teremos corridas com 2 mangas. Assim haverá qualificação para a primeira manga e para a segunda teremos grelha invertida da classificação da primeira manga.
  • Equilíbrio de desempenho estará ligado e o setup fechado.
  • As únicas ajudas disponíveis serão TCS (controlo de tração) e ABS.
  • Todos os compostos de pneus estarão disponíveis quer para a qualificação como para a corrida, excepto nas corridas à chuva ou de Grupo N.
  • Os danos durante o campeonato serão Graves.
  • As penalizações automáticas do jogo, por contacto, estarão desligadas. Estas penalizações estarão a cargo da Administração, com ou sem pedido de reclamação dos pilotos envolvidos. Reserva-se assim o direito da organização intervir em situações que detecte durante o decorrer das corridas. Essas intervenções serão sempre efectuadas após as corridas, e reflectidas na tabela de pontos. Os pilotos envolvidos serão contactados em privado para eventuais esclarecimentos.
  • As penalizações de atalho ou corte de trajectória estarão ligadas em Fortes.

 

5.2 Qualificação

  • A Qualificação terá a duração de 16 minutos. A qualificação inicia-se mal o teste de largada termine. Fazemos o teste de largada. Quando todos os pilotos saírem do teste, a qualificação tem início. Os pilotos serão avisados via chat do jogo do início da mesma, bem como do final. O tempo não terá pausas ou prolongamentos.
  • A Qualificação iniciará sempre na hora certa. 21h ou 22h30, logo após o teste largada.
  • Serão sempre efetuados 2 testes de largada antes de se iniciar a qualificação. O primeiro será feito 15 minutos antes do inicio do qualify e o segundo 1 minuto antes.
  • O tempo da qualificação poderá ser controlado pelo relógio do jogo, no canto inferior esquerdo do ecrã.
  • Após o fim dos 16 minutos a corrida vai ser imediatamente iniciada. Não vai haver tempo para trocar de pneus e completar primeiro sector. Os pilotos deverão fazê-lo dentro dos 16 minutos.
  • A grelha será feita automaticamente pelo jogo, através da definição mais rápidos primeiro, assim, torna-se indispensável que os pilotos se recordem que se forem  box, terão que completar o primeiro sector para o seu tempo ser considerado.
  • As corridas não serão reiniciadas devido a falhas dos pilotos neste tema.
  • Caso aconteça a sala cair durante a qualificação, a mesma será reiniciada novamente do zero, ou seja, teremos nova qualificação sem que os tempos anteriores sejam contemplados.
  • Caso aconteça a sala cair depois do fim da qualificação mas antes do início da corrida, os resultados da qualificação serão mantidos, e a grelha ajustada manualmente.
  • Nas corridas de 2 mangas, teremos a qualificação normal apenas para a primeira manga. Na segunda manga, os pilotos arrancarão com grelha invertida da classificação da primeira manga.
  • De referir também que quem não conseguir fazer o último teste de largada ou tiver problemas no último teste de largada (e tiver que reiniciar o jogo e router), não poderá realizar a qualificação e arranca de último lugar da grelha.

 

5.3 Corrida

  • As corridas terão um número de voltas definido.
  • As rondas da Fase Regular terão uma duração de aproximadamente de 40 minutos
  • As rondas do Playoff serão corridas de 2 mangas, onde cada uma delas terão a duração aproximadamente de 20 minutos.
  • As rondas da Corrida dos Campeões serão mistas. Teremos uma prova com duração de 1 hora e outra com 2 mangas de aproximadamente 20 minutos cada.
  • O arranque será lançado.
  • Pilotos que não consigam arrancar devido a algum bug, deverão abandonar imediatamente a corrida.
  • Ao começar a corrida, qualquer eventualidade que ocorra só será analisada após o final da mesma.
  • Se 3 ou mais pilotos não arrancarem a corrida será reiniciada pela organização.
  • Todos os pilotos são obrigados a efectuar pelo menos uma paragem na box durante a corrida. (excepção apenas para as corridas de 2 mangas, em que não será obrigatório realizar uma paragem.)
  • Se durante a corrida ocorrer algum imprevisto com o jogo, por exemplo, bug do re-abastecimento lento no qual os carros demoram imenso tempo a reabastecer ou o bug em que o jogo não enche o depósito do carro, a corrida não será cancelada ou repetida.
  • Caso aconteça a sala cair durante a corrida, a mesma será reiniciada com apenas o número de voltas que faltava e com os pilotos nas posições em que estavam aquando a queda da sala. (O arranque é feito como se fosse início de uma nova corrida)
      • Nessa situação contará a partir da última volta completa, ou seja, se for uma corrida de 10 voltas e sala cair a meio da volta 5 a classificação que contará será aquela no momento em que o líder completou a última volta completa. Será assim criada uma corrida com 5 voltas, para completar o que faltava da prova.
  • Se a sala cair quando já foi completada mais de 75% das voltas (arredondando sempre para cima), não haverá lugar a nova corrida com as voltas restantes, terminando a corrida com a classificação que estava no momento em que o líder completou a última volta completa.
      • Para uma corrida de 23 voltas, a regra de 75% (arredondando sempre para cima) seriam 18 voltas completas. (23 x 75% = 17,25 -> arredondando para cima 18 voltas)
  • Valerá para qualquer umas das alíneas em cima, o que estiver na transmissão quando a mesma for interrompida, uma vez que será assim a única prova real que existirá. 

6. CATEGORIA E CARROS

  • Para esta temporada não haverá uma categoria fixa e uma escolha de carros, por parte dos pilotos.
  • O campeonato será composto por rondas mono-marca, bi-marca e de apenas categoria definida.
  • Conforme foi mencionado em cima, teremos na Fase Regular deste campeonato 3 corridas GR3, 3 corridas GR4, 1 corrida GR2 e 1 corrida de grupo N.
      • GR4: Renault Sport Megane GR4 vs VW Scirocco GR4 vs Audi TT Cup 2016
      • GR4: Bugatti Veyron GR4 vs Lamborghini Huracan GR4
      • GR4: Ferrari 458 Italia GR4
      • GR3: BMW M3 GT BMW Motorsport 2011 vs Mercedes-Benz SLS AMG GT3 2011
      • GR3: Toyota GR Supra Racing Concept
      • GR3: Subaru WRX GR3 vs Mitsubishi Lancer Evo Final Edition GR3
      • GR2: Qualquer carro de 2016
      • N200: Renault Clio V6 24V ‘00 [APENAS PNEUS DESPORTIVOS]
  • A decoração dos carros fica ao critério dos pilotos, desde que não contenha elementos ofensivos ou linguagem imprópria.

7. CONSUMO DE PNEU E COMBUSTÍVEL

Os consumos são definidos para cada categoria de carro. Teremos assim consumos diferentes para GR4, GR3, GR2 e N200.

Reforçamos também que é OBRIGATÓRIO fazer pelo menos 1 paragem durante as corridas. (excepção para as corridas de 2 mangas). O não cumprimento desta paragem, levará à desqualificação imediata dessa corrida.

Categoria Consumo Combustível Consumo Pneu
GR4 3x 5x para Dragon Trail e Brands Hatch | 10x (Apenas Pneu Chuva) para RedBull
GR3 2x 5x
GR2 3x 5x
N200 4x 10x (Apenas Pneu Desportivo)

Estes consumos serão válidos para todas as rondas da Fase Regular, Playoff e Corrida dos Campeões.

Os consumos não sofrerão alteração durante toda a competição, mesmo que exista algum update ao jogo.

8. TOMADAS DE TEMPOS

Como já foi explicado em cima, teremos sempre uma tomada de tempos em todas as temporadas para todos os pilotos que não façam parte das Divisões.

Não será apenas a tomada de tempos a definir a série na qual os pilotos se vão enquadrar, pois também como já foi explicado serão feitos ajustes para conciliar todas as disponibilidades dos pilotos.

A tomada de tempos terá a duração 10 voltas. Para facilitar o controlo de tempo, será iniciada uma corrida com essa duração e assim os pilotos terão essas voltas para mostrar o que valem.

Serão registadas e, posteriormente, somadas as duas melhores voltas de cada piloto.

Desta forma queremos medir não só a rapidez mas também a consistência, pois não será apenas uma volta rápida a definir a posição do piloto.

Não será relevante para a organização a posição do piloto na tomada de tempos, mas sim as voltas mais rápidas. Assim, lutas por posição serão desnecessárias. O objectivo é perceber a rapidez do piloto na qualificação, e a sua consistência em corrida.

As tomadas de tempo serão realizadas na semana de 2 de Setembro a 11 de Setembro, havendo 1 horário por dia.

  • 21h30
  • 22h
  • 22h30
  • 23h

Será enviado aos pilotos um formulário para se inscreverem.

Nem todas as tomadas de tempo serão transmitidas e narradas.

  • Carro: Volkswagen Beetle GR3
  • Pista: Nurburgring GP
  • Horário da Pista: 15h

 

Definições da sala serão iguais às do campeonato

Não haverá consumo de pneu ou combustível.

Setup Fechado

Equilíbrio de Desempenho Ligado

Referir também que voltas que sejam realizadas com penalização não serão consideradas.

9. CALENDÁRIO E CIRCUITOS

9.1 Fase Regular

# Data Inicial (semana) Categoria / Carro Circuito Horário # Voltas
1 23/09/19

30/09/19

GR4

Megane vs Scirocco vs TT

Dragon Trail Seaside 13h 23
2 07/10/19

14/10/19

GR3

Toyota Supra

Sardegna

Road Track – B

12h 30
3 21/10/19

28/10/19

N200

Renault Clio V6 24V ’00

Blue Moon Bay Speedway – Infield A 13h 29
4 11/11/19

18/11/19

GR4

Ferrari 458 Italia

Brands Hatch

Grand Prix Circuit

11h30 27
5 25/11/19

02/12/19

GR3

Lancer vs Subaru

Monza 12h 22
6 09/12/19

16/12/19

GR2

Carros de 2016

Catalunha GP 10h30 24
7 06/01/20

13/01/20

GR4

Lamborghini vs Bugatti

Red Bull Ring 17h30 (chuva) 23
8 20/01/20

27/01/20

GR3

BMW M3 vs Mercedes SLS

Interlagos 13h45 26

 

9.2 Playoff

# Data Inicial (semana) Categoria / Carro Circuito Horário # Voltas
1 03/02/20 A ser divulgado A ser divulgado A ser divulgado A ser divulgado
2 10/02/20 A ser divulgado A ser divulgado A ser divulgado A ser divulgado

 

9.3 Corridas dos Campeões

# Data Inicial (semana) Categoria / Carro Circuito Horário # Voltas
1 03/02/20 A ser divulgado A ser divulgado A ser divulgado A ser divulgado
2 10/02/20 A ser divulgado A ser divulgado A ser divulgado A ser divulgado

Serão divulgados todos os detalhes no final da Fase Regular do campeonato.

10. PONTUAÇÕES

Para nós é muito importante que todos os pilotos pontuem, assim todos recebem pontos no final das corridas que participam, desde que terminem as corridas. O vencedor do campeonato será o piloto com mais pontos após as 8 etapas, relembrando que será descartado o pior resultado de cada piloto.

Caso ocorra uma desconexão ou uma desistência, o piloto não receberá pontos. Para pontuarem, os pilotos terão que completar a totalidade da corrida. Desistindo, os pilotos não ficarão com os pontos da qualificação e volta rápida. Não terminando as corridas, os pilotos ficam 0 pontos.

Classificação Pontos Classificação Pontos
25 8
21 6
18 10º 5
16 11º 4
14 12º 3
12 13º 2
10 14º 1

 

Para além dos pontos da corrida, teremos ainda pontos atribuídos aos 3 primeiros da qualificação, bem como ao autor da volta mais rápida em corrida.

Motivo Pontos
1º Qualificação 3
2º Qualificação 2
3º Qualificação 1
Volta mais rápida da corrida 1

 

O pior resultado de cada piloto será descartado. Ou seja, das 8 corridas apenas 7 contam para a classificação final. De referir também que este descarte apenas terá impacto para o piloto, o resto da classificação dessa corrida manter-se-á igual. (exemplo: o pior resultado do piloto A foi um 7º lugar. Sendo descartado, o piloto que ficou em 8º não sobe uma posição nessa corrida. Manter-se-á na 8º posição.)

Nas corridas de 2 mangas, nomeadamente no Playoff e Corridas dos Campeões, serão atribuídos pontos para todas as mangas. Os pontos a atribuir serão os acima mencionados. Excepção feita será para os pontos da qualificação, que para a 2ª manga não serão atribuídos, uma vez que teremos grelha invertida.

Em caso de empate no final do campeonato, os critérios de desempate serão:

  1. Maior número de vitórias
  2. Maior número de pole positions
  3. Maior número de voltas mais rápidas
  4. Maior número de segundos lugares na corrida
  5. Maior número de terceiros lugares na corrida
  6. Melhor resultado numa corrida
  7. Classificação na última corrida

11. CONFIGURAÇÕES

11.1 Definições da Corrida

Tipo de partida Arranque em Movimento
Grelha de partida O mais rápido primeiro
Impulso Não
Força do cone de ar Real
Dano visível Sim
Danos mecânicos Graves
Desgaste dos Pneus Conforme a categoria:

GR4: 5x ou em chuva 10x

GR3 e GR2: 5x

N200: 10x (apenas desportivos)

Consumo de combustível Conforme a categoria:

GR4 e GR2: 3x

GR3: 2x

N200: 4x

Combustível inicial Padrão
Red. de aderência Real
Atraso no final da corrida 180 s
Tempo de uso do sistema de ultrapassagem Padrão

 

11.2 Definições dos regulamentos

Filtrar por categoria Conforme a ronda
Equilíbrio de desempenho Sim
Classificação máximo dos pneus Sem limitações

(Na corrida à chuva apenas Pneus de Chuva)

(Na corrida N200 apenas Pneus Desportivos)

Restrições de design Sem limitações
Tipo de número de carro Sem limitações
Afinação Proibido
Utilização de karts Não

 

11.3 Definições de penalização

Transparência durante as corridas Nenhuma
Penalização por atalho Forte
Penalização por colisão com barreiras Nenhuma
Penalização por contacto lateral Não
Corrigir percurso após colisão com barreiras Não
Recolocar os carros quando saírem da pista Não
Regras das bandeiras Sim
Carros fantasma em voltas de desvantagem Não

 

11.4 Limitar opções de condução

Assistência de contrabrecagem Indisponível
Controlo ativo de estabilidade (ASM) Indisponível
Assistência de linha de condução Indisponível
Controlo de tração Sem limitações
ABS Sem limitações
Condução automática Indisponível

12. PREMIAÇÕES

Teremos para os melhores classificados das Divisões e do Playoff um troféu.

Assim temos nas 3 divisões e Playoff:

  • 1º – troféu + oferta da inscrição do próximo campeonato
  • 2º – troféu + desconto 50%  na inscrição do próximo campeonato
  • 3º – troféu + desconto 25%  na inscrição do próximo campeonato

Todos os restantes pilotos receberão uma medalha de participação na liga.

Iremos também realizar sorteios no final da temporada, para todos os pilotos que marquem presença em pelo menos 6 das 8 provas do campeonato. (Direito a 2 faltas justificadas)

 

Irão existir 2 tipos de sorteios:

  • Sorteios por todos os pilotos da liga que forem assíduos
    • Prémios por definir
  • 1 Sorteio por divisão e série, para todos os pilotos assíduos
    • Prémios por definir

 

O sorteios serão feitos por esta ordem: Primeiro os sorteios para todos e depois os sorteios para cada divisão e série.

Nenhum piloto poderá vencer mais do que um sorteio. Assim, o piloto a quem sair o primeiro sorteio fica automaticamente excluído dos sorteios seguintes.

O formato do sorteio será comunicado aos pilotos antes da realização do mesmo.

13. LIGAÇÃO E TESTES DE LARGADA

Regra geral, as salas das provas serão abertas 30 minutos antes da prova.

Quando a sala é aberta, é comunicado aos pilotos via Whatsapp que a mesma se encontra aberta. Só depois de ter sido comunicado aos pilotos de cada divisão ou série, é que poderão entrar na sala.

Para que consigam encontrar a sala, é pedido aos pilotos que adicionem no início da temporada os elementos da Administração:

Bagacinho, kaju1977, spaceboyPT, Tiago-Almeida-PT

Antes de cada corrida serão realizados 2 testes de largada, idealmente com todos os pilotos que vão participar na corrida presentes.

Assim, o procedimento será:

  • Teste de Largada 1: Será realizado o primeiro teste de largada 15 minutos antes do início da qualificação.
    • Se tudo correr bem e nenhum piloto tiver problemas, os pilotos terão 15 minutos de treinos livres até ao teste de largada seguinte.
    • Se houver algum piloto tiver problemas, deverá abandonar a sala e reiniciar a consola e o router. O Host terá que abrir uma nova sala, avisando os pilotos do mesmo. Quando a sala nova estiver aberta e novamente com todos os pilotos presentes, deverá ser de imediato realizado novo teste de largada.
      • Caso corra bem, treinos livres até à hora do último teste de largada.
      • Caso existam pilotos com problemas, deverão reiniciar novamente a consola e o router e voltar a entrar na sala. Não será aberta nova sala.
  • Teste de Largada 2: Este teste deverá ser realizado 1 minuto antes do início da qualificação, pois logo após deverá começar a mesma.

Caso um piloto não consiga arrancar no último teste de largada, deverá reiniciar novamente a consola e o router, entrar novamente na sala, inscrever-se na corrida e esperar pelo fim da qualificação sem entrar em pista. Uma vez que apresentou problemas de ligação, arrancará de último lugar.

De referir também que quem não conseguir fazer o último teste de largada não poderá realizar a qualificação e arranca de último lugar da grelha.

Caso a Administração detecte algum problema de conexão nos pilotos na sala, será comunicado ao mesmo, para que possa reiniciar a consola e router. Caso o problema persista, terá que arrancar da última posição.

É recomendado aos pilotos precaverem-se destas situações e antes das corridas, reiniciarem as consolas e limparem os dados temporários do jogo, por forma a tentar evitar todos estes potenciais problemas.

14. REGRAS E PENALIZAÇÕES

Teremos na Liga Gran Turismo Portugal, 6 níveis de penalização.

  • Advertência verbal
  • Leve: 5 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Média: 10 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Grave: 30 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Muito Grave: 60 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Gravíssima: desclassificação

À organização reserva-se o direito de intervir com penalizações ou advertências sem que exista um pedido de reclamação. Isso não significa que exista uma obrigação em intervir em qualquer situação.

Sempre que algo seja identificado nos replays ou transmissões, por parte dos elementos da organização, poderá haver uma actuação ao nível de advertências ou penalizações. Obviamente estamos a falar de casos latentes e muito significativos de má conduta de desportivismo.

De resto, apenas haverá actuação pela organização se houver um pedido de reclamação devidamente apresentado pelo piloto lesado (ver ponto do tema).

A ser considerada a penalização de tempo, poderá significar perda de posições por parte do piloto visado, e com isso perca de pontos.

Poderão igualmente existir penalizações que tenham impacto apenas na corrida seguinte (perder posições na qualificação ou arrancar da última posição, perca de pontos no campeonato ou mesmo corridas de interdição.

As penalizações estarão disponíveis no site.

 

14.1 Advertências

As advertências servirão para algum incidente em que a organização considere que o piloto teve a sua quota-parte de culpa, mas que não justifica uma penalização.

14.2 Colisões

  • Todos os pequenos toques em que o carro do adversário não sofra qualquer dano, não sai de pista ou não perde posição, será considerado incidente de corrida, sem qualquer penalização. No entanto, o excesso de toques pode ser considerado propositado e assim ser alvo de penalização.
  • Incidentes em que um piloto empurre ou bata num adversário, prejudicando-o (saída de trajectória, saída de pista, fazer pião (mesmo que parcial) mesmo sem perder posição) sem provocar danos no carro do piloto prejudicado, será alvo de penalização ADVERTÊNCIA a MÉDIA.
  • Incidentes em que um piloto empurre ou bata num adversário, prejudicando-o (saída de trajectória, saída de pista, fazer pião (mesmo que parcial) mesmo sem perder posição) provocando danos leves no carro, será alvo de penalização LEVE a GRAVE.
    • danos leves são considerados os danos que provocam o alerta vermelho intermitente no máximo em 2 partes do carro (excepção do motor)
  • Incidentes em que um piloto empurre ou bata num adversário, prejudicando-o (saída de trajectória, saída de pista, fazer pião (mesmo que parcial) mesmo sem perder posição) provocando danos graves no carro, será alvo de penalização MÉDIA a MUITO GRAVE, dependendo da análise da organização aos replays do acidente e atitude do piloto em questão.
    • danos graves são considerados os danos que provocam o alerta vermelho intermitente em 3 ou mais partes do carro (ou apenas motor)
  • Incidentes em que o mesmo piloto prejudique 2 ou mais pilotos, não provocando dano em nenhum dos envolvidos, será alvo de penalização LEVE a GRAVE.
  • Incidentes em que o mesmo piloto prejudique 2 ou mais pilotos, provocando danos em algum dos envolvidos, será alvo de penalização MÉDIA a MUITO GRAVE.

14.3 Trajectórias e Limites de Pista

  • Será apenas permitido uma mudança de trajectória aquando da defesa de posição. Entende-se como trajetória a que o piloto se encontra no momento da defesa, e não a trajectória que o piloto utilizou durante a corrida. Mais do que uma mudança de trajetória na defesa de posição, poderá ser alvo de advertência ou penalização.
  • O piloto que ganhar posição excedendo os limites da pista, deverá devolver a posição no espaço de uma volta. Caso não o faça, poderá ser alvo de penalização
  • Caso aconteça o piloto exceder os limites da pista devido a um contacto com outro piloto, e regresse à pista à frente do mesmo, não devolvendo a posição, será avaliado pela Administração se há motivo ou não para penalização.
  • A Administração não pune qualquer piloto por conduzir fora dos limites da pista. O jogo tem sistema de penalização para tal, como estará ligado, será o jogo a julgar essas penalizações. No entanto, como referido no ponto em cima, se houver ultrapassagem o piloto deverá devolver a posição, no espaço de uma volta, ou poderá ser alvo de penalização.
  • Os pilotos deverão respeitar as linhas brancas na entrada e saída das boxes, sempre que houver uma situação em que venha outro piloto na pista, tentando sempre que não exista interferência com os outros. Caso algum piloto se sinta prejudicado por uma manobra dessas, deverá apresentar reclamação, que será analisada como outra qualquer situação. Assim, não sendo obrigatório o respeitar as linhas brancas de entrada e saída das boxes, caso isso significa um incidente com outro piloto, poderá ser penalizado.

 

14.4 Conduta em Pista

  • Os pilotos envolvidos numa disputa deverão deixar espaço para o outro piloto.
  • Os pilotos que estiverem a ser dobrados são obrigados a respeitar a bandeira azul, têm o espaço de 3 curvas para dar passagem aos pilotos que os estão a dobrar. Quem não respeitar as bandeiras azuis, poderá ser alvo de penalização.
    • Neste ponto recomenda-se ao piloto que estiver a ser dobrado a manter-se na linha de corrida, apenas abrandando, tendo o piloto que vai dobrar que realizar uma ultrapassagem.
  • Pilotos que por algum motivo tenham uma saída de pista, deverão regressar à pista com o máximo cuidado, verificando se não está nenhum outro piloto a passar. Caso o regresso à pista seja imprudente e prejudique outro piloto, poderão ser alvo de penalização.
  • Pilotos com quebra de motor, são obrigados a rodar fora da trajetória e facilitar a passagem os outros pilotos. Caso não aconteça, poderão ser alvo de penalização.
  • Pilotos que enviem mensagens no chat do jogo durante a qualificação ou corrida, poderão ser alvo de advertências. (São permitidas troca de mensagens no chat fora do período de qualificação ou corrida)
  • Pilotos que queiram descontar penalizações, deverão fazê-lo sem prejudicar os pilotos que vêm atrás. Pilotos que não tenham em atenção esse aspecto, e prejudiquem os pilotos que vêm atrás, poderão ser alvo de penalizações.
  • Pilotos que iniciem a corrida com o bug do piloto automático, deverão sair imediatamente da corrida, e caso não o façam e prejudiquem algum piloto, poderão ser alvo de penalização.
  • Os campeonatos são individuais. Não serão permitidos arranjos ou jogo de equipe que prejudique ou favoreça algum piloto. Caso seja identificado e provado qualquer manobra deste tipo, ambos os pilotos poderão ser alvo de penalizações.
  • Pilotos que desistam da corrida por algum motivo deverão sair da corrida ou parar nas boxes. Pilotos que deixem o carro parado em pista, dentro ou fora dos limites da mesma, poderão ser alvo de penalização.
  • Na qualificação, os pilotos que estão em volta de saída ou entrada nos boxes, não podem prejudicar os pilotos que vêm em volta rápida. Assim deverão sempre que necessário optar por uma linha de condução fora da linha de trajetória ideal. Caso não o façam poderão ser alvo de penalização.
  • Na qualificação, os pilotos não podem realizar voltas rápidas depois do tempo estipulado para a mesma (16 minutos). A acontecer, os pilotos que o fizerem poderão ser alvo de penalização, e ser obrigados a arrancar da última posição da corrida seguinte.
  • Pilotos que derrubem propositadamente as  placas de sinalização de distância que se encontram na pista, poderão ser alvo de penalização.
  • Comportamento anti-desportivo em qualquer momento da competição poderá ser alvo de desclassificação.
  • As justificações “a bateria do comando acabou” ou “a televisão desligou-se” não serão aceites, e as situações serão analisadas normalmente.
  • É dever do piloto que vem atrás verificar se os pilotos que vão à sua frente tiveram algum tipo de dificuldade na largada, e assim deverá desacelerar, travar ou mesmo parar o carro para não colidir com a traseira do mesmo.

 

14.5 Comportamento em Espaços Públicos

  • Por espaços públicos entendemos: Chat do jogo, whatsapp, youtube e site da Liga Gran Turismo Portugal.
  • Não serão toleradas quaisquer faltas de respeitos para com a organização e entre pilotos, podendo as mesmas ser alvo de penalizações que poderão ir até à DESCLASSIFICAÇÃO.
  • Pilotos que agridam verbalmente, causem desordem, reclamem (fora dos canais próprios para reclamar), venham a denegrir ou difamar alguma outra pessoa (piloto, Administração, comentador, etc) estarão sujeitos a penalizações.
  • O grupo de Whatsapp da Liga Gran Turismo Portugal, existe para promover o companheirismo e amizade entre os pilotos, bem como a troca de impressões sobre o jogo, os carros, as corridas ou mesmo estratégias. Não é um espaço para troca de acusações ou faltas de respeito. Pedimos assim a todos os pilotos a sua ajuda na manutenção deste espaço como tal.
  • A Administração reserva-se do direito de excluir algum piloto que esteja a infringir as regras de convivência, mantendo-os apenas no canal dos anúncios.
  • O mesmo se passa com comentários nas transmissões no Youtube ou no site.

 

15. PEDIDOS DE Analise

Queremos reforçar a importância dos pilotos guardarem os replays da corrida.

Será com esta ferramenta que serão feitas todas as análises de incidentes durante as corridas.

Aconselhamos todos os pilotos a gravarem sempre os replays, mesmo que não achem necessário, pois poderá haver algum piloto que se sinta prejudicado por alguma manobra, e assim o piloto terá forma de poder defender-se, poder analisar e demonstrar a sua versão dos factos, justificando alguma manobra.

Sempre que algum piloto se sentir prejudicado por algum incidente durante uma corrida deverá abrir pedido de analise.

Mas antes de o fazer directamente à Administração da liga, recomendamos vivamente que, e caso se aplique, aconselhem-se primeiro com o capitão da vossa equipa. Na grande maioria dos casos este tipo de situação pode e deve ser esclarecida e sanada sem que exista uma reclamação formal.

Os pilotos que pretendam abrir pedidos de analise sobre alguma situação ou ocorrência durante a corrida, têm um prazo de 24 horas, após o final da corrida, para o fazer. Não serão aceites pedidos de analise efectuados fora do prazo ou fora dos canais previstos para o efeito.

Para fazer abrir pedido de analise, os pilotos deverão preenche o seguinte formulário: FORMULÁRIO – PEDIDOS DE ANALISE.

Serão pedidas as seguintes informações:

  • A tua Identificação
  • Indicar os pilotos envolvidos
  • Indicar a volta em que sucedeu o incidente
  • Breve resumo escrito ou áudio da situação
  • Gravação de pelo menos 2 ângulos do incidente com todo o ecrã visível, bem como os elementos de telemetria activada.

O piloto denunciado terá 24 horas para apresentar a sua defesa, caso a Administração o solicite.

Não serão aceites imagens da transmissão para efeitos de pedido de analise.

A Administração reserva-se o direito de não considerar pedidos de analise que não estejam em conformidade com o definido em cima e cheguem por outros canais.

Não serão aceites pedidos de opinião junto de elementos da organização.

Caso existam pedidos de analise que venham acompanhados de ofensas dirigidas ao piloto acusado ou outros pilotos envolvidos, serão também eles passíveis de penalizações, conforme a gravidade da mesma.

 

É expressamente proibido que estas situações sejam comentadas nos canais de comunicação oficiais da Liga Gran Turismo Portugal. Neste caso, Youtube, Whatsapp ou chat do jogo.

16. CONTACTOS

Correio eletrónico: ligagtportugal@gmail.com

 

Contactos dos membros da organização:

  • Carlos Leal (kaju1977) 968 081 817
  • Hugo Tavares (spaceboyPT) 936 055 130
  • Márcio Gomes (Bagacinho) 916 815 398
  • Tiago Almeida (Tiago-Almeida-PT) 924 470 710