Regulamento

1. INFORMAÇÕES GERAIS

  • Ao fazer a inscrição, os pilotos estão automaticamente a concordar com todos os pontos do regulamento, bem como a sua aplicabilidade. Recordamos também que são os pilotos, juntamente com a Administração, os principais responsáveis por fazer valer este regulamento e o não cumprimento poderá resultar em expulsão.
  • O Regulamento poderá sempre ser alvo de alguma alteração tendo em vista a sua melhoria, sendo garantido que todos os pilotos serão avisados. Alterações que aconteçam no jogo devido a updates, poderão originar alterações no regulamento.
  • Todas as competições terão um valor de inscrição, sendo o mesmo comunicado aquando a abertura das inscrições. Os pagamentos e envio de comprovativo para a Administração terão de ser efectuados dentro dos prazos previstos.
  • O valor da inscrição apenas poderá ser devolvido antes da competição começar. Depois da primeira corrida, não será efectuado qualquer reembolso.
  • Todos os pilotos terão direito a pedir esclarecimentos sobre os regulamentos e sobre a competição. Os pedidos de esclarecimento devem ser feitos directamente aos elementos da Administração através dos meios disponibilizados.
  • É totalmente inadmissível que não seja o próprio piloto que se inscreveu a realizar as suas corridas. Caso seja identificado algo desta natureza, os pilotos envolvidos serão imediatamente excluídos da Liga. Assim, a Administração reserva-se no direito, de em qualquer momento solicitar foto ou vídeo que sirvam como comprovativo de que é de facto o próprio que está a correr.
  • Esta competição foi feita a pensar em todos os pilotos portugueses apaixonados pelo GT Sport, como tal, toda e qualquer sugestão é sempre apreciada e bem-vinda e será sempre considerada/analisada.
  • A nossa liga destaca-se pelo companheirismo e competição saudável. Como tal não serão toleradas faltas de respeito para com a Administração, nem, principalmente, entre pilotos. Tanto nos lobbies das corridas, como nos canais de whatsapp da comunidade, como nas Redes Sociais ou chat do Youtube. Punições serão aplicadas, caso se verifiquem  faltas de respeito, podendo mesmo levar ao afastamento do piloto em questão da competição ou dos canais de whatsapp.
  • É obrigatório os pilotos terem Whatsapp, pois será o canal de comunicação entre Administração e pilotos.

 

2. FORMATO LIGA GT PORTUGAL

Vamos sempre tentar inovar o formato da liga, em prol da competitividade, tanto para os pilotos como para aqueles que acompanham as nossas transmissões. Assim, poderemos ter ajustes no formato, de temporada para temporada, com o objectivo de encontrar um formato que nos permita ter um registo de maior continuidade e que venha trazer ainda mais competitividade à nossa Liga.

Os pilotos que participaram na temporada anterior têm prioridade na inscrição. As vagas que existam, derivado de não continuidade de pilotos ou desistências, serão destinadas a pilotos novos que tenham realizado a tomada de tempos e/ou estejam em lista de espera.

 

2.1 TEMPORADA 6

2.1.1 Formato da Temporada 6

Para esta Temporada 6, iremos ter algumas alterações no formato. Ao contrário das 3 divisões e 5 séries que tivemos na Temporada 5, desta vez iremos ter 4 divisões e 4 séries, mantendo as 112 vagas. Para além disso, deixará de existir o Playoff para subida das séries para as divisões.

Segue então um esquema daquilo que será o formato da temporada 6:

2.1.2 Número de Vagas

 

112 vagas.

 

 

2.1.3 Grids completos nas séries

Outra alteração que vamos também ter, é trabalharmos para conseguirmos ter os grids das séries sempre cheios. Assim, com esse objetivo, todas as desistências nas séries serão colmatadas com pilotos que estejam em lista de espera.

Para além disso, todos os pilotos das Séries, com 2 faltas (injustificadas e sem aviso prévio) consecutivas serão retirados da Liga, e essas vagas serão colmatadas igualmente por pilotos que estejam em lista de espera.

 

2.2 Transição Temporada 5 Para Temporada 6

2.2.1 Divisões

A Divisão 1 e Divisão 2 manter-se-ão inalteradas, ou seja, aplica-se o que estava no regulamento da Temporada 5.

As Divisões 3 (A e B) serão compostas por todos os pilotos da Divisão 3 na temporada 5 (e que não subiram para a Divisão 2) e pelos pilotos que participaram nos playoffs.

 

2.2.2 Preenchimento de vagas nas Divisões 3

O principal factor para a distribuição dos pilotos, tanto pelas Divisões 3 como pelas Séries, será a disponibilidade de horários dos pilotos.

Contudo, será feita uma primeira distribuição mediante critérios definidos e depois sim, ajustes relacionados com a disponibilidade dos pilotos.

Divisão 3-A

Divisão 3-B

1 Piloto que desce da Div2 (P12) Piloto que desce da Div2 (P13)
2 Piloto que desce da Div2 (P14) Piloto que estava na Div3 (P4)
3 Piloto que estava na Div3 (P5) Piloto que estava na Div3 (P6)
4 Piloto que estava na Div3 (P7) Piloto que estava na Div3 (P8)
5 Piloto que estava na Div3 (P9) Piloto que estava na Div3 (P10)
6 Piloto que estava na Div3 (P11) Piloto que estava na Div3 (P12)
7 Piloto que estava na Div3 (P13) Piloto que estava na Div3 (P14)
8 Piloto que esteve no Playoff (P1) Piloto que esteve no Playoff (P2)
9 Piloto que esteve no Playoff (P3) Piloto que esteve no Playoff (P4)
10 Piloto que esteve no Playoff (P5) Piloto que esteve no Playoff (P6)
11 Piloto que esteve no Playoff (P7) Piloto que esteve no Playoff (P8)
12 Piloto que esteve no Playoff (P9) Piloto que esteve no Playoff (P10)
13 Piloto que esteve no Playoff (P11) Piloto que esteve no Playoff (P12)
14 Piloto que esteve no Playoff (P13) Piloto que esteve no Playoff (P14)

 

Se existirem vagas nas divisões 3, as mesmas serão colmatadas pelos pilotos das séries que não se apuraram para o playoff e que tenham mais pontos. Todos esses pilotos serão ordenados pelos pontos conquistados na Temporada 5, independentemente da série onde estavam, e assim os pilotos com mais pontos serão chamados para colmatar essas vagas.

 

2.2.3 Distribuição de pilotos pelas Séries

Para as séries todos os pilotos que participaram na temporada 5 serão colocados numa tabela ordenada pelos pontos conseguidos durante a temporada, independentemente da série onde estavam. Depois serão distribuídos da seguinte forma:

Série A

Série B

Série C

Série D

1 2 3 4
5 6 7 8
9 10 11 12
13 14 15 16
17 18 19 20
etc etc etc etc

 

Depois serão feitos os ajustes para conciliar as disponibilidades dos pilotos.

Os pilotos novos terão que realizar uma tomada de tempos (explicado mais à frente). Serão assim ordenados numa listagem do mais rápido para o menos rápido. Mediante as vagas existentes, derivado das desistências e não continuidade de pilotos da temporada 5,  os pilotos novos serão incluídos nas séries seguindo o mesmo critério acima referido para os pilotos que transitam da temporada anterior.

Será esta mesma lista que servirá como “Lista de Espera” para preenchimento de vagas que vão surgindo no decorrer da temporada.

 

2.3 Vagas e Novos Pilotos

2.3.1 Pilotos Novos

Como foi referido em cima, os pilotos novos serão incluídos na Liga apenas mediante vagas existentes. Todos os pilotos novos com interesse em participar na temporada 6, terão que se inscrever e fazer uma tomada de tempos. Serão posteriormente ordenados do mais rápido para o menos rápido, e serão incluídos nas séries seguindo a mesma lógica em cima definida.

Quando todas as vagas estiverem preenchidas, os pilotos que não sejam incluídos de início nas séries, ficarão numa lista de espera e serão chamados sempre que existir uma vaga por ocupar numa das séries.

Pilotos Novos começarão sempre pelas séries.

Pedimos aos Pilotos Novos que apenas façam o pagamento depois de confirmada a sua entrada na Liga GT Portugal, por parte dos Admins.

 

2.3.2 Preenchimento de Vagas nas Divisões

Caso, na passagem de uma temporada para a outra, existam vagas nas divisões (derivado de desistências), os critérios pelos quais as mesmas serão preenchidas são:

  • Pilotos que iriam descer de divisão
      1. exemplo1: se a vaga for na Div1, seria o piloto que tenha ficado em P12 na Div1 na temporada anterior e que iria descer de divisão.
      2. exemplo2: se a vaga for na Div3, seria o piloto que tenha ficado em P11 (com mais pontos) na Div3 na temporada anterior e que iria descer de divisão.
  • Pilotos que estavam na posição seguinte aos que subiram de divisão
      1. exemplo1: se a vaga for na Div2, seria o melhor P4 (com mais pontos) da Div3 na temporada anterior.
      2. exemplo1: se a vaga for na Div3, seria o melhor P3 (com mais pontos) das séries na temporada anterior.
  • Piloto com histórico na Liga
    1. exemplo: pilotos que regressem à Liga.

 

Esta decisão e a forma de aplicação caberá única e exclusivamente à Administração.

 

2.4 Final da Temporada 6

2.4.1 Subidas e descidas de Divisão

Nas divisões, a lógica vai continuar a mesma da temporada anterior. Os melhores classificados sobem de divisão e os piores classificados descem.

  • Divisão 1: os 3 piores classificados descem para a divisão 2.
  • Divisão 2: os 3 melhores classificados sobem para a divisão 1 e os 4 piores classificados descem para a divisão 3.
  • Divisões 3: os 2 melhores classificados, de cada divisão, sobem para a divisão 2 e os 4 piores classificados, de cada divisão, descem para as séries.

 

Divisão 1
Divisão 2
Divisão 3-A
Divisão 3-B
P1 sobe sobe sobe
P2 sobe sobe sobe
P3 sobe
P4
P5
P6
P7
P8
P9
P10
P11 desce

(Div3-A)

desce desce
P12 desce desce

(Div3-B)

desce desce
P13 desce desce

(Div3-A)

desce desce
P14 desce desce

(Div3-B)

desce desce

 

2.4.2 Apuramento dos pilotos das séries para as Divisões E TOMADAS DE TEMPO

Nas séries, sobem os 2 melhores de cada para as divisões 3.
Poderão existir posteriormente ajustes devido às disponibilidades dos pilotos.

Os 2 piores classificados de cada série, caso de inscrevam para a temporada seguinte, terão de realizar a tomada de tempos em conjunto com os novos pilotos. Significa que deixam de ter prioridade no acesso à temporada seguinte face aos novos pilotos e que a sua participação, caso não existam vagas suficientes, resulta da tomada de tempos de acesso.

Série A

Série B

Série C

Série D

P1 sobe (Div3-A) sobe (Div3-B) sobe (Div3-A) sobe (Div3-B)
P2 sobe (Div3-B) sobe (Div3-A) sobe (Div3-B) sobe (Div3-A)
P3
P4
P5
P6
P7
P8
P9
P10
P11
P12
P13 Tomada de Tempos Tomada de Tempos Tomada de Tempos Tomada de Tempos
P14 Tomada de Tempos Tomada de Tempos Tomada de Tempos Tomada de Tempos

 

2.4.3 Distribuição dos Pilotos pelas Séries

O principal critério na distribuição dos pilotos pelas séries continuará a ser a disponibilidade de horários dos mesmos.

De qualquer forma, será feita uma primeira distribuição com base num critério definido, e depois feitos os necessários ajustes.

Será feita uma listagem ordenada, com base nos seguintes critérios.

1.Pilotos que desceram da Divisão 3

  • os 8 pilotos ordenados por pontos conseguidos na temporada anterior, independente da divisão 3 em que estiveram

2. Pilotos que estiveram nas séries

  • todos os pilotos ordenados por pontos conseguidos na temporada anterior, independente da série em que estiveram

 

Depois de ter esta listagem, os pilotos serão então distribuídos pelas séries por esta lógica:

Série A

Série B

Série C

Série D

1 2 3 4
5 6 7 8
9 10 11 12
13 14 15 16
etc etc etc etc

 

Tendo feita esta primeira distribuição, serão então feitos os ajustes necessários para se tentar ir de encontro à disponibilidade de cada piloto. Reforçamos que a disponibilidade será o principal factor a ter em conta na distribuição dos pilotos pelas séries.

 

2.5 Corrida Dos Campeões

Para terminar, de referir que no final da temporada 6 será realizada uma Corrida dos Campeões, da qual farão parte:

  • P1, P2 e P3 da Div1
  • P1, P2 e P3 da Div2
  • P1 e P2 da Div3-A e Div3-B
  • P1 das Séries A, B, C e D

Poderão existir ajustes neste formato, não existindo uma obrigação de utilização.

Caso estes algum destes pilotos não possa estar presente, será convocado o piloto imediatamente a seguir na classificação, mantendo a Divisão ou Série.

  • exemplo1: se for um piloto da Div1, será chamado o P4.
  • exemplo2: se for um piloto da Série A, será chamado o P2.
  • etc

 

3. INSCRIÇÕES

Todos os pilotos terão que preencher o formulário criado para o efeito.

A inscrição só será considerada válida e final, após o pagamento do valor monetário de inscrição e confirmação por parte da Administração.

Todos os pagamentos terão que ser efectuados dentro dos prazos previstos, sendo que apenas em caso de impossibilidade de participação e antes da primeira corrida do campeonato, os pilotos poderão solicitar a devolução do valor da inscrição. Em mais nenhum momento, será efectuada qualquer devolução.

Depois de efectuado o pagamento, os pilotos terão obrigatoriamente que enviar o comprovativo de pagamento para a Administração.

Os pilotos ao inscreverem-se nas competições, estão também a autorizar o uso dos seus nomes e psn ids nas transmissões, site e redes sociais da liga, bem como o uso das suas imagens e dos seus carros nas corridas.

pilotos novos apenas deverão realizar o pagamento depois de devidamente informados pelos admins que entraram na liga gt portugal, ou seja, depois de realizarem as tomadas de tempo.

 

Para este campeonato o valor de inscrição é de 15,00€!

  • Transferência – Hugo Tavares IBAN: PT50 0023 0000 45593690754 94
  • MBWAY – Hugo Tavares (spaceboyPT) Número:  919590654

 

Os comprovativos de pagamento deverão ser enviados para os elementos da Administração via whatsapp. É obrigatório indicarem o PSN ID para ser possível identificar quem fez o pagamento.

 

Em relação à questão de termos os grids cheios, utilizando para isso uma lista de espera de pilotos, os valores a pagar estão definidos mediante a ronda em que o piloto (que vai substituir) entre. Assim temos:

  • Entre a ronda 1 e 2: 15€
  • Entre a ronda 3 e 5: 10€
  • Entre a ronda 6 e 8: 5€

 

4. DATAS DA TEMPORADA 6

Cronologia Prevista

Abertura Inscrições 14 fevereiro
Fecho Inscrições 23 fevereiro
Data Limite Pagamento 29 fevereiro
Tomadas de Tempo para Novos 24 e 29 fevereiro
Partilha das Divisões e Horários 3 março
Ronda 1 semana de 9 março
semana de 16 março
Ronda 2 semana de 23 março
semana de 30 março
Ronda 3 semana de 13 abril
semana de 20 abril
Ronda 4 semana de 27 abril
semana de 4 maio
Ronda 5 semana de 11 maio
semana de 18 maio
Ronda 6 semana de 25 maio
semana de 1 junho
Ronda 7 semana de 8 junho
semana de 15 junho
Ronda 8 semana de 22 junho
semana de 29 junho

* Atenção que temos uma interrupção de uma semana após a Ronda 2. Não haverão corridas na semana de 6 a 12 de Abril.

Os horários das corridas das divisões e séries seguirão o seguinte padrão:

– Máximo de 2 corridas por dia

– Horários compreendidos entre às 21h30 e as 24h

– Corridas no mesmo dia, com 1h30 entre elas

 

A definição de horários irá acontecer após p fecho das inscrições. Pedimos aqui também flexibilidade de horários aos pilotos, e quando falamos em disponibilidade não estamos a falar de preferências, mas sim de impossibilidades. Temos em mãos uma missão difícil, a de conciliar as disponibilidades de muitos pilotos, e precisamos da compreensão e flexibilidade de todos.

 

Todos os horários estão no fuso horário de Portugal Continental. Todos os horários serão confirmados antes do início de qualquer competição e estarão sempre sujeitos ao número de pilotos envolvidos em cada competição e por sua vez em cada série/divisão.

 

5. FORMATO CAMPEONATO E CORRIDAS

5.1 Campeonato

  • O campeonato será composta por 8 rondas, que acontecem de 2 em 2 semanas
  • Será um campeonato disputado por pontos
  • O pior resultado de cada piloto, será descartado. Ou seja, das 8 corridas apenas 7 contam para a classificação final. Este descarte é como se o piloto não tivesse estado presente, ou seja, nas tabelas de classificação perderá a volta mais rápida ou pole position, se as tiver feito. De referir também, que este descarte apenas terá impacto para o piloto, o resto da classificação dessa corrida manter-se-á igual
    • exemplo: o pior resultado do piloto A foi um 7º lugar. Sendo descartado, o piloto que ficou em 8º não sobe uma posição nessa corrida. Manter-se-á na 8º posição
    • exemplo 2: se o piloto A descartar a ronda 2 e tiver feito a volta mais rápida, esta não passará para outro piloto. O mesmo para a pole position
  • Teremos um máximo de  14 pilotos em cada divisão ou série
  • Todas as rondas serão compostas por: qualificação e corrida, tendo uma duração aproximada de 1 hora
  • Equilíbrio de desempenho estará ligado e o setup fechado
  • As únicas ajudas disponíveis serão TCS (controlo de tração) e ABS
  • Apenas os compostos de pneus de COMPETIÇÃO SUAVE (S), MÉDIO (M) e DURO (D) estarão disponíveis quer para a qualificação como para a corrida
  • Os danos durante o campeonato serão Graves
  • As penalizações automáticas do jogo, por contacto, estarão desligadas. Estas penalizações estarão a cargo da Administração, com ou sem pedido de reclamação dos pilotos envolvidos. Essas intervenções serão sempre efectuadas após as corridas, e reflectidas na tabela de pontos. Os pilotos envolvidos serão contactados em privado para eventuais esclarecimentos.
  • As penalizações de atalho ou corte de trajectória estarão ligadas em Fortes

 

5.2 Qualificação

  • Será utilizada a funcionalidade de qualificação do jogo
  • A qualificação terá a duração de 10 minutos + tempo para terminar a última volta
  • Não haverá consumo de combustível nem pneus na qualificação
  • A qualificação iniciará sempre na hora certa, após os testes de largada
  • Caso aconteça a sala cair durante a qualificação, a mesma será reiniciada novamente do zero, ou seja, teremos nova qualificação sem que os tempos anteriores sejam contemplados
  • Caso aconteça a sala cair depois do fim da qualificação mas antes do início da corrida, os resultados da qualificação serão mantidos, e a grelha ajustada manualmente
  • Caso se dê início à qualificação e (pelo menos) 3 pilotos tenham problemas em sair para a pista, a sala será reiniciada

 

5.3 Corrida

  • As corridas terão um número de voltas definido
  • O arranque será lançado
  • Pilotos que não consigam arrancar devido a algum bug, deverão abandonar imediatamente a corrida
  • Ao começar a corrida, qualquer eventualidade que ocorra só será analisada após o final da mesma
  • Se pelo menos 3 pilotos não arrancarem a corrida será reiniciada pela Administração
  • Não existe qualquer obrigação de número de paragens
  • Se durante a corrida ocorrer algum imprevisto com o jogo, por exemplo, bug do re-abastecimento lento no qual os carros demoram imenso tempo a reabastecer ou o bug em que o jogo não enche o depósito do carro, a corrida não será cancelada ou repetida
  • Caso aconteça a sala cair durante a corrida, a mesma será reiniciada com apenas o número de voltas que faltava e com os pilotos nas posições em que estavam aquando a queda da sala. (O arranque é feito como se fosse início de uma nova corrida)
    • Nessa situação contará a partir da última volta completa, ou seja, se for uma corrida de 10 voltas e sala cair a meio da volta 5 a classificação que contará será aquela no momento em que o líder completou a última volta completa. Será assim criada uma corrida com 5 voltas, para completar o que faltava da prova.
  • Se a sala cair quando já foi completada mais de 75% das voltas (arredondando sempre para cima), não haverá lugar a nova corrida com as voltas restantes, terminando a corrida com a classificação que estava no momento em que o líder completou a última volta completa.
    • Para uma corrida de 23 voltas, a regra de 75% (arredondando sempre para cima) seriam 18 voltas completas. (23 x 75% = 17,25 -> arredondando para cima 18 voltas)

 

  • Valerá para qualquer umas das alíneas em cima, o que estiver na transmissão quando a mesma for interrompida, uma vez que será assim a única prova real que existirá.

 

6. CIRCUITOS E CARROS

Ronda Circuito – Horário – Voltas Carros
1 Laguna Seca – 17h – 31 voltas GR4: Mustang vs Corvette
2 Monza – 19h30 – 25 voltas GR3: Ferrari vs Lamborghini
3 Mount Panoramora – 16h30 – 23 voltas GR2: Modelos de 2016
4 Red Bull – 16h15 – 29 voltas GRB: Focus vs Hyundai vs Toyota
5 Nurburgring GP – 12h – 23 voltas GR3: Mercedes AMG vs BMW M6
6 Suzuka – 18h15 – 24 voltas GR2: Modelos de 2008
7 Interlagos – 09h15 – 27 voltas GR4: Aston Martin vs Jaguar
8 Spa – 20h30 – 19 voltas GR3: BMW Z4

7. CONSUMO DE PNEU E COMBUSTÍVEL

Consumo Combustível 3x
Consumo Pneu 5x

Estes consumos são válidos para TODAS as rondas da temporada 6. Os consumos não sofrerão alteração durante toda a competição, mesmo que exista algum update ao jogo.

 

8. TOMADAS DE TEMPOS

Como já foi explicado, a tomada de tempos será realizada apenas por pilotos novos. Os pilotos novos depois de fazerem a tomada de tempos, serão ordenados do mais rápido para o mais lento e incluídos na liga mediante o número de vagas que existam. Será esta mesma lista, a servir como “Lista de Espera” para eventuais vagas que surjam nas séries durante o decorrer da temporada.

A tomada de tempos terá a duração 7 voltas. Será iniciada uma corrida com essa duração e assim os pilotos terão essas voltas para mostrar o que valem. Serão registadas e, posteriormente, somadas as quatro melhores voltas de cada piloto. Desta forma queremos medir não só a rapidez mas também a consistência.

Não será relevante para a organização a posição do piloto na tomada de tempos, mas sim as voltas mais rápidas. Assim, lutas por posição serão desnecessárias. O objectivo é perceber a rapidez e consistência dos pilotos.

Não serão permitidas paragens na box, relembramos que os danos estarão leves. Quem entrar nas boxes durante a tomada de tempos será alvo de desclassificação.

Tomada de Tempos

Definições

Carro GR4: McLaren
Circuito Lago Maggiore
Horário o mais próximo das 11h30
Voltas 7 – só serão consideradas as 4 melhores
Consumo Combustível 3x
Consumo Pneu 5x
Danos Leves
Paragens Não será permitida qualquer paragem nas boxes
Penalizações por Contacto Desligadas
Penalizações por Atalho Ligadas – Forte
Outras definições Iguais às da Temporada 6

 

As tomadas de tempo serão realizadas de 24 a 29 de Fevereiro. Será enviado aos pilotos um formulário para se inscreverem.

Referir também que voltas que sejam realizadas com penalização não serão consideradas.

Os Pilotos novos apenas deverão proceder ao pagamento depois de devidamente informados pelos Admins que entraram na Liga GT Portugal.

 

9. CALENDÁRIO

Ronda

Data Inicial (semana)

1 9 Março

16 Março

2 23 Março

30 Março

Pausa 6 Abril
3 13 Abril

20 Abril

4 27 Abril

4 Maio

5 11 Maio

18 Maio

6 25 Maio

1 Junho

7 8 Junho

15 Junho

8 22 Junho

29 Junho

 

10. PONTUAÇÕES

Para nós é muito importante que todos os pilotos pontuem, assim todos recebem pontos no final das corridas em que participam, desde que terminem as corridas. O vencedor do campeonato será o piloto com mais pontos após as 8 etapas, relembrando que será descartado o pior resultado de cada piloto.

Caso ocorra uma desconexão ou uma desistência, o piloto não receberá pontos referentes à corrida. Para pontuarem, os pilotos terão que completar a totalidade da corrida. Contudo, pontos referentes à volta mais rápida ou pole position serão sempre atribuídos.

Classificação

Pontos

Classificação

Pontos

25 8
21 6
18 10º 5
16 11º 4
14 12º 3
12 13º 2
10 14º 1

Para além dos pontos da corrida, teremos ainda 1 ponto atribuídos à pole position e à volta mais rápida em corrida.

Motivo

Pontos

Pole position 1
Volta mais rápida da corrida 1

 

O pior resultado de cada piloto será descartado. Ou seja, das 8 corridas apenas 7 contam para a classificação final. De referir também que este descarte apenas terá impacto para o piloto, o resto da classificação dessa corrida manter-se-á igual.

  • exemplo: o pior resultado do piloto A foi um 7º lugar. Sendo descartado, o piloto que ficou em 8º não sobe uma posição nessa corrida. Manter-se-á na 8º posição.

 

Em caso de empate no final do campeonato, os critérios de desempate serão:

  1. Maior número de vitórias
  2. Maior número de pole positions
  3. Maior número de voltas mais rápidas
  4. Maior número de segundos lugares na corrida
  5. Maior número de terceiros lugares na corrida
  6. Maior número de pódios (Top3)
  7. Classificação na última corrida

 

11. CONFIGURAÇÕES

11.1 Definições da Corrida

Tipo de partida Arranque em Movimento
Grelha de partida O mais rápido primeiro
Impulso Não
Força do cone de ar Real
Dano visível Sim
Danos mecânicos Graves
Desgaste dos Pneus 5x
Consumo de combustível 3x
Combustível inicial Padrão
Red. de aderência Real
Atraso no final da corrida 180 s
Tempo de uso do sistema de ultrapassagem Padrão

 

11.2 Definições do Qualify

Duração qualify 10 minutos
Tempo para terminar a volta 150 segundos
Consumo Pneu 0x
Consumo Combustível 0x

 

11.3 Definições dos regulamentos

Filtrar por categoria Conforme a ronda
Equilíbrio de desempenho Sim
Classificação máximo dos pneus Competição – Suave

Competição – Médio

Competição – Duro

Restrições de design Sem limitações
Tipo de número de carro Sem limitações
Afinação Proibido
Utilização de karts Não

 

11.4 Definições de penalização

Transparência durante as corridas Nenhuma
Penalização por atalho Forte
Penalização por colisão com barreiras Nenhuma
Penalização por contacto lateral Não
Corrigir percurso após colisão com barreiras Não
Recolocar os carros quando saírem da pista Não
Regras das bandeiras Sim
Carros fantasma em voltas de desvantagem Sim

 

11.5 Limitar opções de condução

Assistência de contrabrecagem Indisponível
Controlo ativo de estabilidade (ASM) Indisponível
Assistência de linha de condução Indisponível
Controlo de tração Sem limitações
ABS Sem limitações
Condução automática Indisponível

 

12. PRÉMIOS E SORTEIOS

Teremos para os 3 melhores classificados das Divisões e das Séries um troféu.

Assim temos nas 4 divisões e 4 séries:

  • 1º – troféu + oferta da inscrição da próxima temporada
  • 2º – troféu + desconto de 7,50€ na inscrição da próxima temporada
  • 3º – troféu + desconto de 5€ na inscrição da próxima temporada

Todos os restantes pilotos receberão uma medalha de participação na liga.

Iremos também realizar sorteios no final da temporada, para todos os pilotos que marquem presença em pelo menos 6 das 8 provas do campeonato. (Direito a 2 faltas justificadas)

Os Prémios a serem sorteados serão partilhados quando estiverem definidos. Serão sempre muito semelhantes aos habituais prémios sorteados.

Nenhum piloto poderá vencer mais do que um sorteio. Assim, o piloto a quem sair o primeiro sorteio fica automaticamente excluído dos sorteios seguintes.

O formato do sorteio será comunicado aos pilotos antes da realização do mesmo.

A entrega dos prémios será realizada no convívio de fim de temporada.

 

13. LIGAÇÃO E TESTES DE LARGADA

Regra geral, as salas das provas serão abertas 30 minutos antes da prova.

Quando a sala é aberta, é comunicado aos pilotos via Whatsapp que a mesma se encontra aberta. Só depois de ter sido comunicado aos pilotos de cada divisão ou série, é que poderão entrar na sala.

Para que consigam encontrar a sala, é pedido aos pilotos que adicionem no início da temporada os elementos da Administração: Bagacinho, kaju1977, spaceboyPT e benjasenna_TSM

 

Antes de cada corrida serão realizados sempre 2 testes de largada, idealmente com todos os pilotos que vão participar na corrida presentes.

 

Teste de Largada 1:

Será realizado o primeiro teste de largada 20 minutos antes do início da qualificação.

    • Se tudo correr bem e nenhum piloto tiver problemas:
      • os pilotos terão 10 minutos de treinos livres até ao teste de largada seguinte.
    • Se houver algum piloto com problemas:
      • o(s) piloto(s) em questão deverão abandonar a sala e reiniciar a consola e o router, e só depois voltar à sala.
      • o mesmo host abre uma nova sala, avisando os pilotos do mesmo.

 

Teste de Largada 2:

Este teste deverá ser realizado 10 minutos antes do início da qualificação.

    • Caso um piloto não consiga arrancar no último teste de largada:
      • o(s) piloto(s) em questão deverão abandonar a sala e reiniciar a consola e o router, e só depois voltar à sala.
      • o host não abrirá uma nova sala

Na hora certa será iniciado a qualificação do jogo, e se algum piloto tiver problemas deverá abandonar o lobby e não realizará a corrida.

Caso a Administração detecte algum problema de conexão nos pilotos na sala, será comunicado ao mesmo, para que possa reiniciar a consola e router.

É recomendado aos pilotos precaver-se destas situações e, antes das corridas, re-iniciarem as consolas e limparem os dados temporários do jogo, por forma a tentar evitar todos estes potenciais problemas.

 

14. REGRAS E PENALIZAÇÕES

Teremos na Liga GT Portugal, 5 níveis de penalização.

  • Advertência verbal
  • Leve: 10 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Grave: 30 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Muito Grave: 60 segundos a somar ao tempo total de prova
  • Gravíssima: desclassificação

À Administração reserva-se o direito de intervir com penalizações ou advertências sem que exista um pedido de reclamação. No entanto, isso não significa que exista uma obrigação em intervir em qualquer situação. Sempre que algo seja identificado nos replays ou transmissões, por parte dos elementos da administração, poderá haver uma actuação ao nível de advertências ou penalizações. Claro que estamos a falar de casos latentes e muito significativos de má conduta de desportivismo. De resto, apenas haverá actuação pela organização se houver um pedido de reclamação devidamente apresentado pelo piloto lesado (ver ponto do tema).

Importante referir que a Administração é soberana nas suas decisões.

A ser considerada a penalização de tempo, poderá significar perda de posições por parte do piloto visado, e com isso perca de pontos. Poderão igualmente existir penalizações que tenham impacto apenas na corrida seguinte (perder posições na qualificação ou arrancar da última posição, perca de pontos no campeonato ou mesmo corridas de interdição.)

As penalizações estarão disponíveis no site.

 

14.1 Advertências

As advertências servirão para algum incidente em que a organização considere que o piloto teve a sua quota-parte de culpa, mas que não justifica uma penalização.

 

14.2 Colisões

  • Todos os pequenos toques em que o carro do adversário não sofra qualquer dano, não sai de pista ou não perde posição, será considerado incidente de corrida, sem qualquer penalização. No entanto, o excesso de toques pode ser considerado propositado e assim ser alvo de penalização.
  • Incidentes em que um piloto empurre ou bata num adversário, prejudicando-o (saída de trajectória, saída de pista, fazer pião (mesmo que parcial) mesmo sem perder posição) sem provocar danos no carro do piloto prejudicado, será alvo de penalização ADVERTÊNCIA a GRAVE.
  • Incidentes em que um piloto empurre ou bata num adversário, prejudicando-o (saída de trajectória, saída de pista, fazer pião (mesmo que parcial) mesmo sem perder posição) provocando danos leves no carro, será alvo de penalização ADVERTÊNCIA a GRAVE.
    • Danos leves são considerados os danos que provocam o alerta vermelho intermitente no máximo em 2 partes do carro (excepção do motor)
  • Incidentes em que um piloto empurre ou bata num adversário, prejudicando-o (saída de trajectória, saída de pista, fazer pião (mesmo que parcial) mesmo sem perder posição) provocando danos graves no carro, será alvo de penalização LEVE a MUITO GRAVE, dependendo da análise da organização aos replays do acidente e atitude do piloto em questão.
    • danos graves são considerados os danos que provocam o alerta vermelho intermitente em 3 ou mais partes do carro (ou apenas motor)
  • Incidentes em que o mesmo piloto prejudique 2 ou mais pilotos, não provocando dano em nenhum dos envolvidos, será alvo de penalização LEVE a MUITO GRAVE.
  • Incidentes em que o mesmo piloto prejudique 2 ou mais pilotos, provocando danos em algum dos envolvidos, será alvo de penalização LEVE a MUITO GRAVE.

 

14.3 Trajectórias e Limites de Pista

  • Será apenas permitido uma mudança de trajectória aquando da defesa de posição. Entende-se como trajetória a que o piloto se encontra no momento da defesa, e não a trajectória que o piloto utilizou durante a corrida. Mais do que uma mudança de trajetória na defesa de posição, poderá ser alvo de advertência ou penalização.
  • O piloto que ganhar posição excedendo os limites da pista, deverá devolver a posição no espaço de uma volta. Caso não o faça, poderá ser alvo de advertência ou penalização
  • Caso aconteça o piloto exceder os limites da pista devido a um contacto com outro piloto, e regresse à pista à frente do mesmo, não devolvendo a posição, será avaliado pela Administração se há motivo ou não para advertência ou penalização.
  • A Administração não pune qualquer piloto por conduzir fora dos limites da pista. O jogo tem sistema de penalização para tal, como estará ligado, será o jogo a julgar essas penalizações. No entanto, como referido no ponto em cima, se houver ultrapassagem o piloto deverá devolver a posição, no espaço de uma volta, ou poderá ser alvo de advertência ou penalização.
  • Os pilotos deverão respeitar as linhas brancas na entrada e saída das boxes, sempre que houver uma situação em que venha outro piloto na pista, tentando sempre que não exista interferência com os outros. Caso algum piloto se sinta prejudicado por uma manobra dessas, deverá apresentar reclamação, que será analisada como outra qualquer situação. Assim, não sendo obrigatório o respeitar as linhas brancas de entrada e saída das boxes, caso isso signifique um incidente com outro piloto, poderá ser alvo de advertência ou penalização.

 

 

14.4 Conduta em Pista

  • Os pilotos envolvidos numa disputa deverão deixar SEMPRE espaço para o outro.
  • Os pilotos que estiverem a ser dobrados são obrigados a respeitar a bandeira azul, têm o espaço de 3 curvas para dar passagem aos pilotos que os estão a dobrar. Quem não respeitar as bandeiras azuis, poderá ser alvo de advertência ou penalização.
    • Neste ponto recomenda-se ao piloto que estiver a ser dobrado a manter-se na linha de corrida, apenas abrandando, tendo o piloto que vai dobrar que realizar uma ultrapassagem.
  • Pilotos que por algum motivo tenham uma saída de pista, deverão regressar à pista com o máximo cuidado, verificando se não está nenhum outro piloto a passar. Caso o regresso à pista seja imprudente e prejudique outro piloto, poderão ser alvo de advertência ou penalização.
  • Pilotos com dano total, são obrigados a rodar fora da trajetória e facilitar a passagem os outros pilotos. Caso não aconteça, poderão ser alvo de advertência ou penalização.
  • Pilotos que enviem mensagens no chat do jogo durante a qualificação ou corrida, poderão ser alvo de advertências. (São permitidas troca de mensagens no chat fora do período de qualificação ou corrida)
  • Pilotos que queiram descontar penalizações, deverão fazê-lo sem prejudicar os pilotos que vêm atrás. Pilotos que não tenham em atenção esse aspecto, e prejudiquem os pilotos que vêm atrás, poderão ser alvo de advertências ou penalizações.
  • Pilotos que iniciam a corrida com o bug do piloto automático, deverão sair imediatamente da corrida, e caso não o façam e prejudiquem algum piloto, poderão ser alvo de advertência ou penalização.
  • Pilotos que desistam da corrida por algum motivo deverão sair da corrida ou parar nas boxes. Pilotos que deixem o carro parado em pista, dentro ou fora dos limites da mesma, poderão ser alvo de advertência ou penalização.
  • Na qualificação, os pilotos que estão em volta de saída ou entrada nos boxes, não podem prejudicar os pilotos que vêm em volta rápida. Assim deverão sempre que necessário optar por uma linha de condução fora da linha de trajetória ideal. Caso não o façam poderão ser alvo de advertência ou penalização.
  • Pilotos que derrubem propositadamente as  placas de sinalização de distância que se encontram na pista, poderão ser alvo de advertência ou  penalização.
  • Comportamento anti-desportivo em qualquer momento da competição poderá ser alvo de penalização ou desclassificação.
  • As justificações “a bateria do comando acabou” ou “a televisão desligou-se” não serão aceites, e as situações serão analisadas normalmente.
  • É dever do piloto que vem atrás verificar se os pilotos que vão à sua frente tiveram algum tipo de dificuldade no arranque, e assim deverá desacelerar, travar ou mesmo parar o carro para não colidir com a traseira do mesmo.

 

14.5 Comportamento em Espaços Públicos

  • Por espaços públicos entendemos: Chat do jogo, whatsapp, youtube, facebook, Instagram e site da Liga Gran Turismo Portugal.
  • Não serão toleradas quaisquer faltas de respeitos para com a organização e entre pilotos, podendo as mesmas ser alvo de advertências ou penalizações que poderão ir até à DESCLASSIFICAÇÃO.
  • Pilotos que agridam verbalmente, causem desordem, reclamem (fora dos canais próprios para reclamar), venham a denegrir ou difamar alguma outra pessoa (piloto, Administração, comentador, etc) estarão sujeitos a advertências ou penalizações.
  • O grupo de Whatsapp da Liga Gran Turismo Portugal, existe para promover o companheirismo e amizade entre os pilotos, bem como a troca de impressões sobre o jogo, os carros, as corridas ou mesmo estratégias. Não é um espaço para troca de acusações ou faltas de respeito. Pedimos assim a todos os pilotos a sua ajuda na manutenção deste espaço como tal.
  • A Administração reserva-se do direito de excluir algum piloto que esteja a infringir as regras de convivência, mantendo-os apenas no canal dos anúncios.
  • O mesmo se passa com a página de facebook, Instagram e comentários nas transmissões no Youtube.

 

15. PEDIDOS DE RECLAMAÇÃO

Sempre que algum piloto se sentir prejudicado por algum incidente ou situação durante uma corrida deverá abrir um pedido de análise.

Antes de o fazer directamente à Administração, recomendamos que se aconselhem primeiro com o capitão da vossa equipa (se tiverem equipa, claro). Na maioria dos casos este tipo de situação poderá (e deverá) ser esclarecida e sanada, sem que exista uma reclamação formal.

Os pilotos que pretendam abrir pedidos de análise sobre algum incidente durante a corrida, têm um prazo de 24h após o final da corrida para o fazer. Não serão aceites pedidos de análise efectuados fora do prazo ou fora dos canais previstos para o efeito. O piloto visado terá 24h para apresentar a sua defesa, caso a Administração o solicite.

Não serão aceites imagens da transmissão para efeitos de pedido de penalização e pilotos que não concluam a prova, não poderão fazer qualquer pedido de análise.

Para apresentarem os pedidos de análise, o único canal válido para o efectuarem é através do formulário criado para o efeito.

A Administração reserva-se o direito de não considerar pedidos de reclamação que não estejam em conformidade com o definido em cima e cheguem por outros canais.

Todas as decisões resultantes dos pedidos de análise serão comunicadas aos envolvidos e havendo advertência ou penalização, as mesmas serão registadas no site.

A Administração terá até 48 horas após a apresentação da defesa por parte do piloto visado, para tomar a decisão e comunica-la.

 

Os pedidos de análise deverão conter a seguinte informação:

  • Gravação de pelo menos 2 ângulos do incidente com todo o ecrã visível, bem como os elementos de telemetria activada.
  • Breve resumo escrito ou áudio da situação
  • Indicar os pilotos envolvidos
  • Indicar a volta em que sucedeu o incidente

 

Não serão aceites pedidos de opinião junto de elementos da organização.

Caso existam pedidos de penalização que venham acompanhados de ofensas dirigidas ao piloto acusado ou outros pilotos envolvidos, serão também eles passíveis de penalizações, conforme a gravidade da mesma.

É expressamente proibido que estas situações sejam comentadas nos canais de comunicação oficiais da Liga Gran Turismo Portugal. Neste caso, Youtube, Whatsapp, Facebook, Instagram ou chat do jogo.

 

16. CONTACTOS

 

Contactos dos membros da organização:

  • Carlos Leal (kaju1977) 968 081 817
  • Hugo Tavares (spaceboyPT) 919 590 654
  • Márcio Gomes (Bagacinho) 916 815 398
  • Paulo Benjamim (benjasenna_TSM) 961 836 639
  • Fernando Caetano (FernandoRif) 969 075 351