Convívio LGTPT – 9 Novembro – Évora

Texto da autoria da Telma:

 

Mais (que) um convívio

Foi este sábado, 09 de Novembro, o dia escolhido para fazer um encontro da nossa comunidade. Apesar de cedo, o mote foi dado para um encontro de Natal, a jeito de convívio entre os vários membros da Liga para tentar pôr “caras” nos pilotos com quem partilhamos conversas e lutas semana após semana. Claro que alguns já se conheciam, de outros convívios ou histórias, mas para mim e para muitos, era uma estreia.

O dia começou cedo. Ainda havia muitos quilómetros de estrada para percorrer. Sem pressas. Afinal o objectivo é relaxar e descontrair. Saímos de casa com o destino bem marcado: Évora. Pouco mais de 150km, que nos separam da “meca do desporto automóvel” e ponto de encontro para o convívio: O Cantinho da Ti Bilete. Já lá tínhamos estado antes, mas isso é história para outras conversas.

Ir acompanhada torna a missão mais fácil. Assim, se as coisas não corressem pelo melhor, ao menos não estaria sozinha. Mas algo dentro de mim dizia que ia ser um dia diferente.

Durante a viagem houve tempo para conversas e animação, cantorias e fotos. Os vários convivas iam partilhando por onde andavam ou simplesmente dizendo que ainda nem da cama tinham saído… Mas a excitação estava presente em cada palavra e cada smile.

À chegada, mesmo que não soubéssemos onde era, facilmente teríamos encontrado o local. O grupo de pessoas à porta denunciava o local. Estacionámos e fomos ter com quem já lá estava. E é neste momento que a magia acontece. Não éramos um grupo de estranhos que se via pela primeira vez. Não éramos um grupo de pessoas com algo em comum. Éramos mais, muito mais que isso. Éramos um grupo de amigos, com intensa camaradagem, com quem a conversa fluía fácil e sem constrangimentos. Família que se reunia para mais um almoço. Onde as piadas denotavam uma cumplicidade que normalmente só aparece ao final de anos! Um ambiente de tal forma descontraído, que promoveu gargalhadas e partilhas entre todos, onde até os míticos “+1” se sentiram parte deste grupo tão espectacular. Éramos todos parte de todos.

E até o restaurante, que todos conhecíamos quer de lá ter ido quer de se ouvir falar (nas transmissões ou por ser do “nosso” César), se tornou na nossa sala de estar. Todos puseram travessas e levantaram copos, ajudámos com as crianças e andámos a partilhar o pão. Os lugares eram trocados e movidos e não havia “vazios”. E a comida, oh meu Deus, o que dizer da comida? Deliciosa, farta, aconchegante, com aquele toquezinho a “comida de casa” que, pelo menos eu, ressaco diariamente! No meio da algazarra não nos podemos esquecer de duas pessoas: A D.Violeta de sorriso fácil (que só queria saber quem queria mais comida) e a Ti Bilete (a original!) que nos preparou prato atrás de prato de comida deliciosa e nos encheu as barrigas e o coração. Houve tempo para desafiar o Tiago-Almeida-PT e o Edu21 a ver o quão bem se conhecem e aos colegas, o que ainda deu para pôr os meninos a pensar e a discutir idades! O Sr. Edgar conseguiu cativar os meninos com as suas estórias e as recordações de corridas de outros tempos.

Depois do almoço, das conversas, das brincadeiras e das (muitas) fotografias, nem a chuva nos parou e lá fomos nós em direcção ao autódromo de Évora. Nem todos quiseram ou puderam correr, mas mais uma vez a constante foi a camaradagem: pilotos mais experientes a ajudar os novatos a superar os nervos, apostas sobre quem iria fazer o primeiro pião ou quem seria o derradeiro vencedor. A corrida, abençoada pela chuva que não deu tréguas, foi animada e disputada! Entre drifts, toques e ultrapassagens, não teve de haver bandeiras pretas e as amarelas até animavam a malta! Tenho de destacar a luta entre o CesarAZAlmeida e o FM_JL76, o campeão dos piões Laranjinha1984 e as estreias do SniperPT e Ruca_Larama. No final tinham todos algo em comum: os sorrisos e a molha!

Depois dos karts, a despedida de alguns pilotos. Muitos beijinhos e abraços apertados, com a promessa de repetir “em breve”.

Os resistentes, eu, Bagacinho, SpaceBoy, FM_JL76, Isa (+1 do Fábio :D+), Tiago-Almeida-PT, Edu21, Kaju1977 e, claro está, do CésarAZAlmeida. Mais conversa, mais comida (da boa!) e brincadeira. Quase que houve um desentendimento entre mim e o Kaju devido ao Miminho à Badica, mas no final até aprendemos a partilhar! Depois ainda tive a sorte de o César me deixar ir “viciar” um bocadinho na consola de arcade dele! Só é pena ele ter-me filmado!

O relógio nestas ocasiões está sempre contra nós e, pouco a pouco, lá começámos a preparar-nos para ir embora. A vontade de sair era quase nula. No final, ficámos apenas três, a conversar e partilhar histórias e peripécias, a ver fotografias e a recordar os tempos idos, falar sobre o futuro e o que se avizinha. Ninguém queria arredar pé.

Mas no final, o relógio é que manda. O nosso marcava já 01:12 quando arrancámos de Évora a caminho de casa, depois de um abraço sentido e a promessa e voltar.

 

Um dia de encontros, reencontros, gargalhadas e brincadeiras. Um dia em que a Liga passou a fazer parte da minha família.

 

 

Marcaram presença no evento:

  • CesarAZAlmeida
  • Bagacinho
  • Telma
  • Kaju1977
  • Laranjinha1984, André e Bruno
  • SniperPT
  • Ruca_Larama
  • Edu21
  • FM_JM76 e Isa
  • Bocks190
  • SpaceBoy
  • Atomicversion_19 e Sr. Edgar
  • ImJConcepts
  • J_Pardal e Carina
  • Zik1997 e Henrique
  • Tiago Almeida
  • drbagatin, Hollywood_Jacks e Sandro
  • Bravos76
  • Osorio128