Entrevistas Semana 2 – Ronda 8 – Temporada 5

Divisão 1 – pcm_stj

P- Quinta vitória consecutiva e consequentemente o título de campeão. Parabéns! Como te sentes?

R- Bem, muito bem!
Foi difícil. Um título a disputar até à última. Não ia ter tarefa fácil, até porque não consegui fazer uma das corridas por ter estado em Tóquio, logo a corrida de descarte ficou sem efeito. Das 7 corridas que fiz, as 7 contavam e tinha que dar tudo para ter alguma margem para acidentes, erros ou até mesmo ficar sem internet em algumas das corridas (algo que acontece frequentemente em casa xD). Contudo na última corrida já tinha a perceção de que fazendo pole que não ia ter problemas com a corrida e que podia estar mais descansado. O Edu, principal adversário na corrida e no título deu-me tudo menos descanso 😀
Fica um sentimento de satisfação por ter conseguido 5 vitórias consecutivas e ter-me sagrado campeão nacional pela Liga GT Portugal 😉

P- O facto do SDL_Edu21, o teu principal adversário ter-se qualificado em terceiro, deu-te uma margem para gerires durante o primeiro stint?

R- Sim, o Sérgio Fonseca fez um incrível tempo de qualificação na última volta possível para o efeito e eu, em quinto naquele momento, sabia que se batesse o tempo da volta dele tinha mais possibilidade de gerir o combustível para a corrida e apostar tudo nos stints seguintes porque a luta pelo 2º lugar iria ser intensa! 

P- Apesar de algumas trocas de posição entre ti e o SDL_Edu21, estavas preparado para algum undercut dele para o último stint?

R- Positivo.
Eu e o Edu, sem falarmos um com o outro quer antes, quer durante a corrida, sabíamos a estratégia que tínhamos que fazer. O ideal era cooperarmos mutuamente para nos distanciarmos do 3º lugar, o Azorean e depois sim, podíamos “brincar ás trocas de posições”. Estávamos com ritmos semelhantes, a gerir pneu e combustível ao mesmo tempo que nos distanciávamos, pelo que se o Edu tentasse um undercut poderia-lhe sair o tiro pela culatra. O número de voltas que fizemos com os pneus Super Suaves era o ideal para não começarmos a cometer erros devido ao desgaste.

P- Sendo campeão, o balanço da temporada 5 será extremamente positivo, mas queria uma opinião sobre mais aprofundada. Consegues dar?

R- Esta temporada foi incrível. Todas as divisões tiveram lutas épicas, de cortar a respiração e é isso que dá a emoção em participar na liga, muito mais do que nas corridas da FIA.
Há mais respeito, lutas, estratégias diferentes e até cooperação entre adversários, algo que não observamos em qualquer outro desporto.
Para além de todos estes factores, o que ajudou foi todos os pilotos utilizarem os mesmos carros. Assim tem-se uma maior perceção dos resultados de diferentes estratégias dos pilotos e a capacidade de resistência à pressão dos adversários e da consistência em pista.
Para mim a melhor temporada, sem dúvida! 😉

P- Vais te inscrever na próxima temporada? Se sim, quais são as tuas expectativas?

R- Penso que não vou desistir da liga. Cada vez me deixa mais orgulhoso pertencer a esta família que está cada vez maior e melhor. Estamos a ver o aparecimento de boas equipas que apostam nos seus pilotos como a minha, os Offset e grandes pilotos que se estão a revelar ser grandes promessas no mundo dos esports.
Portanto não fica a garantia que irei participar por às vezes me faltar o tempo para treinar, mas do que depender da minha vontade sim, a próxima temporada poderá ter o campeão nacional a lutar para não deixar o título escapar 😀

 

Série D – pt_player_11

P- Mais um pódio, neste caso, um segundo lugar que foi mais do que suficiente para seres o vencedor da série D. Satisfeito?

R- Muito satisfeito, foi uma temporada bastante dura e com grandes lutas principalmente com o Rj e Bititiz antes de ter-se ausentado, mas logo o Bagatin tomou o seu lugar e fez uma grande temporada, já lho disse e digo aqui também, na minha opinião ele foi o piloto revelação da liga devido à sua enorme progressão, o que elevou mais a qualidade desta série. E correndo assim com estes pilotos a vitória tem sempre outro valor 👍

P- Após perderes a posição para o rjsc71 logo no início da corrida, alterou a estratégia da tua corrida?

R- De modo algum, eu pouco treinei apesar de ser a minha pista favorita no GT, mas devido ao pouco treino decidi levar os pneus S, em vez dos SS por causa do desgaste, isso fazia com que perdesse um pouco mais para os meus rivais principalmente na entrada da curva do Senna, pois tinha de travar mais cedo, no entanto compensava no meio da pista nas curvas lentas pois aí podia ter os pontos de travagem mais idênticos ao dos meus rivais e podia aproveitar nessa altura para massacrar um pouco mais os pneus para compensar a perda de tempo no primeiro sector, claro que foi difícil fui muito apertado pelo Bagatin, ele não estava para brincadeiras e correu muito bem e foi muito correto na sua condução, mas eu sabia que se acabasse atrás do Rj seria na mesma o vencedor da série e com a participação do Bititiz tudo se tornou mais fácil ao ter roubado a pole e a vmr ao Rj 😅, foi uma grande corrida do nosso Bititiz diga-se de passagem 💪

P- Tentaste o undercut no último stint, ficaste surpreendido por não ter resultado?

R- O undercut resultou como eu queria, eu queria ultrapassar o Rj antes mas aquela penalty mudou muita coisa, o Bagatin juntou-se a nós e o Rj não tava a dar hipótese de ultrapassagem com muito mérito sem dúvida, então decidi fazer o undercut, pois eu tinha o composto suave e sabia que o Bagatin acabava por me passar, então resolvi um pouco acima da hora descongestionar aquela luta, acabei por sair à frente do Rj e como estava com uma volta a mais e de Suaves o meu grip não era igual ao do Rj, mas como disse acima eu só precisava de terminar atrás dele por isso o undercut resultou, só não sabia que o Bagatin ficou com dano no para choques dianteiro, porque o meu para choques traseiro não teve dano e estranhei ele ter perdido muito tempo na box, e também o Rj ter ficado sem combustível foi inesperado, mas para mim acabou por correr bem, no fim acabou por funcionar.

P- Sendo tu vencedor da Série, o balanço da temporada 5 será extremamente positivo, mas queria uma opinião sobre mais aprofundada. Consegues dar?

R- Sim sendo vencedor, o balanço só podia ter sido positivo, mas para mim toda esta experiência e todos os pilotos sem qualquer excepção fizeram um grande campeonato e ver toda a progressão deles e as pessoas fantásticas que eu conheci nesta série é que no fundo fez desta temporada algo extremamente positivo, nao vou dizer que corri contra eles, mas posso dizer que corri com eles, para mim foi um enorme prazer e uma grande honra tê-los nesta seyrie, fica já um grande abraço para todos e um muito obrigado malta 👏👏👏💪

P- Vais te inscrever na próxima temporada? Se sim, e mesmo sem saber se consegues chegar à divisão 3, quais são as tuas expectativas para a próxima temporada?

R- Infelizmente não vou participar na próxima temporada, gostaria de voltar à liga noutra temporada, mas por agora vou ter de sair, fico no entanto na Oliveira Racing Team se o meu patrão deixar 😂, grandes amigos e excelentes pessoas, são aquela equipa que me marcou e que sem me conhecer de lado algum me acolheu no seu meio, treinou comigo, me motivou, e correu quando eu estava a correr, pedir mais deles era impossível e esta vitória é completamente dedicada a todos eles. ORT 💪💪

 

Série E – sacoto14

P- Mais um pódio, neste caso, um terceiro lugar. Parabéns. Satisfeito?

R- Foi o melhor possível, e não foi nada fácil de lá chegar depois uma corrida muito sofrida.

P- Uma qualificação menos boa retirou-te as hipóteses de lutar pela vitória?

R- A quali até foi boa para mim, os 2 da frente é que estiveram sempre num nível acima.

P- Sabendo de antemão que a qualificação para o playoff estava garantida, facilitaste nesta corrida?

R- Nem por isso, mas os azares do 1o stint desmotivaram e a partir daí vi que não chegava lá.

P- Mesmo não tendo já terminado a temporada 5 para ti, consegues fazer já um balanço da mesma?

R- Correu melhor do que pensei, uma boa experiência.

P- Vais te inscrever na próxima temporada? Se sim, e mesmo sem saber se consegues chegar à divisão 3, quais são as tuas expectativas para a próxima temporada?

R- Não sei responder ainda, fica no ar… Após o nascimento do Henrique o tempo escasseou imenso, deixei de jogar outras coisas só para me focar no gts e já me começo a fartar 😂

Série B – dave_d3sign_tsm

P- Parabéns pela primeira vitória nesta temporada! Eufórico?

R- Muito Obrigado.
Sim, muito eufórico e com muito orgulho de ter vencido essa última ronda cheia de emoção na nossa Serie B.
Aproveito para dar novamente os meus parabéns ao Andre-tvr pela sua vitória no campeonato e ao ImjConcepts pela sua linda estreia essa temporada.
E um grande abraço aos outros pilotos da Série B que para mim foi uma das séries mais competitivas. 

P- Demonstraste um andamento superior aos teus adversários, algo que ainda não tinha acontecido esta temporada. Deveu-se a treino?

R- Claro que deveu-se a treino.
Tive uma temporada bastante complicada… por motivos pessoais, de saúde (grande entorse no tornozelo esquerdo com ligamentos rompidos 5 dias antes da ronda 3) e também por problemas de net em Monza. Com isso tudo acabei por desanimar um pouco. Mas a minha sorte é fazer parte de uma grande família. Nem falo de equipa porque esse grupo é bem mais do que isso. Puxaram-me para cima, deram-me vontade de forçar e depois do 2º lugar em RedBull Ring quando eu soube que tinha uma hipótese de ir aos playoffs, dei tudo nos treinos para vencer essa última corrida.
E por isso quero ainda dedicar essa vitória aos meus companheiros da TSM.

P- O poupar de combustível foi estratégia desde início ou consoante o decorrer da corrida assim alterarias?

R- Isso foi também o resultado de treinos que deram-me a oportunidade de melhorar a minha consistência.
Na temporada passada tinha vencido a 1a ronda em Interlagos mas em termos de ritmo e condução ainda aprendi muito.

P- Mesmo não tendo já terminado a temporada 5 para ti, consegues fazer já um balanço da mesma?

R- A temporada 5 foi uma grande surpresa para todos.
No início quando foram divulgados os combos fiquei um pouco reticente mas afinal poder ter opção entre 2 ou 3 carros nas rondas foi uma ideia espetacular e deu para ver melhor as habilidades dos pilotos do que dos carros. Houve muitas lutas e que lutas.. E também acho que o mais complicado nesse tipo de combos é mais para quem pinta os carros 😂
Espero que a próxima temporada seja neste sentido.

P- Vais te inscrever na próxima temporada? Se sim, e mesmo sem saber se consegues chegar à divisão 3, quais são as tuas expectativas para a próxima temporada?

R- Tenho tido algumas dúvidas por motivos de disponibilidade mas acho que ainda não estou pronto pra deixar o meu capacete 😁
Agora a falar de expectativas só vou dizer que quero evoluir, aprender e dar o meu melhor para ter bons resultados e, acima de tudo, o motivo principal que nos trouxe aqui a cada um de nós: Divertimento!!!
E para conseguir esse tipo de divertimento, quero destacar uma palavra muito especial pra cada um de vós que dá o seu melhor para tornar isso possível. A administração, comentadores, e pessoas que ajudam à evolução da Liga GT Portugal.
MUITO OBRIGADO pela vossa dedicação.
O meu maior respeito!

 

 

Nota: Algumas perguntas não estavam correctas. Editado às 14h 41m.