Esclarecimentos – Temporada 5

É já amanha que se inicia a Temporada 5 desta nossa e cada vez maior Liga GT Portugal.

Gostamos sempre de reforçar alguns pontos que consideramos mais importantes. Ainda mais quando temos tantas caras novas na nossa Liga.

Assim, relembramos que a leitura dos regulamentos tem cariz obrigatório.

Regulamento

 

Contudo, e sabendo que os nossos pilotos têm uma vida muito ocupada e que todo o tempo livre que têm é para treinar, destacamos alguns pontos que são para nós FUNDAMENTAIS.

Obrigado e que seja uma grande Temporada!

 

 

HORÁRIOS SÃO PARA CUMPRIR: somos muitos e temos todos agendas muito preenchidas e parece que andamos com o tempo contado. Para tal é obrigatório o cumprimento dos horários e a administração vai seguir com eles. As horas das corridas estão definidas e à hora certa vamos dar inicio. Todos os pilotos deverão estar nas salas respectivas 15 minutos antes do início do qualify, para os habituais testes de largada. Pedimos a colaboração de todos para fazer cumprir os horários estabelecidos.

TESTES DE LARGADA: como funciona? Resumidamente é iniciada uma corrida com todos os pilotos para ver se alguém fica preso no arranque. Quando os pilotos virem a mensagem de um dos admins a dizer “Tudo ok. Podem sair” ou apenas “podem sair” deverão sair imediatamente da corrida.
O procedimento existente contempla 2 testes de largada.
O primeiro é efectuado 15 minutos antes do início do qualify. Se não houver qualquer problema, os pilotos deverão sair da corrida e estarão em treinos livres até antes do segundo teste de largada. Se algum piloto ficar preso no arranque, deverá reiniciar a consola e o router antes de voltar a entrar na sala. Entretanto será aberta uma nova sala, e todos os pilotos deverão entrar na nova sala.
Na hora do início do qualify será feito o segundo teste de largada. Se não houver problema, os pilotos deverão sair da corrida (depois da mensagem dos admins “tudo ok” e será comunicado o início do qualify. Se algum piloto tiver problemas, deverá sair da sala e novamente reiniciar a consola e o router. Quando voltar à sala não poderá realizar a qualificação e arrancará da última posição.

IMPORTANTE: os pilotos que não realizarem pelo menos o último teste de largada, e entrarem na sala depois do qualify iniciar não o poderão cumprir e arrancarão da última posição.

QUALIFY: Como funciona? Os pilotos terão 16 minutos de qualify e nem mais um minuto. Habitualmente será iniciada a corrida mal o relógio atinja os 16 minutos. Contudo se por algum motivo não seja feito, os pilotos têm a obrigação de no fim dos 16 minutos de parar imediatamente os carros (contador que está no canto inferior esquerdo do ecrã). A realização de tempos fora dos 16 minutos será alvo de penalização, ou na própria ou na corrida seguinte.
Os pilotos não deverão prejudicar as voltas rápidas dos restantes. Atenção às voltas de saída e entrada nas boxes, e também ao queimar combustível. Verifiquem se não vem nenhum piloto em volta rápida. Se vier, têm que sair da linha de trajectória.

DANOS GRAVES: Os danos dos carros estão graves. Isto significa que todos os contactos vão deixar marcas. Isto significa também, corridas estragadas para todos e pilotos a desanimarem. Tenham cuidado nas abordagens às curvas e travagens. Lembrem-se que quando andam atrás de alguém não podem fazer cegamente os vossos pontos de travagem e trajectórias. Deverão sim ter cuidado e ver o que o piloto da frente está a fazer. Usem o radar, pois é importantíssimo para perceber a posição do outro. As corridas não se ganham na primeira curva. Tenham calma e prudência, e acima de tudo respeito.

MENSAGENS ESCRITAS NO JOGO: não é permitido troca de mensagens no jogo durante o qualify ou corrida. Essas mensagens poderão ser factor de distração para os outros pilotos.

DISCUSSÕES: Situações de corrida não poderão ser discutidas nos grupos de WhatsApp. Não serão toleradas faltas de respeito entre pilotos. Se querem falar sobre alguma coisa em específico façam-no em privado e com respeito. Não temos que lavar roupa suja em público. Não é bonito e ninguém gosta.

TOLERÂNCIA ZERO PARA FALTAS DE RESPEITO E CONDUTA ANTI DESPORTIVA: Não vamos tolerar faltas de respeito e conduta anti desportiva. Isto serve para as provas, para os grupos WhatsApp, comentários YouTube, Facebook ou todos os locais públicos que estejam minimamente relacionados com a Liga. Estamos aqui para nos divertirmos, e o respeito é fundamental para tal. Dentro e fora da pista. A administração seguirá uma postura rígida e zero tolerante para com faltas de respeito e acções anti desportivas.

ATENÇÃO AS ULTRAPASSAGENS: As corridas não se ganham na primeira curva. Com o dano arriscamos a estragar a corrida dos 2. Tenham sempre muita prudência neste capítulo. Tanto a ultrapassar como a ser ultrapassado. Lembrem-se que temos sempre que deixar espaço para o outro piloto. Usem o radar, pois é importantíssimo para perceber a posição do outro. Sempre que o outro piloto consegue entrar numa curva lado a lado, já sabem que na saída da curva terão que lhe deixar espaço de um carro.

BANDEIRAS AZUIS: Os pilotos a quem for mostrada uma bandeira azul terão o espaço de 3 curvas para ceder a passagem aos pilotos que vem atrás deles. O ser dobrado pode ser por inúmeros motivos, mas nenhum deles justifica complicar a vida a quem vem a discutir a prova. Nunca! Recomendamos também que os pilotos que tiverem a ser dobrados que não saiam da trajectória dita normal. Basta que abrandem com cuidado e o piloto mais rápido fará uma ultrapassagem normal.

PEDIDOS DE ANÁLISE: Sempre que alguém se sentir prejudicado pode abrir um pedido de análise. Recomendamos que antes de o fazer falem com o vosso capitão de equipa (se o tiverem) e tentem aconselhar-se. No então há procedimento definido, e sempre que alguém se sentir prejudicado deverá accioná-lo. As situações não se resolvem na pista. Os pilotos deverão completar as corridas, tentando tirar o melhor possível da situação e da corrida, e no final, sim, falar com os admins e accionar o procedimento.

COMPORTAMENTO NAS SALAS E YOUTUBE: Todas as corridas são transmitidas em directo no YouTube. Assim os pilotos têm a obrigação de ter um comportamento digno, correcto e respeitoso. Cada um é responsável por garantir que o seu comportamento é o adequado e correcto, respeitando-se a si próprio, aos outros pilotos, aos comentadores, aos admins e a quem está a assistir. Lembrem-se que está sempre a transmitir e que em jogo está não só a sua própria imagem como também a da Liga

PROCEDIMENTO SE A SALA CAIR: Se a sala cair durante a qualificação, será criada uma nova sala e é efectuada uma nova sessão de qualificação, sem serem considerados os tempos realizados até então. Se cair depois da qualificação e antes da corrida, será criada nova sala, mantendo os resultados da qualificação.
Se a sala cair durante a corrida, um de dois cenários acontecem: 1) se ainda não tiver sido efectuado 75% da corrida (arredonda sempre para cima) será iniciada uma nova corrida com apenas as voltas que faltavam e com os pilotos na posição em que estavam aquando a queda da sala. Ou seja, contará para o número de voltas e posições, a última volta completa do líder. No momento em que passou a meta dessa vez. 2) *se já tiver sido efectuado 75% da corrida (arredonda sempre para cima), a corrida será dada como completa, e contarão os resultados da última volta completa do líder.
Contará sempre para ambas as hipóteses o último frame que está nas transmissões. (isto porque há um delay entre o que os pilotos estão a ver e o que está na transmissão)

PONTUAÇÕES E CORRIDA DE DESCARTE: Para este campeonato vamos manter a corrida de descarte, ou seja, das 8 corridas da fase regular apenas irão contar os 7 melhores resultados. As pontuações foram alteradas para esta temporada. Assim teremos: 25, 21, 18, 16, 14, 12, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1.
Mantemos também os pontos extra nesta temporada: 3 pontos para a pole position, 2 pontos para o segundo lugar o qualify e ,1 ponto para o terceiro lugar no qualify. A volta mais rápida da corrida receberá também 1 ponto.

LINHAS BRANCAS DAS BOXES: Os pilotos deverão respeitar as linhas brancas na entrada e saída das boxes, sempre que houver uma situação em que venha outro piloto na pista, tentando sempre que não exista interferência com os outros. Caso algum piloto se sinta prejudicado por uma manobra dessas, deverá apresentar pedido de analise que será analisada como outra qualquer situação. Assim, não sendo obrigatório o respeitar as linhas brancas de entrada e saída das boxes, caso isso significa um incidente com outro piloto, poderá ser penalizado.

REGRESSO A PISTA: O regressar à pista depois de uma saída de pista deverá ser feito com o máximo cuidado e verificando se não vem nenhum outro piloto a passar. Os pilotos que estão em pista têm prioridade! O piloto deverá assim verificar se não há perigo no regresso a pista, não colocando em risco nenhum outro piloto.

PILOTOS COM DANO NO MOTOR: Estes pilotos deverão rodar fora da trajectória no percurso até às boxes, não podendo de forma alguma prejudicar os pilotos que seguem em pista.

DESCONTAR PENALIZAÇÕES: Todos os pilotos que queriam descontar penalizações terão que o fazer com cuidado e sem prejudicar os outros pilotos. Como sabem esse provoca transparência nos carros e isso pode trazer infortúnios. Tenham muito cuidado nos locais e situações onde o fazem.

 

– ADMINISTRAÇÃO É SOBERANA NAS DECISÕES: Nenhuma decisão é ou será tomada com o intuito de prejudicar alguém. Todas as decisões procuram melhorar a experiência de todos os envolvidos procurando sempre promover o desportivismo, a competição e acima de tudo o divertimento. Não irão concordar com todas as decisões, no entanto todas as decisões deverão ser respeitadas, consideradas e aplicadas. A administração é soberana.

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *