Resumo Semana 1 – Ronda 6 – Temporada 4

Nesta ronda viajámos até Itália, mais concretamente até ao Lago Maggiore para mais uma emocionante etapa da Temporada 4 da LGTPT.

Como sempre começamos com a divisão 1, que contou com algo inédito em todas as temporadas que já se realizaram até então. Houve na volta 14 um problema com a playstation do Host da corrida, o que fez com que a corrida fosse interrompida e posteriormente reiniciada para se completarem as 7 voltas que faltavam, sendo a corrida iniciada com a classificação que se registava no momento.

Felizmente, esta situação estava prevista em regulamento, e apesar de poder ser discutível a justiça da mesma, é o que consta no regulamento apresentado no início da temporada a todos os pilotos. Parafraseando alguém que comentou no chat do youtube, é quase como se tivesse entrado o Safety Car naquele momento, sendo que a grande diferença aqui é que todos os pilotos recomeçaram com os depósitos cheios e os pneus novos. Infelizmente são situações que acontecem, e cabe à Administração tentar precaver ao máximo no regulamento, bem como ter capacidade de decidir sob pressão e rápido.

Nos testes de largada, tivemos logo um problema de conexão, deixando um dos líderes do campeonato, o Moura, sem poder realizar a qualificação e ter que arrancar de último lugar. Viria novamente a ter problemas no arranque, tendo abandonado a corrida.

 

No qualify, foi aquilo a que já nos têm habituado: 1 segundo separou os 9 pilotos que realizaram o qualify. Edu conseguiu a sua segunda pole position com 1.53.594. A menos de 3 décimas, surgia o Telmo. Ainda no segundo 53, tivemos o Aguilar na terceira posição e o Nuno Andrade na quarta.

Uma nota também para o Zé Luís, que apesar de ter realizado o 5º melhor tempo, foi trocar os pneus, não tendo conseguido completar o primeiro sector, o que fez com que saltasse para a 9ª posição, apenas à frente do Moura.

No arranque tudo correu dentro da normalidade, destacando as ultrapassagens do Aguilar no Telmo, do Salazar no Nuno Andrade e Telmo, o que fez com que esses dois, Aguilar e Salazar, ficassem próximos e numa animada luta, permitindo ao Edu construir uma vantagem algo confortável para a corrida. Ligeiramente mais atrás no pelotão, mais uma vez uma animada luta entre o Pardal e o Rodaovento, sendo que nesta corrida contaram também com a companhia do Zé Luis, do Malagueta e do Nuno Andrade.

Na fatídica volta 14 (quando a Playstation foi abaixo), derivado de diferentes estratégias e momentos de paragem, a classificação era: Salazar, Aguilar, Edu, Rodaovento, Telmo, Malagueta, Ze Luís e Pardal. E foi assim que iniciou a mini corrida de 7 voltas, que era o que faltava para terminar a corrida.

Nesta última parte da corrida, não houve muitas trocas de posições. Excepção apenas para a desistência da corrida do Edu, e para o momento em que o Malagueta perdeu a traseira do carro na curva 2, e foi ultrapassado pelo Zé Luís e pelo Pardal.

No final desta atribulada corrida, o Carlos Salazar conseguiu a sua terceira vitória nesta temporada, conseguindo também a volta mais rápida da corrida. Aguilar conseguiu o seu terceiro pódio, desta vez no 2º lugar, e o Rodavento a estrear-se no pódio com um terceiro lugar.

As contas do campeonato desta divisão estão muito animadas, havendo uma luta aparentemente a dois pelo título, entre o Salazar e o Moura. 20 pontos atrás surge o Aguilar seguido de perto pelo Telmo e pelo Edu, que ainda terão a dizer algo nesta luta. No fim da tabela, também teremos certamente muita emoção com o Rodaovento, Ze Luis, Malagueta, Pardal e Sergio Fonseca numa acesa luta. Um destes pilotos irá descer à Divisão 2.

 

Por fim deixar uma palavra para a atitude dos pilotos para com esta situação inesperada, compreendendo e aceitando as decisões tomadas pela Administração.

 

Vê a primeira parte da Transmissão aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUYsklJZOUI

Vê a segunda parte da Transmissão aqui: https://www.youtube.com/watch?v=kvep-biOQ9k

Consulta aqui a tabela de classificação: https://www.ligagtportugal.com/campeonato/classificacao/classificacao-divisao-1/

 

 

Na segunda corrida da noite, tivemos a divisão 3, que felizmente contou com uma corrida bastante menos atribulada, mas não menos emocionante.

O qualify, trouxe mais uma pole position para o Adélio, com 1.54.316, nesta que foi a sua terceira nesta temporada. FernandoRif em segundo, João Oliveira em terceiro e o Jmiguel em quarto lugar. Foram estes os quatro únicos pilotos a conseguir escrever no segundo 54.

A corrida iniciou-se em grande estilo, com  Adélio a conseguir uma pequena vantagem que lhe permitiu fazer um primeiro stint descansado. O FernandoRif igual. Depois alguns grupos se formaram, nomeadamente o João Oliveira com o Benjasenna. Sendo que este último mal se desenvencilhou do João, partiu em perseguição ao Fernando Rif tendo conseguido aproximar-se bastante. Ligeiramente mais atrás no pelotão, um primeiro stint impressionante entre o spaceboy, o Igor Botelho, o Loucolisboa e o Sr.Castro numa contínua troca de posições.

No inicio do segundo stint, um incidente entre o Adélio e o Jmiguel fez com que ambos ficassem com dano, o que permitiu ao FernandoRif  passar para a frente e abrir uma vantagem que viria a segurar até ao final da corrida.

No final das 21 voltas, o FernandoRif levou a melhor sobre a concorrência, conseguindo assim a sua primeira vitória. O Adélio ficou em segundo lugar, beneficiando da penalização do Benjasenna no momento em que cruzou a meta, ficando com o terceiro lugar, e o João Oliveira em quarto.

Depois da análise dos incidentes de corrida, o Adélio viria a sofrer uma penalização que o fez perder a segunda posição, passando para quarto. Assim, Benjasenna ficou com o segundo lugar e o João Oliveira com o terceiro.

Destaque também para a boa corrida do Sr.Castro que depois de arrancar da 12º posição, conseguiu terminar em 8º, ganhando assim 4 posições durante a corrida, para além de uns valentes drifts que animaram as bancadas!

Olhando para a classificação, não há ainda nada 100% certo, apenas podemos constatar que o Benjasenna está em posição muito privilegiada para levar de vencida esta divisão. Contudo não se pode distrair porque tem o Fernando Rif próximo o suficiente para poder surpreender! Cerca de 40 pontos atrás e já com poucas hipóteses de lutar pelo título, temos o Adélio, o Humabelo, o Jmiguel e o João Oliveira. Destes 4 pilotos apenas um conseguirá chegar ao pódio e consequente subida de divisão! Na parte inferior da tabela, ainda nenhum dos pilotos pode respirar de alívio. Rafes, Xoinas, Igor Botelho, Loucolisboa, Sr. Castro e o Spaceboy terão que lutar pela sobrevivência. Já mais afastado temos o Willian, que terá assim a vida mais difícil para se manter nesta divisão 3.

 

Vê a transmissão aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qcb057AOx-A

Consulta a tabela de classificação aqui: https://www.ligagtportugal.com/campeonato/classificacao/classificacao-divisao-3/

 

 

 

Na quarta feira foi a vez da Divisão 4. Esta divisão tem-nos proporcionado corridas de muita emoção em todas as frentes, com diferentes lutas a acontecerem com todo o pelotão.

A qualificação trouxe-nos a 3ª pole position para  o Lopes, com 1.55.295. Pernas em segundo a cerca de meio segundo, mas com o MPereira a apenas 7 milésimas. Foram estes os 3 pilotos a conseguir rodar o segundo 55. Nota para o Dat que tinha realizado o segundo tempo (também rodando no segundo 55), mas que ao ter saído da pista e não realizado o primeiro sector, arrancaria da última posição para realizar uma espectacular corrida de recuperação.

A corrida começou em grande estilo, e o Pernas quando estava a pressionar o Lopes, na quinta curva da primeira volta, perdeu o carro e ficaria com dano total. Depois tivemos umas voltas iniciais de enorme emoção entre 5 pilotos: Looper, Darkos, Mpereira, Diogo Gomes e NaturalKuega, com múltiplas trocas de posição. O Dat e o RicMT juntaram-se a este grupo na volta 4, também para entrar nesta luta.

Nessa mesma volta 4, tivemos a maior carambola já vista nesta LGTPT. Tudo começou numa tentativa de ultrapassagem do Mpereira ao Darkos num local difícil, havendo contacto entre ambos e assim os 2 pilotos saíram de pista, mais atrás o Diogo Gomes e o Kaju apanharam com balas perdidas, tendo ficado estes 4 pilotos com graves danos nos carros.

Tivemos ainda um grande espectáculo nas voltas finais, com uma enorme luta entre o Loooper (com uma ousada estratégia de 3 paragens) com o MPereira, e também uma luta entre o RicMT e o NaturalKuega pela 3º posição.

No final da corrida, o Lopes conseguia a sua quinta vitória em 6 corridas. Dat com uma corrida do outro mundo, conseguiu a segunda posição. RicMT ficaria com a terceira posição, conseguindo assim a sua melhor prestação nesta temporada. Naturalkuega com uma grande corrida que muito o vai ajudar na classificação do campeonato, em quarto lugar. MPereira em quinto e o Loooper com uma estrondosa corrida, a conseguir o sexto lugar, perdido em cima da linha, devido a uma penalização.

Depois da analise dos incidentes da corrida, o MPereira viria a ser alvo de uma penalização de 10 segundos, viria a perder a posição que tinha ganho ao Loooper, passando assim para o 6º lugar.

Destaque para as enormes corridas do RicMT, que arrancou de 7º e terminou em 3º lugar, e também do Dat que fez a maior recuperação alguma vez vista da LGTPT, depois de arrancar de 11º conseguiu terminar em 2º lugar.

Olhando para a classificação, temos um Lopes praticamente campeão. Tem uma vantagem de cerca de 40 pontos (se descontarmos o pior resultado dos pilotos) sobre o MPereira. Bastante próximo surge o Dat, com apenas 6 pontos de diferença. Também próximos, o Pernas e o Darkos, ainda terão uma palavra a dizer sobre quem irá subir de divisão. Na metade de baixo da tabela, na luta pela permanência, temos o Bateria, o RcPm, o Naturalkuega, o Kaju e o CSBarros. As ultimas duas rondas prometem!

 

Vê aqui a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=J5P9lz9-Tao

Consulta aqui a classificação: https://www.ligagtportugal.com/campeonato/classificacao/classificacao-divisao-4/

 

 

 

Para fechar esta primeira semana, tivemos a divisão 6. Esta divisão tem proporcionado uma luta de gigantes entre o André TVR e o Carlos Bacas na frente da classificação, mas também muitas lutas por todo o grid.

A qualificação veio atestar este equilíbrio… Os 5 primeiros separados apenas por meio segundo. André TVR conseguiu a sua quarta pole position com 1.55.576. Zik1997 a conseguir a sua melhor qualificação, ficando a menos de uma décima. Carlos Bacas em terceiro a 7 milésimas, Saferreira a pouco mais de uma décima, no quarto lugar. Foram estes os únicos 4 pilotos a conseguir rodar no segundo 55.

A corrida começou e o André TVR impôs um grande ritmo conseguindo abrir uma distância bastante confortável. Fomos assistindo a uma respeitosas lutas, com o Carlos Bacas a ultrapassar o Zik1997 e o Viggy a ultrapassar também o Zik1997 e o Saferreira. Com isto o Viggy e o Carlos Bacas proporcionaram um grande espectáculo rondado bastante juntos durante o que restava no primeiro stint. Depois das paragens, os pilotos ficaram ligeiramente mais separados entre si, com destaque para os 3 pilotos da frente que colocaram um ritmo muito forte, tendo começado os pneus a fazer diferença. Novamente os pilotos Carlos Bacas e o Viggy a brindarem os espectadores com uma grande luta com múltiplas trocas de posição, tendo obviamente o André TVR beneficiado de toda esta situação. De notar ainda a luta entre os Porsches do Saferreira e do Zik1997, que rodaram muitas voltas muito próximos, com inclusive algumas trocas de posição.

No fim das 21 voltas, o André TVR conseguiu a sua 4ª vitória nesta temporada, Carlos Bacas no segundo lugar, conseguindo também a volta mais rápida da corrida. Viggy em terceiro lugar. O Zik1997, acabaria por levar a melhor sobre o saferreira, seguidos pelo Iscas, Eduardo Suiço, By Night e Mjcupluisandrade.

Olhando para a classificação do campeonato, e descartando o pior resultado de cada piloto, temos o André TVR em primeiro lugar seguido de perto pelo Carlos Bacas a 16 pontos de distância. Este dois pilotos têm assim confirmada a subida de divisão, mas ainda irão discutir entre si o titulo de campeão.

Depois temos um grupo de pilotos que vai discutir até à última, o terceiro lugar e respectiva subida de divisão: Saferreira, Zik1997, Eduardo Suiço e o Viggy. Os restantes pilotos estão já confortáveis, uma vez que com as desistências, não haverá descidas de divisão.

 

Vê aqui a transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=hj41rt8AHGw

Consulta aqui a classificação: https://www.ligagtportugal.com/campeonato/classificacao/classificacao-divisao-6/

 

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *