Resumo Semana 1 – Ronda 7 – Temporada 4

Ora então vamos aos resumos da primeira semana da ronda 7 da temporada 4 da Liga GT Portugal, em que voltámos ao Japão, mais propriamente ao circuito de Autopolis que diria ser um Mónaco mas com mais largura que devido às suas curvas encadeadas se torna difícil de ultrapassar.

 

Divisão 1

Tivemos 10 dos 12 pilotos inscritos à partida. Ausências justificadas de pcm_stj e JIM_AzoreanDIDI.

Em primeiro lugar, salientar a mudança de equipa por parte de nuno_andrade que deixou a espanhola NWS e juntou-se à PTM.

Como tem sido hábito, a qualificação da divisão 1 foi renhida e decidida já perto do final do tempo. Uma estreia na pole position, GTP_Aguilar com 1:43.464, 2º lugar PTM_Moura a menos de 1 décima e em terceiro, PTM_Edu21 com 1:43.822. Os restantes 7 pilotos ficaram dentro do segundo 44, pela seguinte ordem: PTM_Telmo_OC, VLX_JL, serfonseca, PTM_nuno_andrade, PTM_Pardal, ORO_rodaovento e PTM_Zeluis_31.

Início de corrida sem incidentes, mas rapidamente os 4 primeiros a distanciarem-se e ao fim da primeira volta já havia 1,5s entre 4º e 5º classificados. Na volta 3, VLX_JL cai para ultimo lugar após uma saída de pista, facilitando a vida ao serfonseca que começara a recuperar tempo ao PTM_Telmo_OC e na travagem para a curva 1 da volta 7 consegue ultrapassá-lo e manteve o 4º posto até ao final da prova.

Na frente a distância entre os 2 primeiros era sensivelmente de 1s e manteve-se assim durante várias voltas até que o PTM_Moura decide surpreender ao antecipar a segunda paragem nas boxes para tentar o undercut, o qual foi bem sucedido, no entanto, ao apanhar o serfonseca que ainda não tinha efectuado a 2ª paragem, é alcançado pelo GTP_Aguilar que na recta da meta não deu hipótese e recuperou o 1º lugar que o viria a manter até ao fim da corrida.

PTM_Edu21, ao efectuar a sua 2ª paragem 2 voltas após o PTM_Moura ficou bastante longe na luta pela vitória, mas isolado no último lugar do pódio.

O VLX_JL após aquele desaire na volta 3 fez uma excelente recuperação e conseguiu terminar na 5ª posição.

PTM_nuno_andrade, a 4 voltas do fim, teve uma ligeira saída de pista após tentar defender a posição contra o VLX_JL, decidiu fazer uma 3ª paragem, talvez para tentar ganhar o ponto extra da melhor volta, a terminar em 7º a apenas 83 milésimas do PTM_Pardal.

ORO_rodaovento e PTM_Zeluis_31 não tiveram uma corrida muito boa e terminaram nos lugares em que arrancaram, 9º e 10º, respectivamente.

A melhor volta foi feita pelo PTM_Moura em 1:44.058 o que lhe valeu mais um ponto.

 

Vê aqui a transmissão: https://youtu.be/3tmbJeioeeo

Consulta aqui a classificação: https://www.ligagtportugal.com/campeonato/classificacao/classificacao-divisao-1/

 

Divisão 3

Tivemos 9 dos 13 pilotos inscritos à partida. Ausências justificadas de humabelo1, ORO_IgorBotelho, loucolisboa e wbossco.

A qualificação da divisão 3 existe sempre uma diferença inferior a uma décima entre os 2 primeiros e nesta pista não foi excepção.

Benjasenna_TSM a celebrar a terceira pole da temporada com o tempo de 1:44.362 e Joao_Oliveira_21 ficou perto com 1:44.449. FernandoRif conseguiu 1:44.698 e Xx4d3lio-PTxX também a chegar ao segundo 44. Jmigueld1, spaceboyPT, rafes90 e F_Castro1959 a atingirem a marca do segundo 45, enquanto que o xoinas_TSM fez 1:46.435.

Início de corrida sem incidentes e troca de posições, mas rapidamente o pelotão se dividiu em dois grupos, ficando os 4 primeiros a lutar pela vitória e os restantes 5 pilotos a lutar pelo 5º posto, no entanto, o xoinas_TSM não viria a completar 4 voltas devido a falha de desconexão.

Com as paragens nas boxes surgiram alguns undercuts e quem mais sofreu com isso foi o Joao_Oliveira_21 que após a primeira paragem perdeu 2º lugar para o FernandoRIf e só o conseguiu ultrapassar após um erro do mesmo, mas como perdeu tempo na luta viria a perder o 2º lugar novamente após a última paragem, neste caso para o Xx4d3lio-PTxX. O momento da noite, foi mesmo a ultrapassagem do Joao_Oliveira_21 ao Xx4d3lio-PTxX na curva 11 na volta 20.

FernandoRIf após aquele erro ficou bastante atrasado e teve de se contentar com o 4º posto e com isso, entregou o campeonato ao vencedor da corrida. Benjasenna_TSM acabou por ter uma vitória sem grande pressão devido a luta que os seus adversários tiveram e tornou-se campeão ainda com uma prova por realizar!

spaceboyPT conseguiu assegurar a 5ª posição apenas na penúltima volta ao ultrapassar o Jmigueld1. 7º terminou o rafes90. O F_Castro1959 com uma estratégia de 3 paragens ainda chegou a rodar na 5ª posição, mas não viria a ser a melhor opção visto terminar na 8º lugar.

O ponto extra da melhor volta foi para o Joao_Oliveira_21 com 1:44.472.

 

Vê aqui a transmissão: https://youtu.be/1cbTzYyNyW0

Consulta aqui a classificação: https://www.ligagtportugal.com/campeonato/classificacao/classificacao-divisao-3/

 

Divisão 4

Tivemos 11 dos 13 pilotos inscritos à partida. Ausências justificadas de Adioggomes e CSBarros.

datPT_TSM conseguiu a segunda pole da temporada com 1:45.018, MPereira12 a ficar a 2 décimos e mais 3 pilotos no segundo 45, L_Darkos, bateria555 e ORO_lopescj. No segundo 46 ficaram naturalkuega, Kaju1977 e RicMT26. Em 9º e 10º arrancariam respectivamente, RcPm19 e ORO_looper que atingiram a marca no segundo 47. De último lugar iria arrancar Pernas_TSM que não pôde efectuar a qualificação devido a lag.

A corrida iniciou-se sem incidentes e logo na volta 2, ORO_lopescj conseguiu ultrapassar o bateria555 e terminou a corrida no 4º posto, posição suficiente para poder se tornar campeão!

O momento menos positivo da noite foi na volta 4 quando o bateria555 teve uma saída de pista na curva 12 e ao reentrar em pista, mesmo estando transparente, houve embate com RcPm19 e Pernas_TSM, ficando os três pilotos com dano total. Pernas_TSM acabaria por não terminar a corrida.

Na luta pela vitória, o datPT_TSM optou por fazer 3 paragens nas boxes, o que não foi favorável e terminou em 3º lugar. Já o L_Darkos fez um undercut ao MPereira12 em ambas as paragens e foi fundamental para levar a taça de 1º lugar.

RicMT26 andou em luta com o Kaju1977 e naturalkuega durante o primeiro stint, mas após isso andou isolado na 5ª posição.

Kaju1977 a fazer a sua melhor corrida da temporada a terminar em 6º lugar, bastante pressionado pelo RcPm19.

ORO_looper repetiu a estratégia da última corrida e fez 3 paragens nas boxes, conseguindo terminar em 8º à frente do naturalkuega e bateria555.

datPT_TSM conseguiu um ponto extra ao efectuar a melhor volta em 1:45.252.

 

Vê aqui a transmissão: https://youtu.be/QvYgcuO8-Tg

Consulta aqui a classificação: https://www.ligagtportugal.com/campeonato/classificacao/classificacao-divisao-4/

 

Divisão 6

Tivemos 8 dos 10 pilotos inscritos à partida. Ausências justificadas de ORO_Viiggy__ e Tio_Teixas.

Na pole position ficou Carlosbacas_TSM, com 1:44.626, o único a entrar no segundo 44. No segundo 45 ficaram três pilotos, ORO_AndreTvr, saferreira e zik1997. 5º eduardosuico a fazer 1:47.421. A 80 milésimas ficou o Iscas89. Também no 47 ficou o BY_NIGHT_PT. Do 8º posto arrancaria o Mjcupluisandrade.

Início de corrida sem incidentes, mas com o ORO_AndreTvr a pressionar bastante o Carlosbacas_TSM na primeira curva e foi a primeira volta sempre assim, depois o líder a conseguir distanciar-se ligeiramente, ficando a salvo até à paragem nas boxes.

Na travagem para a curva 1 na volta 2, zik1997 a não conseguir evitar um toque na traseira do saferreira, felizmente sem danos, devido a ter sido um pouco apertado pelo mesmo e travar com as rodas esquerdas na relva o que originou saída de pista. A partir desse momento o zik1997 ficou com lag e viria a perder a ligação.

ORO_AndreTvr conseguiu fazer o undercut ao Carlosbacas_TSM, mas na volta seguinte o dono da pole position voltou a recuperar a liderança e não mais a perdeu.

O ponto extra da melhor volta foi para saferreira ao efectuar 1:45.264 que viria a terminar no último lugar do pódio.

Praticamente isolados durante toda a corrida, eduardosuico e Iscas89 terminaram a corrida em 4º e 5º respectivamente.

Em 6º e 7º ficaram o BY_NIGHT_PT e Mjcupluisandrade que andaram bastantes entretidos durante toda a corrida quer dentro como fora de pista, mas de louvar terem chegado até ao fim de uma prova tão exigente.

 

Vê aqui a transmissão: https://youtu.be/FwAuNaYM1sY

Consulta aqui a classificação: https://www.ligagtportugal.com/campeonato/classificacao/classificacao-divisao-6/

 

 

by Márcio “Bagacinho” Gomes

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *