Temporada 6 – Decisões – Divisões

Entramos na fase final da temporada 6 da Liga GT Portugal, mais propriamente na última ronda. Tirando a Divisão 3-A onde já foi encontrado o campeão, imJConcepts, tudo ainda está por decidir, quer seja no topo da classificação, quer seja na parte de baixo da mesma.

Como é sabido, a pontuação no final do campeonato sofrerá a alteração de ser retirado o pior resultado, caso o piloto nunca tenha faltado a uma corrida, e é com base nessa classificação que iremos enumerar os vários pontos de interesse de cada divisão para esta última prova.

Colocaremos uma imagem com uma comparação entre as duas tabelas classificativas, onde:
Total Actual = Pontuação sem Descarte e Total Real = Pontuação com Descarte.

DIVISÃO 1 (3 últimos descem de divisão)
Titulo:
É uma luta a dois. Edu tem neste momento vantagem de 7 pontos e também mais vitórias que o Aguilar. Isto significa que o Aguilar precisa de fazer mais 8 pontos que o Edu nesta última corrida. Uma coisa é garantida: não lhes fogem os 2 primeiros lugares.

Pódio:
Olhando para o pódio temos ainda 4 pilotos com hipóteses matemáticas, sendo que para um deles, o Azorean, são hipóteses muito remotas.
Neste momento, temos Salazar com 106, Morrison com 103, Moura 101 e o Azorean com 92.
Vamos certamente assistir a uma luta entre os 3 pilotos pois existe um gap de apenas 5 pontos entre os três.

Manutenção:
Aqui as contas voltam a ficar animadas. Matematicamente, todos os restantes pilotos ainda podem descer, contudo há alguns que já estão mais tranquilos, ou por já estarem quase “safos” ou porque já não há muito a fazer.
Por um lado temos o Rodaovento e o Nuno que com 56 e 48 pontos respectivamente, não deverão ver a manutenção em risco, uma vez que para isso não acontecer teria que acontecer algo atípico e que nunca vimos acontecer nesta temporada.
Pelo outro lado, temos o Rif e o Pardal que apesar de ainda não ser matemático, parece ser quase inevitável a descida. Teriam que ganhar 13 e 14 pontos respectivamente aos rivais directos, o que parece uma montanha enorme para escalar.
Assim, sobram 4 pilotos que lutam para evitar a vaga que falta preencher na descida para a Divisão 2.
Gui 42 pontos, Zé Luis 39, Mocho 37 e Benja 36 pontos.
Estes 4 pilotos estarão claramente numa corrida dentro da própria corrida, pois com excepção para o Gui que tem uma “folguinha”, para os outros 3 basicamente será a posição da última corrida a decidir o seu destino.

 

DIVISÃO 2 (3 primeiros sobem de divisão e 4 últimos descem de divisão)
Titulo:
À semelhança da Divisão 1, também aqui temos apenas 2 pilotos com hipóteses de chegar ao titulo: Os Primos Oliveiras.
Flávio parte com algum conforto, pois com 132 pontos tem 15 pontos de avanço sobre o João. Isso significa que o Flavio precisará, na pior das hipóteses, de um P6 nesta ultima corrida para garantir o titulo.

Pódio:
Na luta pelo pódio, ou seja, para os restantes 2 lugares, temos bastante animação. 4 pilotos partem ainda com essa hipótese.
O João, parte em vantagem com 117 pontos, e tem assim uma folga de 16 pontos para a concorrência. Um P7 seria suficiente para garantir o P2, sendo que precisa de ganhar para ainda sonhar com o titulo.
No entanto, para o último lugar do pódio, temos 3 pilotos na luta: Pernas 101 pontos, Lopes 98 pontos e jmiguel 91 pontos.
O jmiguel terá que aliar um bom resultado e esperar que os outros 2 adversários tenham um resultado menos positivo. Precisa de ganhar 10 pontos ao Pernas.
Entre os outros 2 será uma luta muito acessa que muito provavelmente será decidida pela posição na ultima corrida.

Manutenção:
Mais uma vez, também no fim da tabela temos ainda algumas coisas por decidir.
2 Pilotos já têm o seu destino traçado: o Leonel Coelho e o Brandoino irão descer para a Divisão 3.
Depois temos 5 pilotos que apenas saberão o seu futuro no final da última corrida.
Adélio 60 pontos, Seven 55 pontos, André CN 48 pontos, Tiago Almeida 47 pontos e Bagacinho 41 pontos.
Adélio e Seven ligeiramente mais descansados, mas sem conseguirem estar 100% tranquilos, no entanto, assistiremos a uma enorme luta pela manutenção.

 

DIVISÃO 3-A (2 primeiros sobem de divisão e 4 últimos descem de divisão)
Titulo:
Já está atribuído! Concepts é o grande campeão e irá para a Divisão 2!

Subida de Divisão:
Vamos assistir a uma luta a dois pela vaga que dá acesso à Divisão 2: Sacoto com 118 pontos e Laureano com 105 pontos.
Resumidamente, o Laureano terá que ganhar 16 pontos ao Sacoto.

Manutenção:
7 pilotos precisam ainda da última corrida para garantir a permanência da Divisão 3.
Rafes 51 pontos, Osorio 50 pontos, Edincrivel 48 pontos, Ze Matador 42 pontos, Spaceboy 37 pontos, Dave 33 pontos e jpankimi com 28 pontos.
Spaceboy, Dave e Jpankimi aparentemente com a vida mais complicada a precisarem de recuperar 11, 15 e 20 pontos respectivamente, em relação ao piloto que está logo em cima da linha de água.
O Ze Matador parece ser o piloto que apresenta hipóteses mais reais de lutar pela manutenção. Precisa de recuperar apenas 7 pontos face ao piloto que está imediatamente à sua frente.

 

DIVISAO 3-B (2 primeiros sobem de divisão e 4 últimos descem de divisão)
Titulo:
2 Pilotos ainda com reais possibilidades de chegar ao titulo.
Sniper 124 pontos e Toni 118 pontos.
Resumidamente o Toni precisa de recuperar 7 pontos face ao Sniper para conseguir ser campeão, ou seja:

Subida de divisão:
Para a subida de divisão, o Sniper está garantido na divisão 2!
O Toni também está praticamente garantido, sendo que para não acontecer, precisa de perder 19 pontos para o Bruno.

Manutenção:
Pela manutenção vai haver uma luta interessante, onde também 7 pilotos não estão ainda garantidos.
Pirulito 52 pontos, Sr Castro 41 pontos, rjsc 40 pontos, xoinas 40 pontos, humabelo 38 pontos, Looper 29 pontos e Igor Botelho 17 pontos.
O Pirulito está algo tranquilo, pois precisaria de perder 14 pontos para o piloto que está no primeiro lugar de descida.
Por outro lado, o Igor estará praticamente arredado da luta, pois apesar de apenas ter feito as 2 primeiras corridas, precisaria de recuperar 23 pontos ao primeiro piloto em cima da linha de água.
O Looper precisa de recuperar 11 pontos face ao piloto que está acima da linha de água, o que face ao que tem sido esta temporada poderá ser complicado.
Em relação ao último lugar de descida: Sr Castro, rjsc, xoinas e humabelo estão separados por 3 pontos. Fica aqui a incerteza da presença do rjsc na última corrida (faltou às 2 últimas). Caso não apareça, ficará ele com o último lugar de descida de divisão.
Caso apareça será o resultado da última corrida a definir o destino destes 4 pilotos. Uma corrida, dentro da própria corrida.

 

Texto de Tiago Almeida.

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *