Temporada 7 – Ronda 1 – Entrevistas Semana 1

 

Divisão Veteranos – F_Castro1959

P- Parabéns pela tua pole na primeira corrida da temporada e pelo terceiro lugar. Tinhas definido para ti mesmo que para começar em grande, terias que sair da pole?
R- Para começar bem sabia que tinha de dar tudo. A pole até me surpreendeu, ajudou-me a fugir um pouco e com isso ter hipóteses de uma boa classificação.

 

P- Andaste muito tempo na luta pelos lugares cimeiros acabando por ficares várias vezes na primeira posição. Podes falar-nos dessas lutas?
R- Foram lutas muito interessantes com troca de posições com Ccortega, BoPRui e Pirulito grandes lutas.

 

P- Na saída para o terceiro stint colocaste pneus médios enquanto que o primeiro e segundo classificado estavam a rodar com soft. Estavas confiante no teu andamento com os pneus médios ou era tua estratégia subir mais uma posição com a ida à box do Pirulito71-_-4R para trocar para médios?
R- Estava até bastante confiante mas não correu muito bem mesmo assim fui até ao fim. Podia ter feito melhor neste stint. Parabéns ao Ccortega. Irão com certeza haver boas lutas.

 

P- Finda a corrida e depois de fazeres a tua análise, que alterações farias na tua corrida para conseguires um melhor resultado? Terias mudado alguma coisa na tua estratégia?
R- Claro faria 3º stint de soft e última volta metia médios.

P- Qual a antevisão que fazes da próxima ronda em La Sarthe com o Mazda787B? Achas um combo interessante? Quais serão os teus maiores desafios?
R- Em La Sarthe é muita velocidade. Tenho poucos kms em Gr 1. De qualquer maneira vou deixar tudo em pista. Contem comigo.

 

Divisão 3-A – UFT_DIOGOTYPER

P- Muitos parabéns pela tua pole position. Qual a sensação de começar um campeonato desta maneira? Dá alguma motivação extra?
R- Muito obrigado pelos parabéns desde já, claro que sim acaba por motivar mais o piloto a puxar por si para obter melhores resultados.

P- Tiveste praticamente toda a corrida numa bonita luta com o PTM_JL, terminando assim a tua prova em segundo lugar. Quando o viste a ganhar penalização, pensaste que a corrida já estava ganha?
R- Não porque a distância que o JL vinha mesmo tirando a penalização se mantivesse o pace como ele o fez nada estava ganho e também ele geriu muito bem o consumo de combustível iria sempre ter alguma vantagem pois eu tinha começado no início de prova a apertar um bocado para quebrar o cone.

P- No teu segundo stint, sais à frente dele, mas no terceiro ele acabou por te ultrapassar. O que achas que poderias ter feito para levares o primeiro lugar até ao fim?
R- Poderia ter poupado mais para não ter que meter tanto combustível e depois acabei por cometer o erro de ter metido combustível a mais, mas mesmo assim ia ser renhido pois o Piloto JL é um piloto muito forte.

P- Quando param para calçar os pneus médios na volta 22, vimos que tinhas bem mais combustível. Andaste a poupar durante a corrida com receio de não chegar ou acabaste por colocar mais numa das tuas paragens? Pensas que isso te ajudou a não ganhar a prova?
R- Sim acabei por cometer o erro de meter mais combustível e então acabei por perder um bom tempo nas boxes e depois tentei igualar ao ir ao mesmo tempo do que o JL à box mas devia ter ficado mais uma volta fora porque talvez tivesse saído colado a ele.

P- Finalizada a corrida, o que nos tens a dizer sobre este combo? Agradou-te o Porsche neste circuito?
R- Gostei porque estou muito habituado ao comportamento do porsche em curva e esta pista acaba por ser um bocado técnica e obriga os pilotos a fazerem a travagem diferente é uma abordagem diferente às curvas, mas no geral gostei muito.

P- Na próxima ronda, tu e os teus adversários irão até La Sarthe com o Mazda787B. O que nos tens a dizer sobre este combo? Já tiveste tempo de treinar e com isso dizer-nos que dificuldades esperas encontrar?
R- Vai ser uma pista um bocado difícil pois ao mínimo erro recebes penalização e o carro também não vai ser fácil pois é um carro com bastante força, mas com treino tudo vai ao sítio.

 

Divisão 4-A – ORT_Neospora

P- Parabéns pela tua estreia e pelo teu fantástico tempo de qualificação. Esperavas alcançar a pole na tua corrida de estreia?
R- Olá boa tarde! Antes de responder um muito obrigado pela oportunidade de competir na Liga GT Portugal, parabéns à estrutura e à direção pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo destes anos. Um grande abraço também ao Joel e a malta toda da equipa Overboost Racing Team que se entre ajuda e tornou a experiência de jogar online espetacular!
Sim, estava à espera de conseguir a pole. Nos treinos online consegui fazer 1.53.05 e tinha o optimal em 52.8. No torneio “Road to Nordscheiffle” notei que no dia de corrida conseguia sempre ir um pouco mais rápido que nos treinos online e tinha o objetivo de chegar ao 52, mas, é sempre bom sonhar!

 

P- Tiveste um excelente arranque e imprimiste uma boa velocidade no primeiro terço da corrida. Estavas a dar tudo por tudo e querias arrumar o assunto rapidamente?
R- Sim, sinto-me muito mais confortável a rodar à frente. Vi que o falcaox7 e o R_Filipe_ tiveram um mau arranque e tentei desde início de imprimir um bom ritmo no minuto .55 baixo. Estava tudo a correr bem, mas como bem disseste, a partir do 1/3 estava roto.

 

P- Após a primeira paragem nas boxes, o falcaox7 começou a aproximar-se cada vez mais de ti acabando por te ultrapassar na volta 11. Acusaste a pressão de estar em primeiro ou ao veres que o falcaox7 estava a aproximar-se foste cometendo pequenos erros?
R- O dia da corrida bateu certinho no dia de mudança de casa e passei-o todo a carregar móveis. Montei a PS4 e o volante à pressa e comprei uma broadband portátil só para fazer a corrida. Uma hora depois de aquecer para a corrida, o meu acelerador estava a falhar (parece que é um problema comum no G29). Tive que desmontar aquilo em 30 min e rezar para que o WD40 com que enchi os contactos resultasse e olha, resultou! Mas doíam-me as costas, as mãos, estava a suar imenso e sabem quando há sempre ali qualquer coisa que está mal? Ou e a cadeira que se mexe, ou os pés que não estão simétricos com o volante ou o ecrã que não está na altura certa…. Mas isto são desculpas, a verdade é que o Falcaox7 e R_Filipe_ estiveram muito bem, muito constantes. Tinham tácitas diferentes e melhores que a minha por isso estão de parabéns! A seguir à minha primeira paragem o meu objetivo era rodar em 54’5/6 com o depósito mais leve, mas na curva 5 estava constantemente, volta após volta a perder 4/5 décimos para o Falcaox7. E claro, quando ao piloto que persegue lhe “cheira a sangue”, fica ainda mais motivado, concentrado e mais rápido. Após 3 voltas decidi abrandar quando o gap baixou para 1.6 segundos, fazer short shift e deixar o falcaox7 passar para seguir atrás dele e tentar poupar o mais possível para no terceiro stint sair a frente dele nas boxes e dar o máximo. No entanto, o falcaox7 abriu um gap incrível na última curva (não me lembro da volta) e conseguiu abrir .7 para mim, game over. Sem splitstream e desmoralizado mudei de táctica.

 

P- Quando trocaste para médios, o teu ritmo reduziu significativamente, acabando por te distanciares do falcaox7 e do R_Filipe_. Sentiste-te confortável com os pneus de composto médio?
R- Sim. No seguimento do que disse na pergunta anterior, decidi entrar na box e usar os médios durante uma volta para depois meter soft e puxar ao máximo nas últimas 8 voltas, visto que o Falcaox7 colocou soft e pensava que o R_Filipe também tinha colocado soft tendo assim que parar para pôr médios. Assim tinha pista livre a frente e tava na minha Comfort zone. Mas esqueci-me de entrar na box após a primeira volta de médios e a partir daí fiquei ainda mais desmoralizado. Ainda tentei apanhar o R_Filipe_ mas aquela curva 5…. Nunca batia certo.

 

P- Numa análise geral da corrida, o que achas que fez com que não conseguisses acabar no primeiro lugar do pódio? Terias mudado algum pormenor na tua estratégia ou até mesmo na tua condução?
R- Houve fatores externos ao jogo que me impediram o foco completo na corrida. Nada batia certo e logo na qualificação vi que não era o meu dia, em 12 minutos só fiz uma volta decente em 53.3. Tenho que evoluir muito na componente táctica do jogo, na poupança de pneu, combustível, parar de olhar para o canto superior esquerdo e ver se estou ou não a ganhar tempo a cada 3 segundos! São precisas muitas horas de jogo e muito experiência para ser o melhor em todos as corridas e sessões, para dominar uma liga e ser Campeão. Consistência a nível de corrida, campeonato, pista são o meu objetivo principal com gestão de combustível logo a seguir. Mas por mim, todas as corridas deviam ser feitas sem consumo e desgaste!
Estou muito impressionado com o nível de condução na minha divisão, não vão ser favas contadas para ninguém e promete ser uma edição épica, não só na minha divisão como nas restantes. Isso dá-te ainda mais motivação para melhorares e ser o mais rápido!

P- Na próxima ronda estaremos no mítico circuito de La Sarthe com o Mazda 787B. Consegues fazer-nos uma antevisão do que esperas encontrar?
R- Felizmente vou estar de férias nessa semana, já la vão 7 mezinhos sem sair da rotina casa-trabalho e faço um ano de casado com a Cathy! La Sarte e Gr.1 e um combo incrível com o qual me sinto muito confortável e corri lá na meia final do torneio com Red Bull Competition. Tenho muita pena de não conseguir, mas vou tentar falar com vocês para saber se há algo a fazer. Ou, tentar meter a PS4 e o volante na mala de viagem sem a minha esposa ver! XD
Muito obrigado pela oportunidade e boa sorte a todos os pilotos para esta época!

 

Divisão 2 – imJConcepts

P- Parabéns pela tua pole, primeiro lugar e volta mais rápida. Não haveria melhor maneira de começar esta temporada. Como te sentes em relação ao teu resultado? Fruto de muito treino?
R- Obrigado ️ É verdade, não havia mesmo melhor forma de começar, voltei a inaugurar os tripletes como na época passada. Fruto de algum treino como é óbvio, principalmente no dia de corrida, treinei bastante qualify apesar de depois não ter conseguido uma volta limpa quando já era a doer 😅

 

P- Desde cedo na corrida que imprimiste a tua velocidade, distanciando-te rapidamente dos teus adversários. Achaste que irias ter uma corrida tranquila ou esperavas que alguma das estratégias dos teus adversários trouxesse um momento de maior tensão?
R- Apercebi me que o Toni e o FernandoRif tinham levado um toque o que juntou mais o pelotão atrás para as primeiras curvas, e apertei logo durante a primeira volta… Fugindo ao cone, apenas controlei o tempo para fazer a mesma poupança que o pessoal atrás e foi isso que fiz, evitar os mini-erros e controlar o pace… Sabia que nenhuma estratégia diferente seria o suficiente para me ultrapassar nas boxes, com o avanço das 2 primeiras voltas, foi só evitar os erros.

 

P- Apesar do teu bom resultado, tiveste por duas vezes penalização de 0,5s no mesmo sítio da mesma chicane. Estavas a explorar alguma forma de fazer um tempo melhor ainda ou tiveste momentos de relaxamento por veres os teus adversários tão longe?
R- Aquela zona da pista é bastante fácil ganhar penalização e qualquer distração naquela zona resulta nisso, e foi o que aconteceu…. Felizmente também estudei a melhor forma de tirar essa mesma penalização, e perdi o menor tempo possível.

P- Como bem sabes, a próxima ronda será no circuito de La Sarthe com o Mazda787B. Dada a tua experiência, o que nos tens a dizer sobre este combo? Prevês outra corrida fácil, como esta da primeira ronda?
R- Gosto do circuito e da categoria, mas não sou fã desses carro… Espero que ninguém na D2 tenha shifter, porque vai ser uma vantagem monstra haha… Quanto à minha corrida, ainda não sei se vou participar, só vou saber mesmo durante a semana, mas acredito que vá ser uma prova mais disputada, mais penalizações que vão atrasar os pilotos que estão a arriscar tudo, também o cone vai ser bastante importante nas retas tanto em corrida como em qualify… Vai ser uma corrida muito gira de se ver sem dúvida 💪🏻

 

Divisão 4-B – diogo_tropa

P- Parabéns pela tua pole. Foi fruto de muito treino ou houve aquela estrelinha que te guiou?
R- Treinei bastante juntamente com os meus companheiros de equipa e também foi graças a eles que consegui tornar-me mais rápido em qualificação, algo que até aqui era um dos meus pontos a melhorar e continuar a ser!

 

P- Estando dois pilotos da TSM atrás de ti no arranque da corrida, pensaste que eles poderiam adoptar uma estratégia de forma a colocar-te pressão para chegarem mais facilmente à primeira posição?
R- Em relação aos 2 pilotos da TSM não tava preocupado com eles visto que não fazia parte da minha estratégia rodar na frente do pelotão de modo a poupar o máximo combustível possível para preparar o resto da corrida

 

P- Pelo que se viu fizeste um bom arranque, mas o Tomate_TSM conseguiu sair melhor e tiveste que te defender na entrada para a primeira curva. Consegues contar-nos o que não correu tão bem?
R- Sinceramente sai mal devido a ter tirado muito o pé do acelerador e o carro ter feito poço de potência, por consequência dei me no meio dos dois pilotos da Tsm, tentei travar mais tarde devido a não ser uma curva larga onde caibam 3 carros, e desde já agradeço a ambos terem aberto o meio para passar porque foi uma ação mal calculada.

 

P- Foste ultrapassado ainda na primeira volta pelo Berna_TSM. Na volta 7 vais à box, mas a tua saída não foi a melhor. Tentaste aproximar rapidamente do Berna_TSM, mas acabaste por te despistar e ficaste com dano. Achas que foi a pressão de querer voltar ao primeiro lugar ou simplesmente não contaste com a falta de aderência do Porsche com os pneus frios?
R- O que ocorreu na entrada para o 2 stint foi que sai demasiado em aceleração e não consegui evitar o despiste, os pneus frios também não ajudaram mas não foi por ai.

P- Com a tua ida forçada às boxes para reparar os danos, conseguiste terminar a corrida na segunda posição, havendo um espectáculo emocionante entre ti, Tomate_TSM e TOR_JoaoSabino7, em que os lugares eram imprevisíveis. Esperavas sair vitorioso desta luta final e ainda assim acabar em segundo lugar?
R- Depois do erro tentei dar o máximo devido a sentir-me bastante confiante tanto na pista, como com o carro, impus o meu ritmo e tentei chegar aos da frente conseguindo e a partir dai foi o que se viu na transmissão, uma luta a 3 que poderia ser a 4 não fosse a saída de pista do meu companheiro de equipa, acho eu provocada por parte do sabino que modéstia opinião teve demasiado agressivo em algumas lutas por posição. De resto tentei me defender do tomate que vinha com grande andamento!

P- A próxima corrida é em La Sarthe com o Mazda 787B. Já tiveste a oportunidade de treinar? Que desafios esperas encontrar?
R- Ainda não treinei para a próxima ronda mas penso que o maior desafio será mesmo o carro. De resto espero uma corrida bastante equilibrada devido aos pilotos muitos fortes presentes nesta série!

 

Entrevistas realizadas por Chaz_PT!