Temporada 7 – Ronda 2 – Entrevistas Semana 1

 

Divisão Veteranos – Pirulito71-_-4R

P- Muitos parabéns pela vitória. Após uma qualificação não tão bem conseguida, acreditavas que era possível ganhar esta corrida?

R- Obrigado! Sim, acreditava que era possível discutir a vitória, sempre me dei bem em La Sarthe. Sinceramente, não estava muito preocupado com a qualificação, neste combo a posição de partida não é muito relevante. Aliás fiz a qualificação em médios (pensava que só assim conseguia arrancar em médios para o 1.º stint, afinal parece que não é bem assim…).

 

P- Decidiste começar a corrida com pneus médios, acabando por fazeres apenas uma volta com eles. Pensas que o teu sucesso nesta corrida foi fruto desta jogada estratégica?

R- Sim, esta estratégia foi importante e contribuiu para o resultado. A primeira volta em La Sarthe é sempre caótica. A probabilidade de sofrermos um incidente com dano é altíssima. Por outro lado, é uma volta na qual se perde muito tempo. Daí ter optado por fazê-la em médios. Na 1.ª volta só queria estar longe de tudo e de todos, com cautela máxima. A verdade é que arranquei na P6 e em Arnage já ia na P3. Este mini-stint de médios na 1.ª volta correu na perfeição e ajudou à festa final.

P- Após a primeira volta, que é sempre um pouco confusa neste combo, começaste a tua progressiva ascensão a 10 segundos do líder, começando por ultrapassar o CDBT_TrazSopa na volta 4 e o Zeus19_PT na volta 5. Como foram estas duas lutas que te permitiram ficar provisoriamente em segundo lugar, a 6 segundos do líder?

R- Neste 2.º stint optei por manter a postura de cautela. Pela classificação, vi que o Cortega tinha tido problemas na 1.ª volta (com pena, estava com um andamento muito forte e teria certamente lutado pela vitória) e, como tal, mantive-me atrás do César (Sopa) e do Marco (Zeus) pacientemente. Sendo que os passei quando eles levantaram o pé para tirar penalizações (o César antes da Mulsanne e o Marco antes das Chicanes Ford). São dois pilotos fantásticos, com muito fairplay, é sempre um prazer rolar com eles.

 

P- Viste-te em segundo lugar, começaste em modo “prego a fundo” e passaste a jogar o “caça ao Jorge54_TSM”. Pensaste que seria fácil por teres menos desgaste nos teus pneus ou treinaste imenso para esta corrida, o que te deu imensa confiança, acabando assim com 32 segundos de avanço sobre o segundo classificado?  

R- A caça ao amigo Jorge não foi feita com a faca nos dentes. Antes pelo contrário. Eu já tinha calçado os médios e ele não. Logo, sabia que estava em posição de vantagem. Decidi que não valeria a pena correr riscos, os erros em La Sarthe pagam-se muito caros! Deixei-me ir no meu ritmo, sem abusar e tentando manter concentração máxima. Aqui, sim, aconteceu uma “verdadeira” ultrapassagem. 

Duas notas:

  1. As nossas melhores voltas foram feitas a 3.22… em qualquer uma das divisões dos putos, tínhamos sido trucidados! 
  2. Uma palavra aos meus companheiros de luta na 4Racing, com 4 carros nas 6 primeiras posições (Cortega P3, Marco “Zeus” P4 e Ricardo “SalM” P6), foi espectacular para a equipa!

 

P- Próxima corrida iremos até Spa-Francorchamps com o Honda Raybrig NSX. Que nos tens sobre este combo?

R- Nem sei bem o que diga… estes GT500 japoneses sempre foram um mistério para mim. Por vezes adapto-me bem aos combos, outras vezes é um desastre. Já rolei umas voltas com o César e com o Rui (BoP), sinto-me bem com o automóvel, mas não tenho ideia do meu andamento em termos comparativos com o resto da malta. Desconfio que vai ser a prova de afirmação do Castro… desde que tenha juízo!

Forte abraço a todos os companheiros que abraçaram este projecto dos Veteranos, tem sido um enorme prazer conviver e competir convosco!

 

Divisão 3-A – corrida adiada

 

Divisão 4-A – falcaox7

P- Antes de mais parabéns pelo teu triplet. Começando pela qualificação, que tempo de falcão. Abriste as asas, apanhaste vento de cauda e lá foste tu… 3:17.548. A que se deve este tempo espectacular?

R- Obrigado pela felicitação do triplete. É verdade que correu bastante bem desde a qualificação até à corrida. Este tempo deve-se a algum treino e à grande ajuda do pessoal do Cantinho da Ti Bilete que para além de serem grandes pilotos, estão sempre dispostos a ajudar. Tenho sorte em estar numa equipa/família assim.

 

P- Arrancaste muito bem, mas tinhas o R_Filipe_ bem atrás de ti que acabou por te ultrapassar ainda na primeira volta. Uma volta depois ele apanha penalização de 1,5s e tu voltas a assumir a liderança. Visto que ias deixar o segundo classificado fora do cone, pensaste que a corrida já estava ganha?

R- A minha ideia era deixar o R_Filipe passar na segunda grande recta, tanto que nem defendi, e depois ser eu a atacar na terceira e fazer os últimos dois sectores na liderança. No entanto, não correu assim tão bem que ele acabou por fugir pois é muito rápido e deixei de apanhar o cone. Nunca penso que uma corrida está ganha até passar a meta pois basta um momento de desconcentração para deitar tudo a perder, ainda para mais com este combo. Facilmente saímos de pista após uma travagem falhada e ficar com dano ou uma penalização para a prova dar uma grande reviravolta. Ainda para mais quando temos alguém com o andamento do R_Filipe a morder-nos os calcanhares e a colocar um ritmo altíssimo, simplesmente não pude descansar um momento.

 

P- Na tua primeira paragem na box, passaste para segundo lugar. Por algum momento pensaste que a estratégia que tinhas delineada para esta corrida te tramou ou estavas verdadeiramente confiante nela, bem como no teu andamento?

R- Eu treinei as duas estratégias, tanto a que eu usei como a que o R_Filipe usou, e sabia que iria ficar a minha frente alguns instantes até fazer a paragem, depois se tudo corresse bem voltaria à liderança. O problema vinha a seguir pois ele colocou médios e já não iria parar e eu ainda tinha de parar uma vez. Tive de puxar para criar um distanciamento de pelo menos 12 segundos para sair a frente dele, felizmente tinha 16 e saí para a última volta com 4 segundos de vantagem.

 

P- Velocidade imensa, downforce e mais downforce, condução mais atenta… sentiste-te mais confortável com este combo? Gr1 é uma das tuas categorias favoritas ou preferes carros mais lentos e ao estilo GT?

R- Esta foi a minha primeira prova com Gr1 e raramente tinha pilotado um carro assim como também raramente joguei nesta pista e estava extremamente desconfortável quando peguei pela primeira vez neste combo.  A primeira semana de treinos foi miserável, depois lá comecei a atinar com o carro e no dia da prova já estava confortável. As minhas categorias favoritas são Gr4 e Gr3, por aí dá para perceber o quanto eu “gostei” deste combo 😅

 

P- Como bem sabes, a próxima ronda será em Spa-Francorchamps com o Honda Raybrig NSX. Bem como esta que acabou, será também desafiante. Concordas ou pensas que será um SPAsseio?

R- Nunca é um passeio, quem vai com essa mentalidade raramente ganha. Conheço bastante bem a pista, mas não conheço o carro, esperemos que corra bem como tem corrido até aqui. Tenho a certeza que irá ser desafiante.

 

Divisão 2 – Pernas_TSM

P- Que excelente vitória. Fazendo um terceiro lugar na qualificação, continuavas confiante de que conseguirias arrancar o primeiro lugar no final desta corrida? 

R- A qualificação não foi boa, mas também não foi má, sabia que poderia ter um bom ritmo de corrida, mas também sabia que os dois pilotos da frente estariam fortes por isso nunca me passou pela cabeça que poderia arrancar esta vitória. Corridas são assim mesmo e tive sorte em ser o beneficiado com a partida que a net pregou ao Rui. O Laureano também esteve muito bem e tive que suar para manter o primeiro lugar e conseguir esta vitória.

 

P- Tiveste um início de corrida muito intenso, com muitas trocas de lugar entre ti, imJConcepts e LPS_LAUREANO25. Que nos tens a dizer sobre estas lutas espectaculares?

R- Fizemos os 3 um bom arranque e felizmente passámos a primeira curva sem dano, conseguimos assim fugir um pouco dos pilotos mais atrás. Depois disso, foi uma luta saudável entre os três, mas alguns erros iam fazendo com que fossemos trocando de posições. Após o azar do Rui quando ele já fugia na frente e a paragem do Laureano fez com que essas lutas acabassem.

 

P- Na volta 6, após a saída da sala do imJConcepts que estava com 3 segundos de avanço sobre ti, bem como o avanço de 3 segundos sobre o LPS_LAUREANO25, acreditaste que já tinhas a corrida ganha e que bastava fazeres uma boa gestão para levares o carro inteiro até ao fim?

R- Nunca, sabia que ia ser difícil e que o Laureano ia estar muito forte na parte final com os suaves por isso tentei usar os meus suaves o máximo possível sem cometer erros para parar apenas uma vez. No fim deu resultado.

 

P- Após esta corrida frenética, que nos tens a dizer sobre este combo? Esta categoria de Gr1 é uma das tuas favoritas ou o que te interessa é que possas conduzir, seja que categoria for?

R- Não posso dizer que é das minhas preferidas, mas gostei bastante até porque sou fã da pista. Acho que dão corridas brutais com uma adrenalina que não se sente com outros carros. Na minha opinião é a repetir.

 

P- Spa-Francorchamps e Honda Raybrig NSX. Que nos podes dizer sobre este combo? Prevês uma corrida fácil ou prevês encontrar dificuldades?

R- Na minha opinião este combo deverá ser muito bom, pois mais uma vez teremos corridas onde tudo passará muito rápido. Fácil?? Nunca. Com o nível que todas as divisões apresentam não haverá corridas fáceis e está não será excepção.

 

Divisão 4-B – TOR_JoaoSabino7

P- Muitos parabéns pela tua vitória. Após conseguires apenas um quinto lugar na qualificação, esperavas sair vitorioso desta corrida?

R- Em primeiro lugar quero agradecer a toda a minha equipa e companheiros que treinaram comigo e que me apoiaram porque sem eles estes resultados seriam impossíveis. Agora sobre a tua pergunta, a qualificação não me correu nada bem, nos treinos andava a fazer tempos no segundo 16. Acredito que foram os nervos que me atrapalharam um bocado. Mas respirei fundo e sabia que tinha andamento para a vitória.  Tinha confiança em mim e isso ajudou-me imenso.

 

P- Um início bastante atribulado não? Sais no meio da confusão, que neste circuito não é fácil, ainda perdes duas posições, no início da primeira recta assumes a terceira posição. Podes contar-nos como tudo aconteceu? 

R- No início da prova eu só queria sair das primeiras curvas sem dano, era o que me preocupava mais. Mas tentei ter o máximo cuidado possível e deu resultado. Depois o TiagoBull e o Berna apanharam penalização na 4/5 curva acho eu e eu na reta aproveitei para subir até ao 3º lugar. Depois só pensava em não perder o comboio dos 2 da frente que já iam com uma pequena distância.

 

P- Quando sais da box na volta 7, sais atrás do Berna_TSM com pneus mais gastos, e bem coladinho a ele, conseguindo com isso andar no cone de ar. Foi uma grande ajuda para chegares mais perto do Di_SENNA_?

R- Eu sabia que ia sair atrás do Berna_TSM mas também como já disse há pouco sabia que tinha um andamento muito forte. O meu objectivo era perder o mínimo de tempo possível atrás dele. Não vejo que tenha sido uma ajuda para chegar ao DI_SENNA_ porque o Berna_TSM estava com piores pneus e naquela situação ele só me estava a fazer perder tempo. Mas felizmente consegui ultrapassar o Berna rápido.

 

P- Estiveste por momentos em primeiro lugar, mas cometeste um erro e quase perdias o controlo do carro. Foi muita a pressão de estar em primeiro lugar ou estavas a dar tudo por tudo para te afastares do teu adversário?

R- Antes desse erro eu já estava há umas voltas atrás do DI_SENNA_ e na altura eu não o queria passar, estava confortável atrás e sabia que assim que aumentasse o ritmo que o iria passar. Mas o DI_SENNA_ teve um erro na primeira curva e eu aproveitei claro. Depois o erro foi simplesmente tirar uma mudança a mais e a velocidade que vamos naquela curva é receita para o desastre, mas felizmente tive mãozinhas para agarrar o Mazda e consegui manter-me mesmo atrás do DI_SENNA_.

 

P- Finda esta corrida, que nos tens a dizer sobre este combo? Estás habituado a este tipo de condução?

R- Sobre este combo só te tenho a dizer que fiquei muito surpreendido. No primeiro dia que conduzi o carro adaptei-me fácil. Carros do grupo 1 são os meus favoritos de conduzir. A adrenalina está ao máximo, tens que ter rapidez de movimentos e o mais importante estares atento a tudo. Porque ao mínimo erro estes carros não perdoam. E como fui piloto profissional de kart, estes carros fazem-me relembrar algumas coisas que passei nos Karts. Em relação ao circuito não há nada melhor que La Sarthe. É um circuito lendário dos desportos motorizados e não há nada melhor que ganhar pela primeira vez aqui neste circuito.

 

P- Daqui a duas semanas estaremos em Spa-Francorchamps com o espectacular Honda Raybrig NSX. Que prognóstico nos podes fazer?

R- É verdade, daqui a duas semanas estaremos em Spa-Francorchamps mais um dos meus circuitos preferidos. Apesar de nunca ter conduzido o Honda Raybrig NSX acredito que me vá adaptar bem. Costumo dizer que prognósticos só no final da corrida ahah mas estou na Liga GT Portugal para ganhar e para dar espetáculo. O meu objectivo em todas as corridas é ganhar, o segundo é o primeiro dos últimos. Sou super competitivo em tudo na minha vida e aqui não é exceção. O meu objectivo é ser campeão desta divisão e subir para a terceira, sei que há pilotos que me vão fazer a vida negra, mas confio nas minhas capacidades, confio na minha equipa que faz de tudo para me ajudar. E sei que eles pensam exactamente como eu. Sou o único piloto da TOR na Liga GT Portugal, mas quando estou em corrida, estou a correr para eles e por eles. Por isso acho que tenho todas as condições para fazer um grande resultado em Spa-Francorchamps.

 

Por último queria agradecer à organização por esta entrevista e espero que seja a primeira de muitas ao longo do ano ahah. Um Grande abraço a todos 

TOR_JOAOSABINO7

 

Entrevistas realizadas por Chaz_PT!