Temporada 7 – Ronda 3 – Entrevistas Semana 1

Divisão Veteranos – BRAVOS76                 

P- Bravos que corrida ontem! Houve tempo para tudo, lutas, descanso e ainda um friozinho na barriga nas últimas voltas. Como foi para ti?

R- Foi uma bela corrida. Tempo para tudo foi coisa que não houve, a concentração teve que estar sempre a níveis elevados. 

Beneficiei um pouco das lutas, bem como dos danos de alguns pilotos. No fim, o Trazsopa pressionou bastante, a juntar ao cansaço e alguns erros, cheguei a ver o caso mal parado! 

 

P- Fizeste uma boa qualificação mas mesmo assim ficaste a quase 0,5 do Pirulito71-_-4R. Nesta altura puseste de lado a possibilidade de lutar pela vitória, ou a experiência já te ensinou que os erros acontecem e que tudo é possível?

R- Na realidade, a qualificação foi meio caminho andado, consegui sair à frente do Jorge, com quem havia treinado e sabia que estava bastante rápido. Quanto ao Pirulito, ele é o Alien dos Veteranos e é um piloto que não comete erros… 

 

P- O arranque foi louco, a recta sabemos que não é longa e tens logo aquele gancho. Entre danos e penalizações, a tua estratégia manteve-se inalterada ou tiveste de adaptar? 

R- O arranque correu muito bem, o respeito entre todos ajudou imenso para que tal fosse possível. Ainda tentei a ultrapassagem ao Pirulito, mas foi infrutífero.

Mais para trás, começaram as lutas por posições, o que me beneficiou e permitiu algum conforto no P2. 

Como não estive envolvido em lutas, não sofri dano e não cometi muitos erros, a estratégia que tinha prevista à partida foi a que levei até final. 

 

P- Já no último stint, tens o CDTB_TrazSopa a aproximar-se perigosamente. O desgaste de pneu e aquele carro no retrovisor estavam a pressionar-te ou conseguiste manter a calma e gerir a distância para manter a P2?

R- Como já referi anteriormente, o Trazsopa começou a ganhar terreno, o que me levou a distrair um pouco e cometer alguns ligeiros erros. Optei por baixar um pouco o ritmo e controlar a distância. 

Mais duas voltas, não sei… 

 

P- Na próxima ronda, avançando a passos largos para o meio da temporada, temos Laguna Seca e o McLaren 650S, Gr. 4. Que me dizes deste combo? Presente envenenado ou uma ronda tranquila?

R- Laguna Seca é um circuito interessante, já o McLaren não é o carro que mais me motiva.

Será, de facto, uma prova interessante à imagem das que assistimos na temporada passada.

Creio que irá ser uma ronda tranquila e tudo dependerá (na DV) da quantidade de comprimidos adicionados ao combustível.

Divisão 3-A – PTM_JL

P- JL parabéns pelo 2ª lugar. Sentias-te confortável nesta pista ou o bom resultado surpreendeu-te?

R- Obrigado. Senti me mais confortável na pista do que no carro, foi mais um desafio interessante por isso sim, 2° lugar e volta mais rápida foi um bom resultado

 

P- Chegaste a estar na liderança da corrida após uma ultrapassagem ao UFT_DIOGOTYPER. Não pensaste em ir atrás dele a poupar, ou o teu estilo de corrida é mais sempre a fundo?

R- Durante 1° stint troquei várias vezes a posição com o Diogo pensei ir a poupar atrás mas sim meu estilo é pôr o pé na chapa, mas depende do decorrer da corrida.

 

P- Foste surpreendido pelo undercut do UFT_DIOGOTYPER, ou já era a tua estratégia parar na volta 8? 

R- Mais ou menos. Sinceramente não sabia qual seria a melhor estratégia, e tinha receio de com a paragem nas boxes me pudesse colocar mais abaixo no grid.

 

P- No 2º stint a distância entre ti e o UFT_DIOGOTYPER manteve-se estável no 1,5seg. Não pensaste fazer o undercut na segunda paragem, ou mesmo na terceira, para surpreendê-lo?

R- Não tinha numa estratégia em mente. Como ia a correr atrás do prejuízo não sei se seria a melhor opção.

 

P- Laguna Seca e o McLaren 650S, Gr. 4. Combo fácil para ti ou esperas dificuldades na próxima ronda?

R- Ainda nao tive oportunidade de treinar mas certamente que será mais um excelente desafio.           

 

Divisão 4-A – zik1997

P- Zik excelente corrida! Conseguiste ser consistente numa corrida muito mais técnica e desafiante do que aquilo que se possa pensar. 

Quantas horas de treino tiveste para uma performance assim?

R- Obrigado! As horas de treino não foram muitas, em comparação com outras corridas da liga. Mais importante que horas de treino é a qualidade do treino. E para haver qualidade é preciso aproveitar a comunidade criada pela Liga. Treinar com ou sem colegas de equipa é importantíssimo. Quando é possível treinar com a família CDTB, ainda melhor. Tenho tido a maior felicidade em pertencer a este grupo, temos aproveitado todos com a união que existe. Os resultados ficam à vista semana após semana.

 

P- A qualificação foi muito renhida e acabaste por conseguir o 4º lugar do Grid. 

No arranque tiveste de sair muito largo para evitar a loucura, sobretudo tendo arrancado de médios. 

O pneu fez a diferença no teu arranque?

R- O tempo da qualificação foi muito positivo, apesar de ainda ter velocidade para ganhar algumas décimas. Arrancar de médios fazia parte da estratégia, saindo da 2ª linha do grid. O pneu e a posição na pista fizeram diferença na forma como abordei a primeira curva. Partindo do lado de fora da pista tentei aproximar-me ao máximo do piloto da frente porque sabia que, se falhasse, mesmo de médios, havia a possibilidade de fugir para a escapatória como acabou por acontecer. Tive a felicidade de, ao retomar, ter ganho uma posição. A minha cautela, ao tentar evitar confusões, acabou por ser recompensada.

 

P- Paraste na volta 2 para montar os pneus soft e com isso caíste para a 7ª posição. Isso alterou a tua estratégia?

Ou sabias que ias ter de fazer uma corrida “de trás para a frente”?

R- A estratégia ficou definida de acordo com a posição que parti. Um obrigado ao IMJConcepts, ao SaFerreira e ao Bateria pela ajuda na escolha de estratégia. Sabia que ia ter uma corrida de trás para a frente. Quando parei tinha a noção que ia perder alguns lugares, felizmente não perdi muito tempo na volta de saída. A partir daí rodei bastante sozinho em pista, o que acabou por favorecer visto não ser fácil rodar no cone de ar com carros do Gr.2. Acabou por ser uma excelente estratégia.

 

P- Tiveste alguma luta com o ORT_Neospora mas já tinhas o pneu com algum desgaste. 

Depois de parares a última vez e sabendo que tinhas de ir até ao fim com esse jogo de pneus, pensaste conseguir ganhar a posição?

R- Acreditei sempre que poderia ganhar a posição. A minha paragem para reabastecimento e troca de pneus durou cerca de 14/15 segundos. Sabia que ele tinha que reabastecer. Antes da paragem do ORT_Neospora era essa a distância que mantinha dele. Os erros acontecem a todos os pilotos, estar lá para aproveitar faz parte. Esta semana sou eu que aproveito, para a semana é ele. Acredito  mesmo que se o ORT_Neospora não errasse, iria ser uma luta renhida até ao fim, pois estávamos os dois com um bom ritmo e perde-se algum tempo de médios.

 

P- A próxima ronda leva-nos aos EUA para Laguna Seca com o McLaren Gr.4! Entusiasmado com este combo?

R- Esperam-se grandes lutas em Laguna Seca. Os carros do Gr.4 possibilitam aos pilotos estar mais perto uns dos outros. As curvas com inclinação da pista, dificultam em muito o trabalho. É uma pista que gosto bastante. Espero obter outro bom resultado, mesmo sabendo que a Divisão 4A conta com pilotos muito rápidos e muito consistentes.

 

Finalmente gostava de deixar duas notas:

A primeira para o grande Diogo Senna, que acabou de ser pai. Um forte abraço nesta nova etapa da tua vida!

A segunda para toda a administração. Acompanho o trabalho há algumas temporadas. Muito respeito tenho por todos vocês, não é fácil organizar algo deste tamanho. Um grande obrigado!

Divisão 2 – FernandoRif

P- Fernando, que grande corrida! Consistência e concentração foram os ingredientes chave para esta prova?

R- Oras boas a todos os leitores, sim consistência e concentração são chave para todas as corridas da D2 mas penso que a grande chave para os resultados nesta divisão é a qualificação, arrancar de 2° ajudou muito.

 

P- A luta inicial que tiveste com o Pernas_TSM fez com que tenhas perdido o contacto com o imJConcepts. Achas que foi isso que te impediu de lutar pela vitória?

R- Apesar de termos perdido algum tempo ali nao acho que me tenha custado a vitória porque o concepts estava com um ritmo claramente superior.

 

P- Após a primeira paragem tens a sorte de conseguir ultrapassar ONE_Jmiguel no final da recta Kemmel. Isso ajudou-te a fugir do Pernas e garantir o 2 lugar? 

R- quando sais da box a pior coisa que podes encontrar é o trânsito por isso por ai sim foi muito bom ter ultrapassado logo ali no final da reta mas o pernas mais tarde veio-se a chegar a mim outra vez penso que aquele erro do pernas na curva rapida a descer é que me ajudou com o 2° lugar sem dúvida.

 

P- Tiveste um segundo stint mais calmo, com menos lutas, apesar de teres o Pernas_TSM sempre por perto. No final das contas, achas que a tua estratégia foi a melhor para a corrida ou alterarias algo se pudesses correr novamente? 

R- Depende muito do pace dos outros pilotos, o conseguires ler o grid em que estás inserido, mas a estratégia foi a meu ver foi a melhor porque neste caso em específico fui sempre a puxar os pneus nunca chegaram ao ponto de falha, e maximizar o combustível, os pneus a partir da volta 8 quebravam muito por isso fazer stints de 8/9/10 voltas para mim era impensável.

 

P- Como achas que vai correr a próxima ronda? Laguna Seca com o McLaren Gr. 4 é combo para te proporcionar uma vitória?

R- A próxima ronda é um mix feelings gosto muito do carro mas é a uma das minhas piores pistas. Ganhar nesta temporada vai ser muito difícil, o jconcepts está bastante forte mas vou lutar por acabar o mais lá para a frente possível.

 

Divisão 4-B – Tomate_TSM

P- Grande Tomate! Uma corrida emotiva e competitiva ontem! Pensavas que a qualificação na 2 posição te iria “proteger” no arranque e não te preveniste, ou houve um pequeno erro que te custou logo a posição? 

R- Obrigado! Na minha opinião a segunda posição era um pouco pior de arrancar pois se o da frente tem um arranque igual ou minimamente melhor consegue proteger-se de ataques na primeira curva. De facto não fiz dos melhores arranques mas penso que não tenha prejudicado muito porque tinha a consciência que se tivesse uma boa saída da primeira curva podia contra-atacar.

 

P- Apesar do arranque, conseguiste recuperar não só a tua posição como ainda ir roubar o 1 lugar do grid! A partir daí começou a verdadeira luta com o TOR_JoaoSabino. Como foi essa luta? 

R- A luta com o TOR_JoaoSabino7 foi boa mas um pouco agressiva, até mais da minha parte do que da dele mas depois eu cometendo uns erros acabou por me prejudicar e fazer com que deixasse TOR_JoaoSabino7 fugir, mas no geral a luta foi um pouco agressiva eu podia ser menos agressivo.

 

P- Após a 2 paragem, deixas de estar a lutar pelo primeiro lugar para lutar pela posição com o Berna_TSM. Foi estratégia, erro teu ou ele estava mesmo mais rápido e consistente que tu?

R- Foi um pouco de erro pela minha parte e a consistência do Berna_TSM também ajudou com que ficássemos próximos, mas também tentámos ajudar-nos um ao outro para tentar ir buscar o primeiro lugar mas não deu até que o Berna_TSM decidiu passar mas aí não forcei muito a defesa.

 

P- Paraste na volta 20 para calçar os médios. Foi uma tentativa de undercut para ainda tentares chegar ao 2 lugar ou nesse momento estavas a pensar na defesa ao Di_Senna? 

R- Digamos que foi um pouco dos dois mas mais tentar cobrir o Di_SENNA porque estava numa estratégia que podia apanhar toda a gente desprevenido então decidi cobrir, ajudou também o facto de eu ter mais combustível que ele e acho que até fiz bem em cobrir pois eu tinha parado na volta 13 logo tinha os pneus mais desgastados que os outros.

 

P- Próxima ronda, carro de grupo 4. O que achas que vais conseguir fazer com o McLaren em Laguna Seca?

R- Penso que vai ser interessante. Laguna Seca é quase o contrário de Spa. Laguna Seca é uma pista onde não há muito por onde ultrapassar e ganhar posições, tem que ser mais esperando com que o da frente cometa algum erro. Vou tentar dar o meu máximo, apesar de já ter feito dois pódios acho que conseguia fazer um pouco melhor mas esta divisão também é muito competitiva e tiro o chapéu o todos da divisão 4B por darem este espetáculo e de serem tão rápidos como são.

 

Entrevistas realizadas por Peste_Negra_PT!