Temporada 7 – Ronda 4 – Entrevistas Semana 1

Divisão Veteranos – Jorge54_TSM                

P- Jorge esta divisão de veteranos está a correr bastante bem para ti! Como vês este projeto?

R- Bom dia Telma! Antes de responder às perguntas que me colocaste queria agradecer à LGTP e à sua administração todo o trabalho desenvolvido em prol do AV, assim como terem-me dado a oportunidade de poder colaborar com a LGTP através desta entrevista.

 

Este projeto foi uma ótima ideia na medida em que ao criar uma divisão com pilotos com idade superior a 40 anos desenvolve uma motivação acrescida, ficando a competição desportiva entre pilotos mais equilibrada. Em relação ao correr bem para mim, as corridas são bastante imprevisíveis. É muito importante o treino, a consistência, a estratégia, a concentração e saber gerir a emoção. Estes pontos são os que treino pessoalmente, depois temos a equipa que me apoia e neste particular, posso referir que estou muito agradecido em pertencer à família SEMEDO.

 

P- Arrancaste da 5 posição, e depois não tiveste grandes pausas porque houve luta intensa com o Bravos e com BopRui. Como foi gerir uma corrida assim? 

R- Laguna Seca é um circuito com características muito especiais. A gravilha não perdoa e as paragens de box são muito longas, por conseguinte a estratégia é consistência, poupar combustível e pneus e essencialmente manter a concentração para não errar. Seguidamente havia a situação que antes de começar a corrida estávamos seis pilotos separados por um ponto com possibilidade de saltar para o terceiro lugar. Eu (38), Bravos (37), LivesJorge (36), F. Castro (35), BopRui e Trazsopa com (32). Como referes parti da P5 com o BopRui na P2 e o Bravos na P4, a minha estratégia era claramente fazer uma corrida sem erros, não os deixar fugir e tentar pressionar para que errassem, só que no arranque o LivesJorge passou-me e passei a P6. Entretanto ainda na primeira volta o Bravos passou para P2 e o BopRui para P4, perante isto a estratégia passou a ser ultrapassar o LivesJorge para não perder o contato com o grupo da frente, o que aconteceu. 

 

P- O BopRui esteve parte da corrida na terceira posição com uma distância confortável para a concorrência. Achas que ele foi traído pela estratégia? Como definiste a tua?

R- A partir da volta 6 formou-se o grupo Jorge/Rui/Bravos em que qualquer um podia ascender ao P3. A minha preocupação era mais o Bravos do que propriamente o BopRui por causa da classificação do campeonato. Eu e o Bravos parámos na volta 15 e reparei que tinha poupado mais combustível do que ele, entretanto o BopRui não parou nessa volta. Saímos da box eu em P6 e o Bravos em P7, com pneus médios e combustível para acabar a corrida, parte do meu objetivo estava cumprido agora só precisava de me aguentar à frente dele até ao final. Em relação ao BopRui ele foi à box na volta 21 saiu em P3 com uma vantagem 2,481s, eu estava em P4 e o Bravos em P5 a 1,977s. Foi uma estratégia diferente, agora estávamos novamente Rui/Jorge/Bravos a lutar pela P3 a 9 voltas do final da corrida. Na volta 28 aconteceu o que eu temia, o Rui penaliza e ao tirar a penalização na curva que antecede a reta da meta eu dei-lhe um toque na traseira e ele saiu largo. Entretanto o Bravos acedeu ao P3, e pensei que iria ser difícil alcançar o P3. No entanto tentei. Por ironia do destino o Bravos no saca rolhas penaliza 1s e nessa altura pensei que não poderia perder essa oportunidade e realmente não a perdi e dei o que tinha e o que não tinha para a defender. Concluo agradecendo o desportivismo destes dois grandes pilotos BopRui e Bravos76.

 

P- O pirulito não tem dado grandes oportunidades nas últimas corridas. Achas que o campeonato não lhe foge ou achas que ainda faltam muitos quilómetros de corrida? 

R- O Pirulito está a fazer um grande campeonato. É um grande piloto, muito experiente, que eu admiro muito e para mim tem uma grande qualidade, que é um autêntico relógio suíço. Nunca erra, tem um ritmo de corrida e uma consistência admirável. Na minha opinião o Pirulito vai ser o grande vencedor da Divisão Veteranos e para mim vai ser sempre um privilégio um dia poder estar a discutir uma posição com ele, é sinal que estou a evoluir. Muitos parabéns para ele pelas vitórias alcançadas.

 

P- Vamos para a 5 corrida e num tirinho chegámos a meio do campeonato. A viagem até ao Brasil para levar o Z8 Gr. N400 para Interlagos achas que te vai trazer bons resultados?

R- Telma, N400 não tem sido a minha praia. Já fui andar em Interlagos com o Z8 e só te posso dizer que gosto do combo, mas vão ser dias de muito treino para conseguir perceber o carro e tirar partido dele até ao dia da corrida. A minha equipa Semedo vai-me ajudar muito nesta adaptação com os treinos de preparação. Sim, espero conseguir manter o ritmo e continuar a defender a minha posição neste campeonato. 

 

Divisão 3A – Rodlovasco

P- Rodlovasco parabéns pela tua primeira vitória! Conseguiste o lugar mais alto do pódio e, com isso, relançar a luta pela liderança da Divisão 3A! Como te sentes?

R- Foi uma boa sensação ter ganho novamente claro, principalmente depois do meu erro em Spa, mas foi uma corrida muito difícil pois a pista é bastante desafiante, onde o mínimo erro pode deitar tudo a perder. Também tive a estrelinha da sorte a meu lado desta vez…

 

P- Qualificação com tempo canhão, a entrar no segundo 25, que te permitiu arrancar de primeiro. Isso deu-te alguma confiança adicional ou sabias que tinhas o PTM_JL à espreita? 

R- Durante os treinos que fiz sabia que conseguia tempos na casa do seg.25, mas em corrida é sempre diferente… Mesmo arrancando da Pole Position, nunca é fácil pois basta falhar o arranque e deitamos tudo a perder… O grande JL é sempre fortíssimo, assim como muitos outros nesta divisão. 

 

P- Tiveste uma corrida muito animada, sempre em luta com o PTM_JL ao longo de quase toda a corrida. Esta luta foi um teste aos teus nervos? Como viste esta luta?

R- Esta “luta” foi talvez a mais desafiante de sempre, com o JL sempre a morder os calcanhares, bastante rápido, consistente e sempre com um fair play que dá um requinte especial na corrida. Tiro-lhe o chapéu😉

 

P- Achas que teres parado uma volta mais cedo que o PTM_JL ajudou a conseguires garantir a vitória? Ou achas que se ele não tivesse ficado sem combustível a história seria outra? 

R- Para ser honesto, ter entrado antes foi fundamental para sair novamente na frente do JL depois das paragens… Mas ao mínimo erro eu sabia que ele não ia perdoar, o que acabou por acontecer com uma ultrapassagem magistral da parte dele. Eu ia a tentar poupar o máximo de combustível possível e talvez ele não o tenha feito tanto, o que acabou por ser decisivo na linha da meta. Ele merecia tanto a vitória quanto eu.

 

P- Vamos até ao Brasil na próxima ronda para Interlagos com o Z8 Gr. 400. Vais sambar na pista com este carro, ou é para lutares pela 2ª vitória consecutiva?

R- Nunca testei este carro para ser honesto. Irei fazer o meu melhor com certeza, mas nunca é fácil pois há muita qualidade dos outros pilotos também.

Acima de tudo, vou tentar divertir-me ao máximo sem prejudicar ninguém.

Aproveito para agradecer a minha equipa e em especial a quem me faz companhia tanto nos treinos como na hora da corrida. Qualquer resultado que tenha é também devido a todos eles.

Agradeço também com toda a sinceridade todo o empenho da vossa parte, pois sem a vossa dedicação estes nossos bocadinhos não seriam possíveis. 

Cumprimentos para todos.

Divisão 4A – R_Filipe_

P- R_Filipe que grande corrida. Um pódio em Laguna Seca, uma pista que tem dado tantas dores de cabeça aos Pilotos, tem um gosto especial? 

R- Olá! Sim, foi uma boa corrida mas não foi uma grande corrida. Um pódio em Laguna é sempre um bom resultado contra estes excelentes pilotos que participam na D4 A, mas fiquei com algum “amargo de boca” porque podia ter feito melhor. Mas é assim, os erros pagam-se caro e os meus colegas adversários estão lá para os aproveitar. 

 

P- Tiveste um bom arranque e mantiveste-te constante na perseguição ao ORT_Neospora. Como foi esse início de corrida? 

R- Finalmente consegui um arranque positivo e consegui manter-me atrás dos líderes. Já se esperava uma corrida muito compacta e era fundamental manter-me colado aos da frente. Infelizmente para o Neospora, felizmente para mim, ele teve uma pequena saída de pista que consegui aproveitar e ficar no encalço do Falcão. 

 

P- Nunca perdeste o contacto com o falcaox7 mas para o final do primeiro stint o zik1997 começou a ganhar terreno e acabou por te ultrapassar. Achas que foram os nervos que permitiram isso ou o desgaste dos pneus não te permitiram defender a posição? 

R- Sim, um pouco de nervos, inexperiência e azelhice 😂. Durante a perseguição ao Falcão cometi um erro no “Cork screw”, a partir daí comecei a entrar nas curvas a medo acabando assim por perder tempo por volta. O Zic também começou com um andamento muito forte e foi uma questão de tempo  até ele me alcançar e ultrapassar. Está me a faltar experiência neste tipo de competições de modo a não acusar tanto a pressão de não cometer erros e saber lidar com eles quando estes acontecem. 

 

P- Após a paragem do zik1997 ficaste colado a ele mas algumas saídas um pouco mais largas fizeram com que te tenhas mantido a cerda de 1,8 segundos até ao final. Nesta fase achaste que não valia a pena forçar para evitar erros?

R- Sim, depois de ver o Zic sair da box à minha frente e logo a seguir eu cometer novamente um erro desmotivou me bastante. Até ao final fiquei atrás à espera do erro porque ele estava com andamento superior. 

 

P- Vamos na próxima ronda testar o Z8 Gr.400 em Interlagos! Já tiveste oportunidade de testar o combo? Como achas que vai correr?

R- Já dei umas voltas e deu para perceber que não vai ser uma prova fácil. Espero que haja prémios para os melhores drifts. 😂

 

Queria aproveitar para deixar um agradecimento à PTX por todo o apoio que me têm dado desde que entrei na equipa. Não podia ter escolhido melhor equipa, composta por excelentes pilotos mas acima de tudo por  pessoas impecáveis sempre disponíveis para ajudar e para a “galhofa”. Um grande abraço a todos eles.

Divisão 2 – ONE_ismadelik

P- Ismadelik Laguna Seca é uma pista onde tens bons resultados. É a tua pista favorita? 

R- É uma pista que gosto, não é a preferida, mas com Gr4 dou-me bem.

 

P- Tiveste uma qualificação excelente e conseguiste arrancar de 2 lugar. Em que medida é que isso te favoreceu para o decorrer da corrida? 

R- Arrancar na frente numa pista que é difícil de ultrapassar dá uma grande vantagem.

 

P- O arranque foi caótico mas conseguiste navegar no caos e até chegaste a estar a liderar. Como foi na tua perspectiva este início de corrida?

R- Assim que vi que houve confusão na primeira curta tentei me focar a ganhar alguma distância.

 

P- O imJConcepts estava muito forte e, após recuperar a liderança, abriu alguma vantagem mas tu mantiveste-te muito focado e sem erros. Foi uma corrida de gestão para ti, ou não deixa de ser um desafio? 

R- Tentei aguentar o imJ mas chegou uma altura em que preferi deixar passar, pois ele sendo rápido talvez conseguisse ir a trás, mas o homem fugiu logo…  A partir daí foi tentar aumentar a distância para os de trás, pois sabia que nesta divisão qualquer descuido aparece logo alguém para passar.

 

P- Chegamos à 5 ronda e vamos até Interlagos com um carro de Gr.400, o Z8. Gostas do combo?

R- Ainda nao testei, mas sou amante de Gr3 qualquer outro combo nunca é uma paixão. 😅

 

Divisão 4B – CDTB_Senna

P- Diogo, desde o início que andavas a “ameaçar” e finalmente a sorte sorriu-te! A que “sabe” esta vitória?

R- Olá a todos. 

Obrigado Telma, é um prazer estar a fazer esta entrevista. 

Antes demais, como já deves de calcular esta vitória é e foi dedicada ao Senninha, e a todos os elementos do Cantinho da Ti Bilete e alguns membros que já não pertencem, mas mesmo assim deram sempre o seu contributo para me ajudar. 

Agora sim, respondendo à tua questão. 

Esta vitória teve um sabor muitíssimo especial. Todos os membros do Cantinho sabem o quanto ansiava por esta tão desejada vitória. Mas sabia que mais cedo ou mais tarde ela iria acabar por aparecer. Com dedicação e persistência tudo se consegue. O César ajudou-me muito em aliviar a pressão de querer ganhar. Aquele homem tem palavras sábias para o momento e altura certa. Resumindo… Esta vitória tem sabor a Cantinho da Ti Bilete!!

 

P- Vitória, pole e VMR com três “donos” diferentes. Isso prova que esta divisão além de forte está equilibrada? 

R- Como já tem sido divulgado através das transmissões, e quem segue atentamente esta divisão, sabe que é um grupo forte e equilibrado. Desde a Qualificação até à Bandeirada de xadrez, tudo pode acontecer. Sem dúvida que é uma divisão recheada de bons pilotos, em que a margem de progressão é enorme e creio plenamente que num futuro próximo vão dar muito que falar não só na Liga GT Portugal mas como em provas Internacionais a representar a nossa Bandeira e as cores das respectivas equipas. 

 

P- Os 4 da frente ficaram muito juntos, com ritmos muito idênticos mas na 3ª volta cometes um erro e penalizas, o que te fez perder duas posições para o diogo_tropa e Berna_TSM. Pensaste nesse momento ter hipotecado a possibilidade de ganhar? 

R- Bem, aquele erro de certa forma foi propositado. Acelarei cedo demais. Mas contudo, preferi levar Penalty de que arriscar a travagem no tão famoso “Saca-Rolhas” e correr o risco de fazer uma pianada. Aí sim,as coisas iam ficar bastante complicadas e poderia hipotecar a minha corrida e luta pela vitória. Mas felizmente, mantive a calma, o Chip não desligou e continuei em “Attack Mode” até porque ainda faltavam muitos kilometros de pista a serem percorridos. 

 

P- Antes do final do primeiro stint consegues ficar com a 2 posição, depois de passares os dois pilotos da TSM, ficas apenas com o diogo_tropa à tua frente que tinha uma estratégia ligeiramente diferente. Achas que foi essa diferença que te permitiu alcançar a primeira posição e não olhar mais para trás?

R- A minha estratégia estava definida. Independentemente do tempo de qualy. Arrancar de pneus de composto médio nunca fez parte da minha estratégia. Podias ter pneu para mais voltas mas irás sempre perder tempo volta após volta para os pilotos que estivessem a usar Soft’s. Como todos nós sabemos não é um circuito que tenha muitos pontos de ultrapassagem. E os que tem, têm que ser muitíssimo bem calculados. E arrisco a dizer que tem que ser no momento exato. 

Treinei imenso o ritmo de corrida e o nível de concentração. Nesta pista, a tua concentração tem que estar no máximo, porque uma saída de pista pode ditar o fim de todo o esforço e dedicação que tiveste ao longo da semana a treinar para a prova. 

Quando alcancei a 1ª posição, sabia que em pontos específicos da pista estava mais forte que o Berna e o Tomate. O Tropa estava fortíssimo, e sei que o seu ritmo de corrida era muito alto. Aqueles 3 puseram à prova os meus nervos de aço. Mas senti que aquela corrida ia ser minha. Volta após volta fui diminuindo o ritmo para não cometer algum erro. 

Felizmente a vitória sorriu para mim e para o CDTB. 

Mas aproveito para publicamente felicitar todos os pilotos. Foi uma boa prova,e mais uma vez demos provas que as 6ªs feiras da Liga GT Portugal são espectáculo a não perder. 

 

P- Na próxima ronda vais tentar fazer como o outro Senna (Ayrton!) e arrancar uma vitória em Interlagos? Preferias um F1 ou gostas do Z8 Gr.400?

R- Próxima Ronda?! Hmmm… Bmw Z8,composto de pneus desportivos… Vai ser um bom espetáculo de se ver. Ainda assim preferia um F1 (Risos). 

Mas sim claro que vou para vencer, o pensamento de vitória tem que estar sempre presente em nós para tudo na vida. 

Uma pista que gosto bastante. Mas uma pista que o Ayrton Senna se viu sempre em dificuldades para vencer. Acima de tudo, sem querer pensar em Vitória, quero que seja uma excelente corrida, tanto para nós pilotos, como para quem nos acompanha no YouTube. Com um bom espectáculo dado dentro de pista fazemos com que a nossa Liga chegue mais longe. Isso também é muito importante. 

Mais uma vez quero agradecer a todos os membros do Cantinho da Ti Bilete ( e a mais gente que essas pessoas sabem que me estou a referir a elas) o meu muito obrigado por tudo. 

César Almeida obrigado por acreditares em mim e me teres dado o privilégio de poder representar as cores do Cantinho não só em Portugal, como Além Fronteiras. 

Um abraço a todos e continuação de bons treinos e boas corridas na melhor Liga do Mundo!!

 

Entrevistas realizadas por Peste_Negra_PT!