Temporada 7 – Ronda 6 – Entrevistas Semana 1

 

Divisão Veteranos – Zeus19_PT              

P- Zeus, muitos parabéns pelo 4º lugar na corrida! Esperavas conseguir um resultado tão positivo depois de só teres conseguido a 10ª posição na qualificação?

R- Olá Telma, Obrigado pelos Parabéns. Respondendo à tua questão, não contava com um 4º lugar tendo em conta que a qualificação não correu como esperava.

 

P- O pelotão andou sempre muito junto nas primeiras voltas, o que fez com que a corrida tenha sido sempre muito animada e com várias trocas de posição mas na 2ª volta consegues aproveitar um despiste do livesJorgeYT para chegar à 7ª posição. Como te escapaste da confusão? Foi difícil aguentar a pressão e as lutas nessas voltas iniciais?

R- Após o Veríssimo entrar em pista o Castro desviou-se para evitar o acidente e vi aí uma oportunidade de subir na tabela para a 7ª posição. Grande parte das lutas que tive na prova foi com o Castro, que esteve na sua maioria em vantagem e com o CSBarros, que conheço de outras romarias todas saudáveis e com muito respeito e que esteve sempre à espera de um deslize da minha parte.

 

P- Em termos de estratégia, como planeaste esta corrida? Sabias que tinhas de puxar mais pelo carro para compensar o stint mais lento de médios ou tentaste, ainda assim, poupar combustível para teres paragens mais rápidas? Achas que as boxes têm influência nestas corridas?

R- Esta corrida foi planeada pelo andamento sem pressões, e, agradecendo desde já ao Cortega e ao Pirulito pelas dicas dadas em treino, bem como a poupança de combustível que foi muito importante. Saliento ainda as 4funs criadas pelo Pirulito ajudam a dominar os carros do Grupo N. A estratégia foi sempre com base na poupança de combustível diminuindo assim o tempo de paragem nas boxes. Como pude comprovar teve algum impacto porque grande parte das posições que ganhei foi na minimização de tempo em boxes. 

 

P- Achas que teres atrasado a paragem para montar os médios teve influência no resultado final? Se não tivesses perdido tempo naquele despiste na volta em que entras nas boxes achas que teria sido possível esperar outro desfecho?

R- A paragem estava definida para aquela volta, no entanto o despiste não fazia parte, o que se traduz no meu distanciamento do Jorge. Sem esse despiste acredito que poderia ficar mais perto do Jorge, no entanto ultrapassar o Jorge não é “pêra doce”.

 

P- Ronda 7 vai trazer muitas surpresas! Uma corrida em duas mangas, um carro de Rally (Nissan GT-R, GR.B) e uma pista desafiante, como é Blue Moon. O que te parece esta tríade de factores?

R- Acredito que seja um belo combo mas ainda não tive oportunidade de conhecer este carro. A pista é rápida e basta um deslize para ficarmos para trás. O facto de ser 2 mangas vai trazer estratégias inesperadas. 

Quero também dizer que tenho orgulho em estar nesta divisão porque somos um grupo em que todos nos respeitamos e fazemos de uma competição algo divertido e que de facto a maior rivalidade é a diversão.

 

Divisão 3A – ZeMatador

P- ZeMatador, 5º lugar em Sardegna, a tua melhor classificação esta temporada! Ficaste satisfeito com este resultado?

R- Olá a todos, sim, muito satisfeito, tive um início de temporada atípico, talvez com excesso de confiança, pois como tinha já corrido na divisão 3, que não fosse preciso tanto treino… Como eu estava enganado 🙂

 

P- Este combo ajudou a que os carros, nas primeiras voltas, tenham andado muito juntos, pelo que tiveste algumas lutas com o ONE_ProZak, UFT_Streetpena e LPS_Vieira. Estarem assim tão “juntinhos” aumenta o stress e a pressão da corrida?

R- Na minha opinião não, melhora bastante a concentração, ou seja, como vou em lutas, estou mais concentrado para não perder o ritmo dos da frente e tento ir o mais rápido possível sempre. Apesar de perderes sempre tempo em lutas. No caso de ir sozinho, a concentração é mais fácil de se perder, logo o tempo diminui. E no meu caso, gosto muito das lutas pois é onde se pode fazer a diferença, nos arranques por exemplo, com as más qualificações que fiz, tenho conseguido dar bons “saltos” para a frente por gostar mesmo de ir na luta.

No caso dos pilotos mencionados, “conheço” melhor o Vieira, que é um excelente piloto, assim como o Prozac, ou seja, é uma motivação extra para ajudar na concentração.

 

P- Optaste por montar os médios no stint do meio. Essa estratégia era para tentar surpreender os teus adversários? Estava já definida ou foi a evolução da corrida que te fez tomar essa decisão?

R- A “famosa” táctica da SLK, com grande ajuda do mister Seven e do Champion Sacoto, estava pré-estabelecida, mas para não variar meti água nas boxes, ou seja, meti combustível a mais, para além de que no 1º stint ter consumido muito combustível desnecessariamente, só fiz 10 voltas se não estou em erro, pelo que tive de fazer mais 1 de médios.

 

P- O teu último stint acabou por ser mais tranquilo e conseguiste gerir a distância para os pilotos de trás. Em alguma altura pensaste que poderia ser possível alcançar o PTM_JL e ficar com a 4º posição ou essa possibilidade estava posta de parte?

R- Sim, ficou o agridoce naquele último stint inteiro “sozinho”, de saber que, como referi anteriormente, se tivesse feito tudo corretamente, 1º stint de 12 e não atestar nos médios, a diferença para o JL não seria tão significativa, apesar do JL ser um piloto experiente e difícil de passar.

 

P- Na próxima ronda vamos ter a primeira corrida a duas mangas da liga! Um carro Gr.B, o Nissan GT-R, em Blue Moon que te parece? Sabendo que haverá duas corridas, achas que há mais espaço para estratégia?

R- Acredito que sim, a estratégia vai fazer toda a diferença. Não experimentei ainda, gosto de blue moon, já lá corremos de Clio V6 e adorei! Acredito que iremos ter bastantes surpresas com este combo.

 

Divisão 4A – Davidsjnr

P- David fizeste uma qualificação quase perfeita, tendo ficando apenas a 107 milésimos da pole! Estavas confortável com o combo? O que faltou para “roubares” a pole?

R- Olá bom dia. Sim foi quase perfeita para a pole, desde que entrei para os Speedhunters Racing, o nosso principal foco tem sido identificar os meus pontos fracos e torná-los fortes, sendo o maior deles as voltas de qualificação, nesta ronda já senti melhorias, o tempo que fiz nesta ronda era um tempo que já fazia sem problemas, mas infelizmente não consegui fazer uma volta limpa sem fazer erros de modo a fazer melhor, ou seja, ainda temos muito trabalho pela frente.  

 

P- Tiveste um bom arranque e conseguiste ficar o primeiro stint colado ao falcaox7. Fazia parte dos teus planos não deixar o piloto da frente fugir ou era também uma estratégia de poupança?

R- Sim, nesta situação para a primeira curva eu sabia que iria ficar por dentro e aí já estava em vantagem em relação ao Zik, tinha feito uns testes para a travagem da primeira curva e sabia exactamente o ponto onde iria travar para depois sair bem da curva ficando colado ao Falcaox7. Ao ficar colado ao Líder do nosso grupo e sabendo que ele tem bom ritmo adoptei por tentar gerir a minha corrida atrás dele de forma confortável, não direi que foi um estratégia de poupança pois andei em média a 1 segundo dele, provavelmente até tenha sido uma má estratégia,  pois não poupei muito 😅. 

 

P- No segundo stint ficas na 4ª posição devido à paragem mais tardia do trio R_Filipe_, PTX_BoostedBoy e ORT_Neospora. Achas que isso te atrasou e complicou corrida ou ainda pensavas que conseguias ir ao pódio?

R- Exacto, após eles irem às boxes fico em 4°, foi nesse momento que percebi que tinha cometido um erro estratégico pois para além de ficar atrás deles fiquei também atrás do Falcaox7 e agora teria 3 para ultrapassar se quisesse ficar pelo menos no pódio. Deveria ter colocado médios e menos combustível o que iria fazer com que ficasse em 1° e sem ninguém à minha frente e assim concentrar-me apenas em fazer voltas ao circuito o mais perfeito possível, tentando fugir ao máximo da concorrência, ao colocar os suaves e saindo em 4° acabou por me fazer perder tempo e prejudicar. 

 

P- Na penúltima volta cometes um pequeno erro e vais à gravilha o que te fez perder duas posições. O que pensaste naquele momento?

R- Esse erro e não foi pequeno 😂, já foi um acumular de erros, algo que não é muito normal em mim, principalmente sair de pista. Já vinha em luta com o BoostedBoy a algum tempo, aliás eu e ele andamos sempre às “turras” dentro de pista mas de forma saudável claro e penso que ambos gostamos disso dá-nos pica 😂, ao falhar por completo travagem acabei por perder duas posições, a falta de confiança e concentração foi ali demonstrada devido ao acumular de erros que já tinha feito, no fundo fiquei um pouco aborrecido, comigo mesmo, não por ter perdido as duas posições, pois pelo menos uma provavelmente iria perder, mas sim pelos erros que por norma não cometo, para esta corrida mudei de visão, antes corria com o capô e agora só com os manómetros e ainda me estou a habituar, de qualquer maneira não justifica tantos erros. 

 

P- Para a próxima ronda temos muitas novidades! Nissan GTR-R, GR.B, em Blue Moon, numa corrida em duas mangas! Que te parece esta combinação?

R- Bom, vou ser sincero já dei umas 5 voltas ao circuito, para matar a curiosidade. Penso que irá ser um espectáculo de sonho para estiver de fora a ver e um autêntico pesadelo para quem estiver a correr, não sei se vai haver a história da poupança de combustível pois nem me preocupei em ver isso. Referente a ser em duas mangas, sendo a segunda invertida, vamos ter espectáculo na certa com muitas ultrapassagens, toques, onde os mais rápidos que começam atrás na segunda manga vão ter de suar para chegar à frente e o menos rápidos a tentar defender ao máximo a posição. Por isso é melhor os comentadores também treinarem bastante a transmissão das corridas e afinarem bem as gargantas que vão ter muito trabalho. 😂😂😂

Por fim agradecer à Team Burnings Tires pelos muitos bons momentos que partilhei com eles e é graças a eles que me iniciei neste mundo das “corridas de automóveis”  neste caso o Grand Turismo, e que me ajudaram a chegar até aqui, algo que à 6 meses atrás seria impensável pois nem Ps4 tinha. 

Quero também agradecer ao Di_Senna pelo convite para entrar para os SpeedHunters Racing, quando ele me apresentou o projecto e temos o Di_Senna, imJConcepts, Miancomasa e o César Almeida dentro do projecto e a possibilidade de treinar com a CDTB é impossível recusar, aceitei imediatamente sem sequer pensar 1seg, tenho aprendido muito e me divertido bastante, realmente eles são uma família 5*.

 

Divisão 2 – sacoto14

P- Sacoto excelente corrida, muito consistente e que te permitiu alcançar um pódio! Era um resultado que há muito procuravas?

R- Sim, já fazia falta o 2º pódio, e foi um bem suado. 

 

P- O arranque foi muito bom sempre em luta com o Pernas_TSM e o PTM_TiagoAlmeida, com algumas trocas de posição. Como foi esse início louco de corrida? 

R- Tática do abutre: aproveitei as lutas entre eles e tirei vantagem. No entanto durou pouco, pois cometi um erro logo a seguir e caí de novo para 4o. a estratégia do pernas ainda me deu água pela barba.

 

P- Optaste por fazer o stint de médios no meio da corrida, tendo colocado menos combustível para teres o carro o mais leve possível nestas voltas. Achas, agora que a corrida já acabou, que foi a melhor estratégia possível?

R- Sem dúvida, porque queria livrar-me dos médios o quanto antes, pois tinha noção de que estava com um ritmo bom de softs, mesmo com a definição de pouco desgaste desta temporada é sempre difícil gerir os pneus ao jogar de comando.

 

P- No último stint tiveste de recuperar algumas posições pois como paraste mais cedo, tinhas muitos pilotos à tua frente. Mesmo assim, nada te preparou para aquele photofinish com o LPS_LAUREANO25! 39 milésimos! Já tinhas tido algum final tão emotivo?

R- Sim, temporada 5 interlagos vs pirulito. Na altura prejudiquei-o um pouco até, acho que ficamos p3 e p4. Nesta temporada presente, tive uma luta parecida com o Dat se não me engano, em la sarthe, na disputa pelo pódio também. 

 

P- Na próxima ronda temos uma prova em duas mangas! Blue Moon com o Nissan GT-R, GR.B, com grelhas normais e invertidas… Como achas que vai correr?

R- Gosto da pista e gosto dos carros gr B. Foi num desses que tive a minha Vitória na temporada passada. Esta vai ser um bom desafio. Um grande abraço aos grandes pilotos da D2 e claro, à melhor equipa do jogo, a SLK.

 

Divisão 4B – ORT_TiagoBull85

P- Tiago um 6º lugar numa corrida tão intensa como a de ontem! Estás satisfeito com o teu resultado ou sentes que podias ter feito mais?

R- Fiquei um pouco desiludido, mas um 6º lugar numa divisão como a nossa (4B) que é extremamente forte não é mau de todo.

 

P- Tens um bom arranque e consegues defender a tua posição mas depois da penalização acabas por ficar na 7ª posição. Como foi trabalhar na recuperação com o SRT_Tropa e CDTB_Senna por perto? 

R- Não estava a espera de apanhar essa penalização, este jogo as vezes tem coisas do diabo, mas tentei manter a calma e como o meu pace naquele momento era bom foi uma recuperação normal sem sobressaltos e tentei aproveitar as lutas dos outros para ganhar tempo. 

 

P- Optaste por parar 1 volta mais tarde que os pilotos da frente, apesar de teres montado suaves na mesma. Achas que esta foi a melhor estratégia, considerando os pilotos com quem estavas em luta?

R- Quando iniciei a corrida tinha uma estratégia em mente e tentei manter-me o mais fiel possível a ela, consegui poupar bastante com um bom pace por isso no fim em condições normais iria dar para lutar pelo pódio.

 

P- Antes da 2ª paragem, estavas em luta com o TOR_JoaoSabino7 pela segunda posição quando um erro te causa dano total, a poucos metros da entrada das boxes. Achas que foi esse momento que te impediu de conseguir lutar pelo pódio? 

R- Eu já vinha a algum tempo a ganhar tempo ao João, acho que entramos numa luta desnecessária eu estava mais rápido e já vinha a tentar ultrapassá-lo à algum tempo, na antepenúltima curva antes da reta da meta sai melhor que o João e para não lhe bater na traseira meti por dentro o que fez que com o escorregar do carro lhe desse um pequeno toque lateral e o João acabou por sair largo por minha culpa, quando vi que o João tinha ido a relva olhei para trás para voltar a ceder a posição ao João e perdi completamente o ponto da travagem foi contra o muro e pronto corrida estragada, a juntar a penalização que apanhei 6º lugar foi o melhor que consegui, penso que se o João tivesse facilitado um pouco a ultrapassagem mais cedo tínhamos a ganhar os dois pois ele poderia aproveitar o meu cone de ar e assim os dois estaríamos mais rápidos e talvez tivéssemos ficados os dois no pódio.  

 

P- Para a ronda 7 vamos ter um carro de rally, Nissan GT-R, em Blue Moon, numa corrida com duas mangas. Que achas do combo? Vais com vontade de te “vingar” e ganhar? 

R- Ainda não tive a oportunidade de treinar esse combo mas parece-me bastante interessante, um carro do grupo B com pneus desportivos vai ser engraçado, ainda mais por a prova ser dividida em duas mangas, vou treinar dentro dos meus possíveis para ficar no melhor lugar possível, acima de tudo espero divertir-me bastante com os meus colegas em pista e tentar fazer o melhor resultado que conseguir.

 

Entrevistas realizadas por Peste_Negra_PT!