Temporada 7 – Ronda 7 – Entrevistas Semana 2

Divisão 1 – PTM_zeluis

P- Zeluis uma corrida muito emotiva num pelotão com um andamento louco! Como foi esta corrida para ti?

R- Foi uma boa corrida, a nível pontual foi positiva, pois consegui aproximar-me mais um pouco dos Oliveiras que era o mais importante para as contas no campeonato.

 

P- Uma boa qualificação com um tempo excelente mas quando se corre na Divisão Rainha, um bom tempo nunca é o suficiente, não é? Arrancar de P5 foi, apesar de tudo, positivo? 

R- Sim o P5 foi positivo, tendo em conta o nível dos outros pilotos e não sendo uma pista e carro que ande muito acabou por ser bom.

 

P- Na primeira manga tiveste umas voltas de luta intensa com o GTP_Aguilar e optaste por fazer um undercut na volta 7. Que te fez definir essa estratégia? Foi apenas por teres arrancado de médios e por não quereres perder mais tempo para os pilotos da frente?

R- A estratégia que tinha treinado e que estava definida não era aquela, mudei de estratégia á saída da última curva no final da primeira volta, estava tapado e não ia conseguir entrar na boxes então segui aquela estratégia e acabou por correr bem. A estratégia seria 2 paragens e tirar os médios no final da primeira volta.

 

P- Para o 2º arranque, sais de P6 mas tens uma manga mais complicada tendo terminado em 8º lugar, apesar de teres andado nas voltas iniciais em lugares cimeiros. Quais as maiores dificuldades nesta 2ª corrida e o que achas que originou o resultado final?

R- Devia ter optado pelos suaves de início, pensei em seguir a mesma estratégia da primeira manga mas não geri da melhor maneira o combustível e isso fez-me perder bastante tempo nas boxes.

 

P- Temos agora a pausa de Natal e voltamos em 2021 para uma prova em Kyoto Yamagiwa + Miyabi com o Supra (GR.3). Que te parece este combo? Já o testaste ou vais esperar pelo novo ano?

R- Sim, já dei meia dúzia de voltas mas só para ter uma ideia. Acho um combo interessante, gosto do carro mas terá que se ter algum cuidado em certas partes do circuito, a pista para ultrapassar é boa com vários pontos de ultrapassagem, vai ser mais uma corrida de loucos 😀

Já agora aproveito para desejar a toda administração e pilotos da liga um Feliz Natal

 

Divisão 4-C – PTX_Barbosa              

P- Barbosa que corrida louca! Consegues arrecadas um 3º lugar geral! Estás satisfeito com este resultado?

R- Bem, de facto foi uma corrida acima do que eu esperava, saio muito satisfeito, tinha alguma confiança em fazer uma corrida sólida e sabia que iria ter algum trabalho, contudo cheguei numa altura em que senti que tinha algo mais a dar e fui com tudo. Sei e assumo ter arriscado em alguns momentos mas as corridas são assim.

 

P- Foi uma boa qualificação, com os pilotos com tempo semelhantes. Sendo uma corrida em duas mangas achas que a qualificação tem a mesma importância? 

R- Sim, independentemente de ter 2 mangas a qualificação tem sempre a sua importância, arrancar bem para ter possibilidade de fazer bons pontos porque sabe-se que na 2 manga as coisas podem correr mal.

 

P- Na primeira manga acabas por ter quase uma corrida de trás para a frente, muito em parte devido à estratégia de boxes. Terias alterado algo ou, sendo que acabaste por conseguir o 3º lugar na mesma, achas que resultou bem?

R- Confesso que não tinha qualquer plano de estratégia, foi tudo calculado no momento, no primeiro stint a minha estratégia passou por apenas controlar os adversários e gerir o combustível/pneus. Depois fiz 2 voltas de médios e pensei que ia perder tempo mas no fim acabou por fazer efeito e tirar partido disso.

 

P- Na segunda manga arrancas de 10º e sabes que tens muitos pilotos para ultrapassar e que vais ter, desde início, a pressão do mijmlemos e do UFT_DiogoCosta. Em que medida é que isso altera a estratégia de jogo? Tiveste alguma adaptação ou mantiveste o que tinhas planeado?

R- Na 2 manga sabia que se tentasse defender-me do Diogo e do Lemos iria ter que correr demasiados riscos então, logo no início pensei que era melhor para mim deixá-los ir, pois eles teriam que lutar contra todos para chegar na frente o quanto antes. Limitei-me a ir passando com naturalidade e aí sim já ia com a corrida pensada. Geri bastante bem os pneus, passei nos momentos chave e no fim ainda discuti o P2.

 

P- A seguir à pausa de Natal temos a 8ª e antepenúltima ronda do campeonato! Vamos levar o Supra, Gr.3, até Kyoto Yamagiwa + Miyabi. Já treinaste o combo ou ainda é muito cedo?

R- Não treinei e ainda sinto que é cedo, neste momento vou desfrutar da pausa e recarregar baterias para um ano especial e diferente. Eu não sinto necessidade de treinar muito, mas suficiente para aquilo que tenho capacidade.  Procuro um treino curto que me permita saber o comportamento do carro o que aguenta a nível de desgaste e combustível que perceba onde poderei ser mais forte ou inteligente. Mas é um combo que me agrada bastante, gosto do carro e do circuito.

Desejo a todos da LIGA GT Portugal umas boas festas.

 

Divisão 4-D – zemanel7             

P- zemanel muitos parabéns por mais uma corrida! Como foi esta experiência em duas mangas?

R- A experiência foi boa, trouxe mais emoção principalmente a 2ª corrida.

 

P- Fizeste uma boa qualificação, tendo arrancado de P6. Achas que tinhas andamento para conseguir diminuir este ritmo ou ficaste satisfeito com o teu tempo?

R- Não sei se tinha mais andamento, treinei só no dia da corrida, possivelmente conseguiria melhorar umas milésimas.

 

P- Estiveste em luta constante com o ruisound com alguns avanços e recuos, mas sempre com muito respeito, durante ambas as mangas. Sendo uma corrida mais curta, achas que isso potenciou os ataques? Ou havia mais consciência que um erro podia estragar tudo?

R- Foi uma luta muito saudável e de louvar o respeito que temos uns pelos outros sabendo que às vezes a incidentes de corrida mas acho que sempre sem maldade, o que potenciou os ataques foram os ritmos equivalentes.

 

P- Como definiste a estratégia para esta corrida? Tinhas estratégias diferentes para a 1ª e 2ª mangas ou decidiste no momento?

R- Foi uma decisão do momento.

 

P- Temos agora uma pausa para descansar e depois vamos levar o Toyota Supra, GR.3, até Kyoto Yamagiwa + Miyabi! Que te parece este combo? Desafiante?

R- Bom carro, boa pista, tudo para ser mais uma grande corrida.

 

Divisão 3-B – Xipye_TSM

P- Xipye uma corrida animada do início ao fim! Como foi a preparação para uma corrida em duas mangas?

R- Para esta corrida não tive oportunidade de treinar como gostaria, dei umas voltas na primeira semana desta ronda e depois apenas no dia da corrida peguei no combo outra vez.

 

P- O teu desempenho nas qualificações tem tido melhorias visíveis! Deve-se a treino ou há por aí algum segredo TSM?

R- As qualificações até são o meu ponto fraco, normalmente acabo melhor do que começo, menos nesta, talvez tenha tido a sorte de ter apanhado um “toe” mas não estava com bom andamento não.

 

P- A 1ª manga teve algumas lutas iniciais e depois acabas por ganhar uma posição na recta da meta pela ida às boxes do Dave. Percebeste o que tinha acontecido ou só depois da corrida falaste com o teu companheiro “de armas”?

R-  A 1a manga até estava a correr bem, pena a luta que tive com o fakirns que me perdi depois quando o pneu ficou muito gasto devido a essa mesma luta. Quando ele parou na box percebi logo que lhe faltava meter médio.

 

P- Na 2ª manga arrancas de P3. Arrancar da frente alterou a tua estratégia em alguma coisa? Quais as principais diferenças de estratégia da 1ª para a 2ª manga?

R- Na 2ª manga alterei estratégia para ver se corria melhor, visto que não tinha feito nenhuma simulação de corrida logo não sabia qual a melhor. Foi pior, um início sem ritmo, fui caindo na tabela classificativa e tudo corria mal, sem treino, errava muito porque nem tinha dado voltas nenhumas de médios. Quando meti soft já não ia com grande paciência e quis só acabar a corrida.

 

P- Vamos agora até Kyoto com um carro de Gr.3, o Supra! Que te parece o combo? Vais aproveitar a pausa para treinar ou para descansar?

R- Não é das minhas pistas favoritas e desta season já não espero muito, já comecei mal e a divisão é forte. Vou tentar treinar mais para esta, se bem que com campeonatos paralelos nem sempre é possível, mas estou confiante que terei um resultado melhor.

 

Divisão 4-C – scarpowersd (ronda 5 em atraso)

P- Luís que corrida! Consegues aqui um 2º lugar nesta difícil ronda atrasada! Como foi fazer duas corridas na mesma semana?

R- Foi um bocadinho mais complicado que o habitual, já que esta segunda corrida teve menos treino, mas acho que foi geral!! Embora tenha ficado muito satisfeito com o resultado final!!

 

P- Fizeste uma excelente qualificação tendo arrancado de P3. Esperavas conseguir tão bom ritmo? Com um grid mais vazio é mais fácil conseguir fazer voltas “limpas”?

R- Estas corridas, com carros “N” na verdade são as provas onde me sinto mais à vontade e talvez onde sou mais competitivo,  quanto a grid mais reduzido acho que sim facilitou e baixou um bocadinho a competitividade, infelizmente faltaram grandes pilotos da nossa divisão!!

 

P- Muita luta com o xX_Ervilha_Xx desde o início! Achas que isso ajudou a que o UFT_DiogoCosta conseguisse fugir mais facilmente?

R- A luta com o xX_Ervilha_Xx  estava a ser muito interessante e difícil, saí melhor no início da corrida, depois fui ultrapassado por ele, entretanto cometeu um pequeno erro penalizou e eu fiquei mais à vontade no P2. E em relação à luta ter facilitado o UFT_DiogoCosta, penso que foi irrelevante visto que ele mostrou na minha opinião estar num campeonato à parte  neste combo!

 

P- Este combo castigava imenso o consumo, sendo necessário fazer uma boa gestão para não estragar a estratégia. Como foi que decidiste a estratégia? Colocar médios no stint do meio era o plano ou seguiste o que os teus companheiros de pista fizeram?

R- Este combo era  essencial uma boa gestão de combustível, de pneus nem tanto, para poder fazer uma estratégia de 2 paragens, já que a box demorava uma eternidade e uma terceira paragem era muito penalizadora no tempo final!! Decidi a estratégia com ajuda dos meus colegas de equipa da 4Racing!! E sim segui o plano que tinha preparado antes da corrida!

 

P- O Pai Natal vai trazer um Supra Gr.3 para conduzirem em Kyoto após a pausa! Achas uma boa prenda?

R- Tenho algumas dúvidas😂, combo muito difícil, espero dificuldades mas também diversão como é habitual!!

Aproveito desde já para desejar boas festas aos administradores da liga!!  

Grande trabalho vocês fazem.

Obrigado.

 

Entrevistas realizadas por Peste_Negra_PT!